Author | Rabelo, Lisia Marcilio | |
Author | Alves, Paulo César Borges | |
Author | Gallian, Dante Marcello Claramonte | |
Access date | 2025-05-18T22:39:36Z | |
Available date | 2025-05-18T22:39:36Z | |
Document date | 2024 | |
Citation | RABELO, Lisia Marcilio; ALVES, Paulo César Borges; GALLIAN, Dante Marcello Claramonte. Arte, corpo e humanidades na formação do profissional em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 22, p. 1-12, 2024. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/70467 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O presente artigo teve por objetivo principal explicitar os fundamentos teóricometodológicos de uma experiência pedagógica realizada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, no campo das ‘humanidades médicas’. Trata-se da disciplina ‘Arte e saúde’, ministrada desde 2016, na qual se procurou desenvolver uma estratégia de ensino que explicita e discute, na prática médica, questões relacionadas a corporeidade, gênero e cuidado à saúde. Nessa perspectiva, procurou-se explorar a potencialidade transgressora da arte como uma forma de problematizar um conjunto de pressupostos, princípios e valores subjacentes às relações sociais que, usualmente, são estabelecidas nos encontros entre terapeutas e pacientes. Neste artigo, discutimos apenas sobre um módulo dessa disciplina: aquele em que usamos exemplos de performances artísticas para refletir a dimensão corporal da experiência humana (corporeidade) e o mundo da vida cotidiana. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Humanidades médicas | en_US |
Subject in Portuguese | Corpo | en_US |
Subject in Portuguese | Arte | en_US |
Title | Arte, corpo e humanidades na formação do profissional em saúde | en_US |
Alternative title | Art, body, and humanities in the formation of the health professional | en_US |
Alternative title | Arte, cuerpo y humanidades en la formación de los profesionales de la salud Arte, cuerpo y humanidades en la formación de los profesionales de la salud | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-ojs2723 | |
Abstract | The primary focus of this article was to elucidate the theoretical and methodological underpinnings of a
unique and innovative pedagogical endeavor undertaken at the Faculdade de Medicina of Universidade
Federal da Bahia, Brazil, within the realm of ‘medical humanities.’ This is the domain of ‘Art and Health,’
introduced in 2016, where our aim was to devise a teaching approach that delves into and deliberates, in
the context of medical practice, on issues pertaining to corporeality, gender, and health care. From this
standpoint, we endeavored to harness the transformative power of art as a means of questioning a set
of assumptions, principles, and values that underlie social interactions typically observed in therapeutic
encounters. This article specifically delves into one module of this course: a module that employs instances
of artistic performances to contemplate the physical aspect of human existence (corporeality) and the
realm of everyday life. | en_US |
xmlui.metadata.dc.description.abstractes | Este artículo tiene como objetivo principal exponer los fundamentos teóricos y metodológicos de una
experiencia pedagógica llevada a cabo en la Faculdade de Medicina de Universidade Federal da Bahia,
Brasil, en el ámbito de las ‘humanidades médicas’. Se trata de la asignatura ‘Arte y Salud’, que se imparte
desde 2016, con el objetivo de desarrollar una estrategia didáctica que evidencie y discuta cuestiones
relacionadas con la corporalidad, el género y el cuidado de la salud en la práctica médica. Desde esta
perspectiva, se buscó explorar el potencial transgresor del arte como una manera de problematizar un
conjunto de presupuestos, principios y valores subyacentes a las relaciones sociales que suelen establecerse
en los encuentros entre terapeutas y pacientes. En este artículo, hablaremos de un solo módulo de esta
asignatura: aquel en el que utilizamos ejemplos de representaciones artísticas para reflexionar sobre la
dimensión corporal de la experiencia humana (corporeidad) y el mundo de la vida cotidiana. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Medicina da Bahia. Salvador, BA, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Salvador, BA, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de São Paulo. Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde. Escola Paulista de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. São Paulo, SP, Brasil. | en_US |
Subject | Medical humanities | en_US |
Subject | Body | en_US |
Subject | Art | en_US |
Subject in Spanish | Humanidades médicas | en_US |
Subject in Spanish | Cuerpo | en_US |
Subject in Spanish | Arte | en_US |
DeCS | Pessoal de Saúde | en_US |
DeCS | Medicina Geral | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
DeCS | Corpo Humano | en_US |
DeCS | Arte | en_US |