Autor | Costa, José Roberto Bittencourt | |
Autor | Romano, Valéria Ferreira | |
Autor | Costa, Rosane Rodrigues | |
Autor | Gomes, Andréia Patrícia | |
Autor | Alves, Luiz Anastácio | |
Autor | Batista, Rodrigo Siqueira | |
Data de acesso | 2015-05-04T16:34:32Z | |
Data de disponibilização | 2015-05-04T16:34:32Z | |
Data do publicação | 2014 | |
Citação | COSTA, José Roberto Bittencourt et al. A Transformação Curricular e a Escolha da Especialidade Médica. Rev. bras. educ. med., v.38, n.1, p.47-58, 2014. | pt_BR |
ISSN | 0100-5502 | pt_BR |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/10168 | |
Resumo | A reforma curricular implantada em 2005 no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário
Serra dos Órgãos (Unifeso) com a utilização das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no
caso a aprendizagem baseada em problemas (ABP), e com a passagem pela Unidade Básica de Saúde
da Família (UBSF) desde os primeiros períodos pode influenciar a trajetória de formação profissional
de seu estudante? Para responder a esta questão — objetivo deste estudo —, procedeu-se a uma pesquisa
qualitativa com os discentes matriculados no quinto período do curso, por meio de entrevistas,
as quais foram categorizadas e analisadas. Os resultados evidenciaram significativa receptividade ao
novo modelo curricular, pelo entendimento de que este é capaz de suscitar novas reflexões dirigidas à
futura prática do estudante, e, igualmente, ao conceito de saúde e ao processo de adoecimento. Verificou-
se, ainda, que a opção precoce por uma especialidade, expressa pela maior parte dos entrevistados,
não foi alterada sob o novo currículo e que a formação do médico como generalista ou médico de família
é ainda pouco valorizada. | pt_BR |
Idioma | por | pt_BR |
Editor | Associação Brasileira de Educação Médica | pt_BR |
Direito Autoral | open access | |
Palavras-chave | Escolha da Profissão | pt_BR |
Palavras-chave | Saúde da Família | pt_BR |
Palavras-chave | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
Palavras-chave | Educação Médica | pt_BR |
Palavras-chave | Estudantes de Medicina | pt_BR |
Título | A Transformação Curricular e a Escolha da Especialidade Médica | pt_BR |
Título | The Transformation to the Medical Curriculum and Choosing a Medical Specialization | pt_BR |
Tipo do documento | Article | |
DOI | 10.1590/S0100-55022014000100007 | pt_BR |
Resumo em Inglês | This paper asks whether the curriculum change implemented in 2005 to the Centro Universitário
Serra dos Órgãos (Unifeso) Undergraduate Medical Course may influence the course of its students’
vocational training, through its active teaching and learning methodologies, such as problem-based
learning (PBL) and the students’ passage through the Primary Care Unit (PCU) in the early years of
the course. To answer this objective question, qualitative research was carried out on medical students
in the fifth semester, by means of interviews which were categorized and later analyzed. The results
showed significant receptivity to the new curriculum model, due to the understanding that such a
model is able to inspire new reflections on future student practice and also on the concept of health and
the process taken by illnesses. The study also showed that the early option to choose a particular specialization
— taken up by the majority of respondents — had not changed under the new curriculum
and that the training of medical practitioners or family physicians is still poorly regarded. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, Rio de Janeiro, RJ, Brasil | pt_BR |
Afiliação | Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, MG, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Afiliação | Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, MG, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Choice of Specialization | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Medical Students | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Family Health | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Problem-Based Learning | pt_BR |
Palavras-chave em inglês | Medical Education | pt_BR |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 03 Saúde e Bem-Estar | |
xmlui.metadata.dc.subject.ods | 04 Educação de qualidade | |