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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/8992
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ArtículoDerechos de autor
Acceso abierto
Objetivos de Desarrollo Sostenible
03 Saúde e Bem-Estar04 Educação de qualidade
05 Igualdade de gênero
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CRIAÇÃO COMPARTILHADA DE UM JOGO: UM INSTRUMENTO PARA O DIÁLOGO SOBRE SEXUALIDADE DESENVOLVIDO COM ADOLESCENTES
sexualidade
educação em saúde
jogo educativo
saúde reprodutiva
Titulo alternativo
Shared creation of a game: a tool for dialogue about sexuality developed with adolescentsAfiliación
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Centro de Pesquisas René Rachou. Laboratório de Educação em Saúde. Belo Horizonte, MG, Brasil
Resumen en portugues
Este trabalho descreve o processo de desenvolvimento de um Jogo Educativo, desenvolvido, de forma compartilhada, com adolescentes da Vila Cafezal, comunidade em uma área de favelas de Belo Horizonte. Por meio de oficinas em grupos operativos, criou-se um espaço de diálogo sobre sexualidade e gravidez na adolescência. Fazem parte do jogo: (1) oitenta cartas de perguntas e respostas; (2) um baralho de reflexão, e (3) um baralho de locais, demarcando espaços públicos da Vila Cafezal. Constatou-se que o processo desenvolvido auxiliou os jovens na construção de conhecimento, no diálogo e compreensão sobre atitudes de cada gênero. Tanto o processo descrito no presente artigo quanto o material produzido podem ser utilizados como alternativas para se criar um ambiente saudável e interativo para se trabalhar os temas referentes a sexo e sexualidade, na perspectiva requerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e pelas demandas do Serviço Único de Saúde (SUS).
Resumen en ingles
This paper describes the process of developing an educational game in collaboration with adolescents from Cafezal Village, a community of a slum area of Belo Horizonte, Brazil. The objective of this study was to create a space for dialogue concerning sexuality and teenage pregnancy through workshops in operative groups. The game consisted of: (1) 80 question/answer cards; (2) 15 thinking cards and; (3) 15 territory cards showing public places that belong to Cafezal Village. It was found that the process helped the youth in the construction of knowledge through dialogue and understanding the attitudes of each gender. The process described in this article and the material produced can be used as alternatives to create a healthy and interactive environment to work through the issues related to gender and sexuality within the perspective of the Brazilian National Curricular Parameters (PCN) and the demands of the Brazilian Public Health System (SUS).
Palabras clave en portugues
Adolescênciasexualidade
educação em saúde
jogo educativo
saúde reprodutiva
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