Advisor | Malcher, Maria Ataíde | |
Author | Ferreira, Joice Raposo | |
Access date | 2025-04-29T17:40:27Z | |
Available date | 2025-04-29T17:40:27Z | |
Document date | 2023 | |
Citation | FERREIRA, Joice Raposo. Trincheira na desinformação: análise do quadro Diário da Peste no Youtube (YT). 2023. 139 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde) – Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, 2023. | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69987 | |
Abstract in Portuguese | Esta dissertação apresenta os resultados do estudo do tipo descritivo do Quadro Diário da Peste (DDP), programa veiculado na Plataforma YouTube, no período de 2020 a 2021. Período no qual o Brasil e o mundo viveram os anos mais severos da Pandemia COVID 19, até agora registrados. O objetivo da investigação foi compreender a contribuição do DDP para a Divulgação da Ciência, considerando o contexto vivido, marcado sobremaneira pela Desinformação ocasionando um cenário de Infodemia. Nessa investida foram utilizados como principais autores Brossard e Lewenstein nos modelos de Comunicação Pública da Ciência (CPC) na Divulgação da Ciência (DC), além de Oliveira e Araújo no contexto da Desinformação, e Corrêa e Caregnato, para a DC nas mídias sociais digitais. Orientada pelo aporte teórico, a pesquisa se desenvolveu na perspectiva quanti-quali, com utilização da observação casual das transmissões ao vivo do Programa, levantamento quantitativos das interações com o DDP e análise de conteúdo do tipo descritiva com incursões interpretativas, em um corpus composto por texto, com especial atenção às reações registradas no chat do Canal, e imagem em movimento de 10 vídeos. A partir das análises desse corpus foi possível compreender alguns dos aspectos desse objeto empírico, tais como: (i) os apresentadores do Quadro possuem uma visão positivista de Ciência, elegendo-a como único caminho para o conhecimento; (ii) em diferentes momentos os apresentadores consideram a Ciência como conhecimento “puro” sem “contaminações” pelas variáveis que formam o contexto social; (iii) no material analisado, os modelos de DC mais evidentes foram os unidirecionais e contextual (BROSSARD, LEWENSTEIN, 2010); (iv) no Quadro para CPC, são utilizadas estratégias como, humor, indignação, linguagem informal e referenciais culturais de determinada época; (v) os conteúdos apresentados no DDP são criados a partir de checagens dos fatos buscando oferecer informações verdadeiras e validadas sobre temas científicos. Esses são alguns dos aspectos destacados, no entanto, nenhum deles pode ser generalizado considerando as limitações de um estudo não estatístico e de base qualitativa, sem intenções de generalizações. | en_US |
Language | por | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Divulgação Científica | en_US |
Subject in Portuguese | YouTube | en_US |
Subject in Portuguese | COVID-19 | en_US |
Title | Trincheira na desinformação: análise do quadro Diário da Peste no Youtube (YT) | en_US |
Alternative title | Trench in misinformation: analysis of the Daily Plague board on YouTube (YT) | en_US |
Type | Dissertation | en_US |
Defense date | 2023 | |
Departament | Casa de Oswaldo Cruz | en_US |
Defense Institution | Fundação Oswaldo Cruz | en_US |
Degree level | Mestrado Acadêmico | en_US |
Place of Defense | Rio de Janeiro | en_US |
Program | Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência Tecnologia e Saúde | en_US |
Abstract | This dissertation presents the results of the descriptive study of the Quadro Diário da Peste (DDP), a program broadcast on the YouTube Platform, from 2020 to 2021. A period in which Brazil and the world experienced the most severe years of the COVID-19 Pandemic, registered so far. The objective of the investigation was to understand the contribution of DDP to Science Communication, considering the context experienced, marked greatly by Disinformation causing an Infodemic scenario. In this attack, Brossard and Lewenstein were used as the main authors in the CPC models at Science Communication (DC), in addition to Oliveira and Araújo in the context of Disinformation, and Corrêa and Caregnato, for Science Communication (DC) in digital social media. Guided by the theoretical contribution, the research was developed from a quantitative-quali perspective, using casual observation of the Program's live broadcasts, quantitative survey of interactions with the DDP, and descriptive content analysis with interpretative incursions, in a corpus composed of text, with special attention to the reactions recorded in the Channel chat, and moving images of 10 videos. From the analysis of this corpus, it was possible to understand some of the aspects of this empirical object, such as: (i) the presenters of the Table have a positivist view of Science, choosing it as the only path to knowledge; (ii) at different times the presenters consider Science as “pure” knowledge without “contamination” by the variables that form the social context; (iii) in the material analyzed, the most evident DC models were unidirectional and contextual (BROSSARD, LEWENSTEIN, 2010); (iv) in the Framework for CPC, strategies such as humor, indignation, informal language and cultural references from a certain time are used; (v) the content presented in the DDP is created based on fact-checking, seeking to offer true and validated information on scientific topics. These are some of the aspects highlighted, however, none of them can be generalized considering the limitations of a non-statistical, qualitative-based study, with no intentions of generalizations. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Science Communication | en_US |
Subject | YouTube | en_US |
Subject | COVID-19 | en_US |
DeCS | Comunicação e Divulgação Científica | en_US |
DeCS | Redes Sociais Online | en_US |
DeCS | Webcast | en_US |
DeCS | COVID-19 | en_US |