Author | Silva, Rosilda Veríssimo | |
Author | Costa, Priscila Pimentel | |
Author | Fermino, Jocemara de Souza | |
Access date | 2025-03-14T16:16:03Z | |
Available date | 2025-03-14T16:16:03Z | |
Document date | 2008 | |
Citation | SILVA, Rosilda Veríssimo; COSTA, Priscila Pimentel; FERMINO, Jocemara de Souza. Vivência de educação em saúde: o grupo enquanto proposta de atuação. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 1-12, 2008. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68983 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O texto refere-se a uma experiência de educação em saúde em grupo, realizada em uma unidade de saúde da família na cidade de Joinville, em Santa Catarina, na qual se procurou abordar temas relevantes à saúde daquela população. Tal abordagem foi vivenciada por cinco acadêmicas e uma professora de graduação em Enfermagem da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em 2005. A educação em saúde em grupos permitiu-nos colocar em prática o ensino vivenciado na disciplina de Saúde Coletiva III. O foco principal da atividade visou ao envolvimento e participação de todos os profissionais, as acadêmicas e usuários do sistema de saúde ali presentes com seus saberes e vivências. Abordamos questões relacionadas a diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica, com ênfase em alimentação. Durante a abordagem, preocupamo-nos em adaptar os materiais e linguagem à realidade dos usuários. A centralidade na atividade partiu das falas dos participantes para discutir mudanças de hábitos, visando melhorar a qualidade de vida. Como reflexões, entendemos que trabalhar com o conhecimento popular e cultura preestabelecida requer cautela, persistência, paciência e motivação do profissional; respeitar os seus saberes e, principalmente, desenvolver a escuta. A oportunidade, para nós, foi a de aprender e ensinar. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Hipertensão arterial sistêmica | en_US |
Subject in Portuguese | Diabetes mellitus | en_US |
Subject in Portuguese | Enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Title | Vivência de educação em saúde: o grupo enquanto proposta de atuação | en_US |
Alternative title | Experiencing education in health: the group as a performance proposal | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462008000300014 | |
Abstract | The text describes a group experience in
education in health carried out in a family health unit
in Joinville, state of Santa Catarina, in which an attempt was made to cover issues that were relevant to
that population’s health. The approach was experienced by five students and an undergraduate professor of Nursing from the Associação Educacional
Luterana Bom Jesus/Ielusc, in 2005. Education in
health in groups allowed us to put the teaching
acquired in the Collective Health III class into practice. The activity focused mainly on getting all of the
professionals, the students and the users of the health
system present there involved and participating with
their knowledge and experience. We approached issues related to diabetes mellitus and systemic arterial
hypertension, with emphasis on diet. During the activity, we sought to adapt the materials and the language to the users’ reality. The activity began with
speeches made by the participants to discuss changes
in habit to improve quality of life. As reflections, we
believe that working with preestablished popular
knowledge and culture requires caution, persistence,
patience, and professional motivation; respecting
them and, above all, developing listening skills. To
us, the opportunity was to learn and to teach. | en_US |
Affilliation | Associação Educacional Luterana Bom Jesus. Joinville, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade do Vale do Itajaí. Itajaí, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Associação Educacional Luterana Bom Jesus. Joinville, SC, Brasil. | en_US |
Subject | Systemic arterial hypertension | en_US |
Subject | Diabetes mellitus | en_US |
Subject | Nursing | en_US |
Subject | Education in health | en_US |
DeCS | Hipertensão | en_US |
DeCS | Diabetes Mellitus | en_US |
DeCS | Enfermagem | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |