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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7168
Type
DissertationCopyright
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Sustainable Development Goals
16 Paz, Justiça e Instituições EficazesCollections
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BOAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UM ESTUDO EM UNIDADES TÉCNICO-CIETÍFICO DA FIOCRUZ
Governança de Tecnologia da Informação
Boas práticas
Estudo de casos
Tecnologia da Informação
Albuquerque Junior, Antonio Eduardo de | Date Issued:
2012
Advisor
Affilliation
Universidade Federal da Bahia. Escola de Administração. Salvador, BA, Brasil
Abstract in Portuguese
A rápida evolução dos recursos tecnológicos e sua utilização nos processos de negócio trouxeram muitos benefícios, mas também grande dependência com relação aos serviços de Tecnologia da Informação (TI). Dentre as novas tecnologias que foram incorporadas às atividades das organizações, muitas se tornaram diferenciais competitivos, contribuindo para o processo de tomada de decisões, fazendo com que a informática deixasse de ser uma experiência sem retorno garantido para se tornar uma ferramenta de trabalho, inclusive para o nível estratégico das organizações. A dependência que as organizações tem da TI e a aproximação entre esta e os níveis estratégicos de decisão fizeram com que organizações do mundo inteiro promovessem mudanças em seus processos internos de TI através da adoção de boas práticas de Governança de TI presentes em diversos modelos de melhores práticas existentes. Apesar disso, a aproximação entre a TI e os objetivos estratégicos não é a realidade encontrada em diversas organizações públicas brasileiras, contexto em que se enquadra a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A Governança de TI no serviço público federal vem sendo alvo de auditorias e normas do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), reforçando a necessidade de adoção das boas práticas presentes nos modelos. Independentemente da atuação desses órgãos de fiscalização e normatização, é necessário organizar as áreas de TI das organizações públicas de maneira que deixem de ser meramente reativas para ajudar mais efetivamente as instituições a alcançarem seus objetivos e a prestarem melhores serviços para a população. Para isso, se faz necessário estudar a adoção de boas práticas de Governança de TI na FIOCRUZ para melhor direcionar os esforços no sentido de empreender melhorias nos seus processos internos de TI. O objetivo deste trabalho é desenvolver um estudo comparativo sobre a adoção de boas práticas de Governança de TI em unidades técnico-científicas da FIOCRUZ localizadas no Rio de Janeiro e nas unidades técnico-científicas localizadas nos estados da Bahia e de Minas Gerais visando identificar o nível de adoção de boas práticas em cada unidade. Quanto à metodologia, o trabalho é um estudo de casos múltiplos com abordagem qualitativa e método dedutivo, envolvendo pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas semi-estruturadas e observação direta. Como resultados da pesquisa, foi possível identificar que uma das unidades regionais é a que mais adota boas práticas de Governança de TI. A pesquisa identificou também oito causas para as diferenças na adoção de boas práticas de Governança de TI pelas quatro unidades técnico-científicas estudadas.
Abstract
The fast evolution of technological resources and their use in business processes have brought
many benefits but also great dependence on the services of Information Technology (IT).
Many of these new technologies that were incorporated into the activities of organizations
become competitive advantage, contributing to the decision-making process, changing IT
from a nonprofit investment experience to be a working tool for the strategic level of
organizations. The dependence that organizations have on IT and the approach between IT
and the strategic levels made organizations worldwide promote changes in their internal IT
processes through the adoption of best practices of IT governance present in many models of
best practices. Despite these changes in many organizations, the approach between IT and the
strategic objectives is not the reality found in several Brazilian public organizations, where
Oswaldo Cruz Foundation (FIOCRUZ) fits. IT Governance in Brazilian federal public service
has been the subject of audits and standards of the Brazilian Court of Audit (TCU) and the
Ministry of Planning, Budget and Management (MPOG), becoming the need to adopt best
practices that are present in these models stronger. Regardless of the performance of the
surveillance and standardization authorities, is very important to organize public
organizations’ IT services because IT must become an affective function for public
organizations achieve their objectives and provide better services. To do this, a study about
adoption of best practices for IT Governance in FIOCRUZ is necessary for directing efforts to
improve internal IT processes. The objective of this work is to develop a comparative study
about the adoption of good practices of IT Governance on technical and scientific units
located at FIOCRUZ in Rio de Janeiro and on the technical and scientific units located in the
states of Bahia and Minas Gerais. This work is a multiple case study with qualitative approach
and deductive method, involving research on books and documents, semi-structured
interviews and observation. The research identified that a regional unit is the best one on IT
Governance good practices adoption. The study identified eight reasons for the differences
between adoption of IT Governance's best practices by the units.
Keywords in Portuguese
FiocruzGovernança de Tecnologia da Informação
Boas práticas
Estudo de casos
Tecnologia da Informação
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