Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10019
Title: Pesquisa Nacional sobre o uso de crack: quem são os usuários de crack e/ou similares do Brasil? quantos são nas capitais brasileiras?
Authors: Bastos, Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro
Bertoni, Neilane
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: O fenômeno do uso do crack no Brasil trouxe desafios ao poder público e aos dispositivos voltados para a questão das drogas, especialmente aos serviços de saúde, segurança pública e assistência social. Nesse cenário, como parte de uma estratégia nacional, foi implementado pelo Governo Federal o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, por meio do Decreto n°. 7.179 de 20 de maio de 2010, alterado pelo decreto 7.637 de 08 de dezembro de 2011, que instituiu o Programa Crack, é possível vencer, apoiado em três eixos estruturantes de cuidado, autoridade e prevenção. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Ministério da Justiça (MJ), instância responsável por coordenar a implementação da Política Nacional sobre Drogas (PNAD), tem atuado de forma a garantir e ampliar a disponibilidade de informações científicas atualizadas sobre o tema. O conhecimento disponível acerca dos padrões, práticas e comportamentos tradicionalmente associados ao consumo das demais drogas demonstrou-se insuficiente para o trato das peculiaridades observadas na população usuária de cocaína fumada – o crack. Cientes dessa situação, a SENAD e a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) idealizaram essa ampla investigação, composta por exploração etnográfica das cenas de uso e inquérito epidemiológico, de abrangência nacional, com o propósito de delinear o perfil dos usuários de crack. Ademais, a metodologia de pesquisa empregada possibilitou, ainda, estimar a proporção e a distribuição geográfica dessa população nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Os dados que se apresentam foram o resultado de um estudo corajoso que, isento de afirmações largamente veiculadas, se investiu de alto rigor e inovação científicos e buscou acessar a informação de maneira apropriada, aliando métodos de verificação direta e indireta para conhecer em profundidade e descrever as características dessa população de usuários de crack. Diante das evidências aqui apresentadas, se almeja o incremento das políticas públicas sobre drogas, com enfoque direcionado às demandas específicas para a questão emergente do crack, especialmente por serviços de cuidado e saúde, convergindo e integrando esforços intersetoriais do Governo, em suas três esferas federativas e da sociedade em uma perspectiva de responsabilidade compartilhada.
keywords: Cocaína
Inquéritos epidemiológicos
Transtornos relacionados ao uso de substâncias
Crack
DeCS: Cocaína
Cocaína Crack
Issue Date: 2014
Publisher: ICICT/FIOCRUZ
Citation: BASTOS, Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro; BERTONI, Neilane (Org.). Pesquisa Nacional sobre o uso de crack: quem são os usuários de crack e/ou similares do Brasil? quantos são nas capitais brasileiras? Rio de Janeiro: ICICT, 2014.
Description: Gostaríamos de agradecer à Dra. Paulina do Carmo Arruda Vieira Duarte, titular da SENAD, ao final do segundo mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocasião em que a proposta inicial da presente pesquisa foi formulada, assim como a equipe da SENAD à época, na pessoa do então diretor de Projetos Estratégicos e Assuntos Internacionais, Vladimir de Andrade Stempliuk, assim como Cejana Brasil Cirilo Passos, que acompanhou a pesquisa desde a sua concepção inicial, até a finalização da presente publicação.
ISBN: 9788562454059
Copyright: open access
Organisers : Bastos, Francisco Inácio Pinkusfeld Monteiro
Bertoni, Neilane
Appears in Collections:ICICT - Livros Publicados

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UsoDeCrack.pdf50.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.