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- IOC - Artigos de Periódicos [12339]
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Show full item recordA Transformação Curricular e a Escolha da Especialidade Médica
THE TRANSFORMATION TO THE MEDICAL CURRICULUM AND CHOOSING A MEDICAL SPECIALIZATION
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, MG, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, MG, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal de Viçosa. Minas Gerais, MG, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A reforma curricular implantada em 2005 no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário
Serra dos Órgãos (Unifeso) com a utilização das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no
caso a aprendizagem baseada em problemas (ABP), e com a passagem pela Unidade Básica de Saúde
da Família (UBSF) desde os primeiros períodos pode influenciar a trajetória de formação profissional
de seu estudante? Para responder a esta questão — objetivo deste estudo —, procedeu-se a uma pesquisa
qualitativa com os discentes matriculados no quinto período do curso, por meio de entrevistas,
as quais foram categorizadas e analisadas. Os resultados evidenciaram significativa receptividade ao
novo modelo curricular, pelo entendimento de que este é capaz de suscitar novas reflexões dirigidas à
futura prática do estudante, e, igualmente, ao conceito de saúde e ao processo de adoecimento. Verificou-
se, ainda, que a opção precoce por uma especialidade, expressa pela maior parte dos entrevistados,
não foi alterada sob o novo currículo e que a formação do médico como generalista ou médico de família
é ainda pouco valorizada.
Abstract
This paper asks whether the curriculum change implemented in 2005 to the Centro Universitário
Serra dos Órgãos (Unifeso) Undergraduate Medical Course may influence the course of its students’
vocational training, through its active teaching and learning methodologies, such as problem-based
learning (PBL) and the students’ passage through the Primary Care Unit (PCU) in the early years of
the course. To answer this objective question, qualitative research was carried out on medical students
in the fifth semester, by means of interviews which were categorized and later analyzed. The results
showed significant receptivity to the new curriculum model, due to the understanding that such a
model is able to inspire new reflections on future student practice and also on the concept of health and
the process taken by illnesses. The study also showed that the early option to choose a particular specialization
— taken up by the majority of respondents — had not changed under the new curriculum
and that the training of medical practitioners or family physicians is still poorly regarded.
Keywords in Portuguese
Escolha da ProfissãoSaúde da Família
Aprendizagem Baseada em Problemas
Educação Médica
Estudantes de Medicina
Keywords
Choice of SpecializationMedical Students
Family Health
Problem-Based Learning
Medical Education
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