Author | Laguardia, Josué | |
Author | Portela, Margareth Crisostomo | |
Access date | 2010-11-02T12:06:58Z | pt_BR |
Access date | 2010-11-04T14:18:07Z | |
Available date | 2010-11-04T14:18:07Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.11, n.1, p.349-379, dez. 2009 | en_US |
ISSN | 1676-2592 | |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/839 | |
Abstract in Portuguese | A demanda por cursos a distância entre os profissionais que
trabalham em tempo parcial ou integral e que necessitam de
atualizações contínuas em uma modalidade de aprendizagem
conveniente, flexível, acessível, disponível a qualquer tempo e
lugar defronta-se com barreiras à permanência dos alunos
nesses cursos e, consequentemente, com altas taxas de evasão.
O destaque dado à evasão e as razões para a sua ocorrência
decorrem, em grande medida, da expansão da educação online e
sua associação à qualidade dos processos de aprendizagem em
ambientes virtuais. Entretanto, a diversidade de modelos
teóricos utilizados, a extensa lista de variáveis apontadas como
preditoras e o número expressivo de investigações que
apresentam resultados divergentes acerca das causas da evasão
sinalizam para o caráter complexo e multidimensional desse
fenômeno. Esse artigo de revisão tem como metas discutir os
diferentes conceitos e modelos teóricos e as variáveis
identificadas como preditoras nos estudos sobre abandono em
ambientes virtuais, bem como assinalar as estratégias para
reduzi-la. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Biblioteca Prof. Joel Martins | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Fatores preditores | en_US |
Subject in Portuguese | Modelos de evasão | en_US |
Subject in Portuguese | Educação à distância | en_US |
Title | Evasão na educação a distância | en_US |
Alternative title | Dropout in distance education | en_US |
Type | Article | en_US |
Abstract | The demand for distance courses among profesionals who work
in full or part time jobs and need an ongoing training in
convenient, flexible and accessible ways anytime and anywhere
faces with barriers to their permanence in those courses and
consequently with high rates of dropout. The significance given
to dropout and the reasons for its occurrence is due in large
measure to the expansion of online education and its
association to the quality os learning process in virtual
environments. Nevertheless, the diversity of theoretical models
that have been used, the large list of variables pointed out as
preditors and the expressive number of investigations that
present divergent results about the causes of dropout sign to the
complex and multidimensional character of this phenomenon.
This review article has the goals of presenting the different
concepts and theoretical models and the variables identified in
dropout studies on virtual environments, as well as the
strategies to reduce it. | en_US |
Affilliation | Centro de Informação Científica e Tecnológica, Fiocruz, Rio de Janeiro, Brasil | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Predictive factors | en_US |
Subject | Dropout models | en_US |
Subject | Distance education | en_US |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |