Advisor | Machado, Bruna Aparecida Souza | |
Author | Lessa, Carlos Letacio Silveira | |
Access date | 2025-04-22T11:37:01Z | |
Available date | 2025-04-22T11:37:01Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | LESSA, Carlos Letacio Silveira. O processo de notificação compulsória como estratégia no controle da dengue e os impactos da subnotificação. 2024. 153f. il. Tese (Doutorado em Gestão E Tecnologia Industrial) - Centro Universitário SENAI CIMATEC, Programa de Pós-Graduação em Gestão E Tecnologia Industrial. Salvador, 2024. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69755 | |
Abstract in Portuguese | Introdução: A Dengue constitui-se em problema grave de saúde pública, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma Doença Tropical Negligenciada (DTN), levando prejuízo às populações e às economias dos países. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema de saúde público tem um papel importante na organização, controle e combate à dengue. Além disso, a dengue é uma doença de notificação compulsória, ou seja, todo caso suspeito e/ou confirmado deve ser obrigatoriamente notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica das Secretarias Municipais de Saúde (SMS). As notificações de casos suspeitos de dengue devem ser registradas na Ficha de Notificação/Investigação e inseridas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Objetivos: Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi avaliar os impactos da notificação compulsória e subnotificação da dengue para o planejamento e gestão em saúde pública, bem como identificar as principais dificuldades encontradas pelos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) no processo de notificação da doença, manejo clínico e seus impactos no planejamento do combate à doença e ações de gestão da saúde pública. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo que foi conduzido por um método de coleta de informações levantadas de dados primários e/ou secundários. Dessa forma, foi realizado um levantamento dos principais aspectos epidemiológicos sobre a dengue em diferentes regiões do mundo, o número de casos notificados, os métodos de vigilância aplicados em cada país ou região da OMS. Além disso, foram identificados e levantados os fatores que contribuem para a subnotificação da dengue, seus efeitos e o impacto da subnotificação na saúde pública. Neste estudo, foi realizada também a aplicação de questionários em uma amostra de 32 indivíduos, mais especificamente profissionais de saúde vinculados a APS de um município do Nordeste do Brasil (Lauro de Freitas – Bahia). Esta etapa foi executada através de entrevistas individuais, tendo como critério o consentimento do profissional de saúde da APS de Lauro de Freitas. A pesquisa foi realizada utilizando questionários individuais contendo 38 perguntas, relacionadas ao tema da notificação compulsória, sendo dividido em segmentos de quatro categorias da seguinte forma: (a) informações sobre o profissional de saúde; (b) informações sobre o processo de notificação compulsória; (c) informações sobre o papel da notificação compulsória; e, (d) informações sobre o manejo clínico da doença. Resultados: Como principais resultados deste estudo, foi identificado que a notificação é um procedimento de extrema importância para a organização do sistema de Vigilância em Saúde em diferentes países do mundo, incluindo o Brasil, contribuindo para a melhoria da organização das estatísticas sobre a doença. Além disso, a falta de dados organizados, ausência de protocolos e critérios padronizados nos diversos sistemas de notificação dos países afetados pela doença dificulta a avaliação, o planejamento e a organização de ações relativas à real morbimortalidade da dengue na população local e global. Em relação aos resultados referente à pesquisa com os profissionais de saúde, foi identificado um perfil de profissionais médicos responsáveis pelas notificações muito jovens com pouco tempo de formação, sendo 66% entre 20 e 40 anos de idade, com 50% tendo até cinco anos de formado. Desses profissionais, 46% informaram não receber treinamento específico para preencher as fichas de notificação da dengue, porém quando se refere a treinamento sobre notificações, agravos e eventos de saúde pública, este número se elevou para 71%. Sobre o manejo clínico da dengue, 75% informaram receber treinamento, contudo 46% alegaram ser este
xii
treinamento anual, enquanto 40% declararam ter dificuldade no diagnóstico diferencial entre as arboviroses circulantes. De acordo com os dados obtidos pelo SINAN, a taxa de incidência de dengue na região Nordeste variou de398,01 (2015) a 74,54 (2018), enquanto para Salvador (capital da Bahia), variou de 49,73 (2018) a 442,57 (2020). Para o município de Lauro de Freitas, a taxa de incidência variou de 1,47 (2018) a 118,03 (2020). Conclusão: Foi possível concluir que um sistema de notificação desorganizado pode trazer sérios problemas, levando a mortes prematuras, danos às populações e aos sistemas de saúde que gastam recursos escassos para conter surtos e epidemias. Além disso, o processo de notificação compulsória de forma eficiente e adequada dará subsídios para a consistência nas políticas e nos processos de trabalho da APS que, conforme apresentado neste estudo, é de extrema importância para a organização do sistema e para o equilíbrio e controle de doenças endêmicas. A educação permanente dos profissionais de saúde é de grande relevância para atualização minimizando erros na notificação e, consequentemente melhorando a gestão e controle da doença. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Dengue | en_US |
Subject in Portuguese | Arboviroses | en_US |
Subject in Portuguese | Doenças Negligenciadas | en_US |
