Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49357
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
GENÉTICA E QUESTÕES BIOÉTICAS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO MÉDIO
Genética
Ensino Fundamental e Médio
Aprendizagem Baseada em Problemas
Machado, Maria Helena | Date Issued:
2021
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os progressos científicos e as inovações tecnológicas evidenciam a necessidade de se discutir como a sociedade deve lidar com o uso de novas técnicas, práticas e formas de ver o mundo. Reconhecendo-se a escola como espaço de debates acerca da bioética, em virtude de o desenvolvimento do conhecimento e tecnologias na área da genética, das últimas décadas, impactarem as condições da vida humana, o objetivo desta tese foi discutir a importância da bioética no campo da genética para o Ensino Médio. Para tanto, pesquisaram-se, por meio da análise de conteúdo, documentos curriculares da educação básica e vinte livros didáticos de dez coleções, para compreensão das abordagens sobre as questões bioéticas no âmbito da genética. Na sequência, professores de Biologia de duas escolas públicas, localizadas em Pinheiral-RJ foram entrevistados a fim de investigar as práticas educativas sobre temas polêmicos no ensino de genética. Foram analisados, também, os conhecimentos dos alunos das turmas acompanhadas na pesquisa sobre genética e bioética. Por fim, elaborou-se uma proposta didática à luz da aprendizagem baseada em problemas, buscando-se evidenciar potencialidades e limites sobre o debate bioético no campo da genética. Concluiu-se que os PCNEM, referentes ao ano de 2002, dão mais ênfase às questões bioéticas no ensino de genética do que a BNCCEM, relativo ao ano de 2018, e que onze dos vinte livros didáticos pesquisados abordam as questões bioéticas, mas de maneira tímida, além de não haver propostas metodológicas para abordagem da temática. Docentes apontaram dificuldades em mediar o debate considerando a temática incipiente em livros didáticos e a grade curricular, o que se reflete na fala dos alunos sobre o tema, pois, embora eles tenham curiosidade sobre os avanços da genética, apresentam imprecisão conceitual sobre tais avanços e falta de conhecimento sobre bioética. Sugere-se a necessidade de implementação de novas abordagens nas aulas de Biologia que contemplem a conquista da autonomia crítica e moral do aluno. Esperase, assim, contribuir para o debate sobre a bioética e avanços da genética por meio da proposta de abordagem direta, e discussão de casos, para aproximar tal debate ao cotidiano do estudante.
Abstract
Scientific progress and technological innovations highlight the need to discuss how society should deal with the use of new techniques, practices and ways of considering the world. Recognizing this choice as a space for debates concerning bioethics, due to the fact that the development of knowledge and technologies in the field of genetics during the last decades has impacted human conditions, the aim of this thesis was to discuss the importance of bioethics in the field of high school genetics. To this end, curriculum documents for basic education and 20 textbooks from 10 collections were researched through a content analysis in order to understand bioethical issue approaches in a genetics context. Subsequently, Biology professors from two public schools located in Pinheirаl-RJ were interviewed in order to investigate educational practices on controversial topics in genetics teaching. Student knowledge within the assessed groups оn research in genetics аnd bioethics wаѕ аlѕο analyzed. Finally, a didactic proposal was developed in the light of problems-based learning, seeking to highlight the potential and limitations of the bioethical debate in the field of genetics. It was concluded that the PCNEM for 2002 placed more emphasis on bioethical issues in the teaching of genetics than the BNCCEM for 2018, and that 11 of the 20 surveyed textbooks address bioethical issues, but very timidly. Furthermore, no methodological proposals for approaching the theme were noted. Teachers pointed out that it is difficult to measure the debate considering the incipient theme in textbooks and the curriculum, which is reflected in the students, discourse on the theme, since, although they are curious about genetics advances, they present conceptual inaccuracies on the subject and lack bioethics knowledge. A need to implemente new approaches in Biology classes that contemplate the achievement of critical and moral student autonomy is, therefore, noted. We hope, therefore, to contribute to the debate on bioethics and genetic approaches through the proposal of a direct approach and case discussions to approach daily student lives.
Keywords in Portuguese
BioéticaGenética
Ensino Fundamental e Médio
Aprendizagem Baseada em Problemas
Share