Browsing by Subject "Aprendizagem Baseada em Problemas"
Now showing items 1-16 of 16
-
Análise de perfil de egressos dos cursos autoinstrucionais em saúde da pessoa idosa da secretaria executiva da UNA-SUS
| Date Issued: 2019Objetivo: descrever a construção de estratégias educacionais e o perfil dos egressos dos dois primeiros cursos autoinstrucionais do Programa de Qualificação em Saúde da Pessoa Idosa (PQSPI). Método: análise descritiva do ... -
Aprendizagem baseada em problemas e em casos investigativosconstruindo e avaliando possibilidades de implementação no Ensino Médio
| Date Issued: 2015Os resultados de indicadores da qualidade da educação tem se tornado motivo de preocupação para o Ministério da Educação (MEC), que vem tomando iniciativas como o Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI). O ProEMI busca ... -
Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de Medicina: uma revisão bibliográfica
| Date Issued: 2009Este artigo analisa estudos que comparam a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação médica com o desenvolvimento de currículo tradicional de Medicina. O desenho metodológico, caracterizado como uma ... -
Concepções e práticas pedagógicas na formação de técnicos em enfermagem na Escola Técnica do SUS de Mato Grosso do Sul
| Date Issued: 2019Esta dissertação tem como objetivo central apreender as concepções e práticas pedagógicas que norteiam os cursos técnicos em enfermagem da Escola Técnica do SUS do ponto de vista tanto da proposta curricular quanto da ação ... -
Desenvolvimento e avaliação de estratégias cooperativas de ensino de Biociências para alunos de um Pré-Vestibular Social
| Date Issued: 2014Na aprendizagem cooperativa os estudantes se organizam em pequenos grupos estruturados a fim de atingir um objetivo comum a todos. A eficácia da aprendizagem cooperativa em sala de aula tem sido objeto de diversos estudos ... -
Efeito de ação educativa participativa no conhecimento de professores do ensino básico sobre malária
| Date Issued: 2011OBJETIVO: Descrever uma estratégia educativa participativa de construção de conhecimentos relacionados à malária entre professores em um município altamente endêmico. MÉTODOS: Foi feito um estudo observacional. Um curso ... -
Ensino de Ciências no interior da Bahia: propostas e ações envolvendo aulas práticas e a metodologia da problematização com o arco de Maguerez
| Date Issued: 2014O ensino de ciências ainda carece de abordagens práticas que permitam aos alunos a compreensão da natureza e de seus processos de forma contextualizada. Este ensino pode contribuir para diminuir as diferenças, inclusive ... -
Genética e questões bioéticas: possibilidades e desafios para o Ensino médio
| Date Issued: 2021Os progressos científicos e as inovações tecnológicas evidenciam a necessidade de se discutir como a sociedade deve lidar com o uso de novas técnicas, práticas e formas de ver o mundo. Reconhecendo-se a escola como espaço ... -
Museus que aprendem? : A itinerância e a coprodução de conhecimentos na fronteira entre Ciência e Sociedade
| Date Issued: 2022As práticas itinerantes desenvolvidas por museus e centros de ciência urgem por uma agenda de pesquisa que coloque a itinerância como o fenômeno central a ser estudado, com referenciais próprios, capazes de iluminar, ... -
"S.O.S - Operação: Salve Quem Puder": uma ferramenta para popularização da educação ambiental
| Date Issued: 2022Nos últimos anos, o Brasil, país megadiverso biologicamente e com dimensões continentais, vem passando por diversos eventos de perda de biodiversidade. Apesar da regulamentação das medidas de preservação e conservação, ... -
(Trans) Formação da educação médica: é possível mudar o perfil do egresso com base em modificações no método de ensino-aprendizagem?
| Date Issued: 2011Esta tese é constituída por cinco artigos científicos que abordam as transformações contemporâneas da educação médica e focalizam na pergunta da possibilidade de mudança do perfil do egresso com base em modificações ... -
A Transformação Curricular e a Escolha da Especialidade Médica
| Date Issued: 2014A reforma curricular implantada em 2005 no curso de graduação em Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) com a utilização das metodologias ativas de ensino-aprendizagem, no caso a aprendizagem baseada ... -
Uso do design thinking e da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia na criação de recurso educacional aberto para falar de tuberculose na infância
| Date Issued: 2022Introdução: A tuberculose (TB), em suas formas latente e ativa, é uma doença com alta relevância na saúde pública, responsável por 10 milhões de casos/ano e pela morte de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo. Crianças e ...