Subject in Portuguese | Notificação Compulsória | en_US |
Title | O processo de notificação compulsória como estratégia no controle da dengue e os impactos da subnotificação | en_US |
Type | Thesis | en_US |
Defense date | 2024 | |
Defense Institution | Centro Universitário SENAI CIMATEC | en_US |
Place of Defense | Salvador | en_US |
Program | Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia Industrial | en_US |
Co-Advisor | Gonçalves, Marilda de Souza | |
Abstract | Introduction: Dengue is a serious public health problem, being considered by the World Health Organization (WHO) as a Neglected Tropical Disease (NTD), causing harm to the populations and economies of countries. In Brazil, the Unified Health System (SUS) as a public health system has an important role in organizing, controlling and combating dengue. Furthermore, dengue is a notifiable disease, that is, every suspected and/or confirmed case must be notified to the Epidemiological Surveillance Service of the Municipal Health Departments (SMS). Notifications of suspected dengue cases must be registered in the Notification/Investigation Form and entered the Notifiable Diseases Information System (SINAN). Objective: In this context, the objective of this work was to evaluate the impacts of compulsory notification and underreporting of dengue on public health planning and management, as well as to identify the main difficulties encountered by Primary Health Care (PHC) professionals in the disease notification process, clinical management and its impacts on planning to combat the disease and public health management actions. Methodology: This is a quantitative study that was conducted using a method of collecting information gathered from primary and/or secondary data. In this way, a survey was carried out on the main epidemiological aspects of dengue in different regions of the world, the number of reported cases, and the surveillance methods applied in each country or WHO region. Furthermore, the factors that contribute to the underreporting of dengue fever, its effects, and the impact of underreporting on public health were identified and identified. In this study, questionnaires were also applied to a sample of 32 individuals, more specifically health professionals linked to PHC in a municipality in the Northeast of Brazil (Lauro de Freitas – Bahia). This stage was carried out through individual interviews, with the consent of the PHC health professional in Lauro de Freitas as a criterion. The research was carried out using individual questionnaires containing 38 questions, related to the topic of compulsory notification, divided into segments of four categories as follows: (a) information about the health professional; (b) information about the compulsory notification process; (c) information on the role of compulsory notification; and (d) information on the clinical management of the disease. Results: As the main results of this study, it was identified that notification is an extremely important procedure for the organization of the Health Surveillance system in different countries around the world, including Brazil, contributing to the improvement of the organization of statistics on the disease. Furthermore, the lack of organized data and the absence of standardized protocols and criteria in the various notification systems of countries affected by the disease make it difficult to evaluate, plan and organize actions related to the real morbidity and mortality of dengue in the local and global population. In relation to the results regarding the research with health professionals, a profile of medical professionals responsible for notifications was identified as very young people with little training time, with 66% between 20 and 40 years of age, with 50% having up to 5 years of experience. formed. Of these professionals, 46% reported not receiving specific training to fill out dengue notification forms, but when it comes to training on notifications, diseases and public health events, this number rose to 71%. Regarding the clinical management of dengue, 75% reported receiving training, however 46% claimed that this training was annual, however 40% declared having difficulty in the differential diagnosis between circulating arboviruses. According to data obtained by SINAN, the incidence rate of dengue in the Northeast region ranged from 398.01 (2015) to 74.54 (2018), while for Salvador (capital of Bahia), it ranged from 49.73 (2018) at 442.57 (2020). For the municipality of Lauro de Freitas, the incidence rate ranged from 1.47 (2018) to 118.03 (2020). Conclusion: It was possible to conclude that a disorganized notification system can cause serious problems, leading to premature deaths, damage to populations and health systems that spend scarce resources to contain outbreaks and epidemics. Furthermore, the compulsory notification process in an efficient and adequate manner will provide support for consistency in APS policies and work processes, which, as presented in this study, is extremely important for the organization of the system and for balance and control. of endemic diseases. The ongoing education of health professionals is of great importance for updating, minimizing errors in notification and, consequently, improving the management and control of the disease. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Gonçalo Moniz. Salvador, BA, Brasil. | en_US |
Subject | Dengue | en_US |
Subject | Arboviruses | en_US |
Subject | Neglected Diseases | en_US |
Subject | Compulsory Notification | en_US |
DeCS | Dengue | en_US |
DeCS | Infecções por Arbovirus | en_US |
DeCS | Doenças Negligenciadas | en_US |
DeCS | Notificação de Doenças | en_US |