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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/7242
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: DIAGNÓSTICO E DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA PARA LABORATÓRIOS DE PESQUISA
Pesquisa Biomédica
Métodos
Controle de Qualidade
Educação em Saúde
Presot, Ivanete Milagres | Data do documento:
2013
Autor(es)
Orientador
Membros da banca
Afiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Resumo
A pesquisa biomédica é regulamentada somente a partir dos estudos pré-clínicos. Na ausência de diretrizes nacionais ou internacionais para qualidade na pesquisa básica, a WHO (World Health Organization) publicou em 2006 o manual intitulado: Práticasde Qualidade na Pesquisa Biomédica Básica. O foco é a qualidade do processo de estudo, portanto, um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) poderá assegurar qualidade, rastreabilidade, confiabilidade e integridade dos dados. Dada a importância das práticas de qualidade em pesquisa básica e a visão de muitos cientistas que mostram preocupação e resistência não só com as atividades de implementação do SGQ, mas também com as consequências geradas pelas mudanças e ajustes propostos, percebe-se que o sucesso da implementação do sistema depende do envolvimento dos trabalhadores e representa mais do que estabelecer procedimentos. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma estratégia educativa em SGQ para laboratórios de pesquisa, utilizando a proposta da WHO e tendo como diretriz a educação permanente. A primeira fase deste estudo foi o diagnóstico situacional, que incluiu a análise de percepção do grau de implementação das práticas de qualidade nos laboratórios de pesquisa; análise da percepção dos colaboradores e multiplicadores da importância dos fatores determinantes da qualidade; análise da percepção dos atores chave dos fatores determinantes da qualidade e os pontos positivos e negativos do SGQ implementado na instituição. A primeira etapa foi operacionalizada com o uso de lista de verificação e entrevista com os coordenadores da qualidade de cada laboratório. A segunda etapa utilizou um questionário estruturado com escala numérica tipo Likert com 5 pontos, que foi aplicado a pesquisadores, técnicos, estudantes, gerentes de laboratório/projetos e coordenadores da qualidade. Os resultados dessas etapas demonstraram que os fatores com baixo grau de implementação também obtiveram os menores índices de importância. Desta forma, os fatores que mais precisam investimento durante as ações educativas são: garantia da qualidade e verificação de resultados; relatório de resultados; arquivo de projetos e práticas de publicação. A terceira etapa do diagnóstico foi realizada com líderes da área de pesquisa e da direção, utilizando-se as entrevistas semiestruturadas e confirma a necessidade de investimento nos fatores relacionados com o gerenciamento de projetos. A segunda fase do projeto foi desenvolver estratégia educativa em SGQ considerando os resultados das etapas anteriores. A metodologia utilizada foi a de oficinas em dinâmica de grupo ancorada nas teorias da psicologia de grupos, nos grupos operativos de Pichon Rivière e na educação transformadora e libertadora de Paulo Freire. O material educativo desenvolvido e aplicado durante as oficinas se mostrou eficiente para o desenvolvimento do grupo. Além disso, foi uma oportunidade de definição de diretrizes para educação permanente em SGQ e biossegurança, e ainda, de estabelecer propostas visando eliminar lacunas referentes a cada tema, possibilitando o desenvolvimento dos planos de ação institucionais. Por conseguinte, este processo poderá ser utilizado por outras instituições que pretendam definir as estratégicas de qualidade e ações educativas de forma participativa, por meio da construção coletiva.
Resumo em Inglês
Biomedical research is regulated only from preclinical studies. In the absence of national or international guidelines for quality in basic research, the WHO (World Health Organization) in 2006 published the manual titled: Quality Practicesin Basic Biomedical Research. The focus is the quality of the study process, therefore a Quality Management System (QMS) can ensure quality, traceability, reliability and data integrity. Given the importance of quality practices in basic research and the sight of many scientists who show concern and resistance not only to the activities of QMS implementation, but also with the consequences generated by the proposed changes and adjustment, perceived that the successful implementation of the system depends on the involvement of employees and represents more than establish procedure. The aim of this study was to develop an educative strategy for QMS in research laboratories, using the WHO proposal and continuing education as a guideline. The survey was performed in 12 research laboratories of the CPqRR/Fiocruz regional center of Fiocruz located in Belo Horizonte, MG, Brazil. All laboratories involved participated in QMS implementation. The survey was conducted in twelve laboratories that have a Quality Management System and a professional who acts as a multiplier of quality. Collaborators from differentprofessional categories participated in the study: researchers, technologists, technicians, lab and project managers, students, quality coordinators and key stakeholders, including the director, deputy directors and group leaders. The first phase was the completion of the situational analysis, which included the analysis of perception of the degree of quality practices implementation in research laboratories, study of the perceptions of employees and multipliers of the quality determinants importance in a research laboratory, analysis of key actors perception about the determinants of quality in a research laboratory and the positives and negatives of the QMS implemented in the institution. The first step was operationalized using checklist and interview the coordinators of the quality of each laboratory. The second stage used a structured questionnaire with Likert numerical scale with 5 points, which was applied to researchers, technicians, students, laboratory or project managers and quality coordinators. The third stage of diagnosis was performed with leading research área and direction, using the semi-structured interviews. The second phase of the project was to develop training program on QMS considering the results of the previous steps. The methodology used was the workshops on group dynamics rooted in the theories of the psychology of groups, Pichon Rivière operating groups and transformative education of Paulo Freire. The educational material that was developed and applied during the workshops proved effective for the development of the group. Moreover, it was an opportunity to define guidelines for training in QMS and biosafety, and also to establish proposals to eliminate gaps for each topic, enabling the development of institutional action plans. Therefore, it is expected that this process helps in the definition of quality strategies in other institutions that want to develop their educational activities in a participatory manner, by means of the collective construction.
Palavras-chave
Gestão da qualidadePesquisa Biomédica
Métodos
Controle de Qualidade
Educação em Saúde
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