Please use this identifier to cite or link to this item: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49357
Title: Genética e questões bioéticas : possibilidades e desafios para o Ensino médio
Advisor: Meirelles, Rosane Moreira Silva de
Authors: Machado, Maria Helena
Affilliation: Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract: Os progressos científicos e as inovações tecnológicas evidenciam a necessidade de se discutir como a sociedade deve lidar com o uso de novas técnicas, práticas e formas de ver o mundo. Reconhecendo-se a escola como espaço de debates acerca da bioética, em virtude de o desenvolvimento do conhecimento e tecnologias na área da genética, das últimas décadas, impactarem as condições da vida humana, o objetivo desta tese foi discutir a importância da bioética no campo da genética para o Ensino Médio. Para tanto, pesquisaram-se, por meio da análise de conteúdo, documentos curriculares da educação básica e vinte livros didáticos de dez coleções, para compreensão das abordagens sobre as questões bioéticas no âmbito da genética. Na sequência, professores de Biologia de duas escolas públicas, localizadas em Pinheiral-RJ foram entrevistados a fim de investigar as práticas educativas sobre temas polêmicos no ensino de genética. Foram analisados, também, os conhecimentos dos alunos das turmas acompanhadas na pesquisa sobre genética e bioética. Por fim, elaborou-se uma proposta didática à luz da aprendizagem baseada em problemas, buscando-se evidenciar potencialidades e limites sobre o debate bioético no campo da genética. Concluiu-se que os PCNEM, referentes ao ano de 2002, dão mais ênfase às questões bioéticas no ensino de genética do que a BNCCEM, relativo ao ano de 2018, e que onze dos vinte livros didáticos pesquisados abordam as questões bioéticas, mas de maneira tímida, além de não haver propostas metodológicas para abordagem da temática. Docentes apontaram dificuldades em mediar o debate considerando a temática incipiente em livros didáticos e a grade curricular, o que se reflete na fala dos alunos sobre o tema, pois, embora eles tenham curiosidade sobre os avanços da genética, apresentam imprecisão conceitual sobre tais avanços e falta de conhecimento sobre bioética. Sugere-se a necessidade de implementação de novas abordagens nas aulas de Biologia que contemplem a conquista da autonomia crítica e moral do aluno. Esperase, assim, contribuir para o debate sobre a bioética e avanços da genética por meio da proposta de abordagem direta, e discussão de casos, para aproximar tal debate ao cotidiano do estudante.
keywords: Bioética
Genética
Ensino Fundamental e Médio
Aprendizagem Baseada em Problemas
DeCS: Bioética
Genética
Ensino Fundamental e Médio
Aprendizagem Baseada em Problemas
Issue Date: 2021
Citation: MACHADO, Maria Helena. Genética e questões bioéticas : possibilidades e desafios para o Ensino médio. 2021. 216f. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021.
Date of defense: 2021
Place of defense: Rio de Janeiro
Department: Instituto Oswaldo Cruz
Defense institution: Fundação Oswaldo Cruz
Program: Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde
Copyright: open access
Appears in Collections:IOC - PGEBS - Teses de Doutorado
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
000247871.pdf2.8 MBAdobe PDFView/Open



FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksBibTex Format mendeley Endnote DiggMySpace

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.