Author | Neves, Marco Aurelio Bertúlio das | |
Author | Spinelli, Maria Angelica | |
Access date | 2025-03-12T16:47:20Z | |
Available date | 2025-03-12T16:47:20Z | |
Document date | 2008 | |
Citation | RAMOS, Giovane Saionara; SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Valer (vá ler?): formação de trabalhadores sob a ideologia do mercado na universidade corporativa da Vale. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 1-26, 2008. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68928 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este estudo é uma pesquisa avaliativa que reconstitui e analisa os objetivos do programa de integração ensino - serviços de saúde, instituído entre a Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Teles Pires, em Mato Grosso, no ano de 2000. É um estudo de caso que utilizou abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta de dados se deu em fontes secundárias e primárias por meio de entrevistas semi-estruturadas com gestores e agentes implementadores das instituições. Os resultados demonstram, entre outros aspectos, que: não houve formulação prévia e comum dos objetivos para o programa entre as instituições; ao serem reconstituídos, verificou-se que foram elevados os percentuais de objetivos não alcançados; as atividades desenvolvidas não foram suficientes para o alcance dos objetivos; mesmo entre os atores de uma mesma instituição, os objetivos foram distintos; dos objetivos reconstituídos, 75% foram objetivos de organização de serviços ou objetivos acadêmicos. O estudo conclui que as instituições visaram seus objetivos específicos. Recomenda o estabelecimento de referencial teórico sobre integração ensino-serviços de saúde que paute a definição de objetivos, metas, atividades, responsabilidades e indicadores para futuras avaliações sistemáticas do programa. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Integração ensino-serviços de saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Pesquisa avaliativa | en_US |
Subject in Portuguese | Educação médica | en_US |
Title | Integração ensino-serviços de saúde: o internato rural médico da Universidade Federal de Mato Grosso | en_US |
Alternative title | Teaching-health service integration: the rural medical boarding school of the Federal University of Mato Grosso | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462008000200008 | |
Abstract | This study is an assessment survey that
reconstitutes and analyzes the objectives of the
teaching-health service integration program instituted by the Federal University of Mato Grosso (UFMT),
by the Mato Grosso State Health Department, and by
the Inter-municipal Consortium of Health of the Teles
Pires Region (Mato Grosso), in 2000. It is a case study
based the qualitative and quantitative approach.
Data were collected from secondary and primary
sources by means of semi-structured interviews conducted with managers and agents who implemented
the institutions. The results show, among other aspects, that there was no previous and common formulation of program objectives among the institutions;
when reconstituted, it was noticed that the index of
unachieved objectives was very high; the activities
that were carried out were insufficient to reach the
objectives; even among the players of a same institution, the objectives were distinct; of the reconstituted objectives, 75% were service organization or
academic objectives. The study concludes that each
institution sought its specific objectives and recommends the establishment of a theoretical referential on
the teaching-health service integration process to
guide the definition of the objectives, goals, activities, responsibilities, and indicators for future
systematic program assessments. | en_US |
Affilliation | Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão. Cuiabá, MT, Brasil / Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Mato Grosso. Instituto de Saúde Coletiva. Cuiabá, MT, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Teaching-health service integration | en_US |
Subject | Evaluative research | en_US |
Subject | Medical education | en_US |
DeCS | Universidades | en_US |
DeCS | Internato e Residência | en_US |
DeCS | Pesquisa Qualitativa | en_US |
DeCS | Educação Médica | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |