Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/9406
Tipo de documento
ArtigoDireito Autoral
Acesso aberto
Coleções
- IFF - Artigos de Periódicos [1222]
Metadata
Mostrar registro completo
HISTÓRIAS-MÍTICAS E CONSTRUÇÃO DA PESSOA: AMBIGUIDADE DOS CORPOS E JUVENTUDE INDÍGENA EM UM CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÕES
Título alternativo
Mythical stories and the construction of the individual: ambiguity of the bodies and indigenous youth in a context of transformationAfiliação
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Leônidas e Maria Deane. Manaus, AM, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Insituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Insituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Insituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Insituto Fernandes Figueira. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Resumo
As representações sobre a juventude va-riam histórica e culturalmente. No Alto Rio Ne-gro, vivem grupos indígenas com mais de três sé-culos de contato com o mundo não-indígena. Nos
últimos anos, os rituais de iniciação masculina
foram suprimidos e houve a introdução da escola
formal. Estes acontecimentos geraram ressignifi-cações nas formas de representar as diferentes fases
da vida. Neste trabalho objetivou-se compreender
a construção das representações sobre a juventude
indígena; como elas se correlacionam com as de-mais fases do ciclo vital e como contribuem para
configurar práticas sociais estruturadas em torno
deste grupo social. Analisaram-se diversas histó-rias-míticas que tratam das relações intergeracio-nais; estas foram correlacionadas com os termos
designativos das diversas da vida, com as outras
narrativas nativas e com dados obtidos a partir da
observação participante. O estudo conclui que as
representações sobre juventude são configuradas
pelos papeis sociais de iniciandos/iniciados, fun-didos na atualidade, de modo contraditório, numa
categoria genérica e prolongada de estudante, des-provida de estatuto sociológico próprio, alongan-do a condição liminar desta fase da vida.
Resumo em Inglês
Representations about youth vary his-torically and culturally. In the Upper Rio Negro,
there are indigenous groups with over three cen-turies of contact with the non-indigenous world.
In recent years, male initiation rites were sup-pressed and formal schooling was introduced.
These events led to a redefinition of significance
in forms of representation at different stages of
life. This work sought to understand the construc-tion of the Indian representation of youth; how
they correlate with the other life cycle phases and
how they contribute to configuring structured
social practices in this social group. Several myth-ical stories dealing with intergenerational rela-tionships have been reviewed; these were corre-lated with significant stages of life, with other
local narratives, and with data gathered from di-rect observation. The study concludes that the
representations about youth have been config-ured by the social roles of the initiating/initiated,
in a currently contradictory fashion, under a ge-neric and lengthy student phase, deprived of its
own sociological markers, prolonging the thresh-old condition of this phase of life.
Compartilhar