Author | Saviani, Dermeval | |
Access date | 2025-04-20T03:00:39Z | |
Available date | 2025-04-20T03:00:39Z | |
Document date | 2003 | |
Citation | SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da Politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 131-152, 2003. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69742 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este trabalho se originou do Seminário Choque Teórico, realizado no Rio de Janeiro de 2 a 4 de dezembro de 1987 e organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Convidado a participar desse seminário para tratar da concepção de politecnia, fiz uma exposição oral, não baseada em texto escrito. A exposição foi gravada e transcrita, tendo sido publicada em livro (Saviani, 1989) acompanhada do debate que se lhe seguiu. As oito intervenções ocorridas no debate foram objeto de respostas relativamente longas em que tive oportunidade de explicitar melhor vários dos pontos abordados na apresentação do tema. A parte I deste artigo é constituída pela versão revista da exposição apresentada no referido seminário. A parte II retoma a discussão do conceito de politecnia, trazendo novos elementos para a compreensão de seu significado, em correlação com a situação histórica atual. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Politecnia | en_US |
Subject in Portuguese | Educação profissional | en_US |
Subject in Portuguese | Formação de trabalhadores | en_US |
Title | O choque teórico da Politecnia | en_US |
Alternative title | The theorectical shock of the polytechnic | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462003000100010 | |
Abstract | This work originated at the Seminar
‘Theoretical Shock’ organised by the Polytechnic
Health School Joaquim Venâncio of the Oswaldo
Cruz Foundation from 2nd to 4th December 1987,
in Rio de Janeiro. Having been invited to take part
in this seminar to deal with the conception of polytechnic, I made an oral presentation not based on
a written text. At the time, the presentation, together with the ensuing discussions, were taped
and transcribed and later published in a book (Saviani, 1989). The eight interventions that occurred
during the debate were the object of relatively
long answers in which I had the opportunity to
express, in a clearer form, a few of the issues dealt
with in the presentation. Part I of this article is a
revised version of my presentation at the seminar. Part II returns to the discussion on the concept of polytechnic, bringing new elements that
will contribute towards a better understanding of
its meaning in correlation with the present historical situation. | en_US |
Affilliation | Universidade de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, SP, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Universitá Degli Studi de Bologna. Bologna, Itália. | en_US |
Subject | Polytechnical education | en_US |
Subject | Professional education | en_US |
Subject | Workers’ formation | en_US |
DeCS | Educação Profissionalizante | en_US |
DeCS | Credenciamento | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Legislação | en_US |