Browsing IOC - PGEBS - Teses de Doutorado by Title
Now showing items 1-20 of 118
-
Acessibilidade da comunidade surda a informações sobre doenças epidêmicas ou prevalentes no Brasil: divulgação on-line para proteção à saúde e cidadania
| Date Issued: 2019O oferecimento do acesso à saúde e às informações que permitam a prevenção de doenças sem excluir as pessoas com deficiência ou que são minorias linguísticas é um objetivo primordial para alcançar uma sociedade justa. A ... -
Ação dialógica e comunicativa como referenciais para o ensino de enteroparasitoses: possibilidades e desafios no Ensino Fundamental
| Date Issued: 2017As enteroparasitoses constituem diversos problemas de saúde pública, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil, as quais apesar de serem facilmente evitadas com medidas de higiene, também dependem de fatores ... -
Ações pedagógicas para a educação ambiental: ampliando o espaço da ação docente
| Date Issued: 2015Com a crescente crise ambiental, comprometedora da sobrevivência da humanidade, é preciso preparar os indivíduos para entender e usufruir do contínuo avanço científico-tecnológico, sabendo identificar os problemas ligados ... -
Agentes de combate às endemias no Acredas histórias de vida à formação profissional
| Date Issued: 2017A designação Agentes de Combate às Endemias corresponde no Brasil a uma categoria socioprofissional legalmente regulamentada, descentralizada nos municípios do país no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentamos ... -
Alegria para a saúde:a arte da palhaçaria como proposta de tecnologia para o Sistema Único de Saúde
| Date Issued: 2009A prática da liberdade só encontra adequada expressão em uma pedagogia na qual o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se com alegria, como sujeito de sua própria destinação histórica. O ... -
Alfabetização científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de biociências: reflexões à Luz da teoria da aprendizagem significativa subversiva
| Date Issued: 2011Com o passar dos séculos o conhecimento vem crescendo intensamente, proporcionando um dos grandes desafios da sociedade atual, que é preparar indivíduos para viverem nesses contextos sociais plurais, caracterizados por ... -
Alunos, professores, pessoaso papel da subjetividade no ensino de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II
| Date Issued: 2017Apesar de pesquisadores reconhecerem há tempos a importância da subjetividade de professores e alunos no processo pedagógico as investigações em torno desta temática permanecem pouco frequentes. Dentro do campo de Ensino ... -
Análise de uma gestão integrada em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2018A Gestão Integrada da Escola (Gide) é um sistema que integra os aspectos estratégicos, políticos e gerenciais inerentes à área escolar, com foco em resultados do processo de ensino-aprendizado. A Gide é usada na rede ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Date Issued: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
A Aprendizagem Significativa da Biomecânica e da Análise Qualitativa do Movimento por professores de Educação Física
| Date Issued: 2015A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos estudantes e parece ser pouco utilizada por professores de Educação Física. Assumindo este conhecimento ... -
Autonomia para ensinar e criar: a produção de materiais didáticos na formação de professores de Química no Instituto Federal do Espírito Santo
| Date Issued: 2022Envolver licenciandos e seus professores em cenários investigativos do próprio fazer docente potencializa a formação sintonizada com posturas transformadoras da realidade, integrando teoria e prática. Nesta Tese, apresentamos ... -
Avaliação dos resultados do programa de indução à pesquisa em saúde "Fiocruz-CAPES-Brasil Sem Miséria"
| Date Issued: 2020Trata-se de uma pesquisa avaliativa que teve como objeto de estudo o programa de indução à pesquisa em saúde, fruto de uma cooperação tripartite entre a Fundação Oswaldo Cruz, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
A bidocência no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
| Date Issued: 2020Este estudo tem como foco de investigação a prática da bidocência como estratégia metodológica para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como seus efeitos nas relações pedagógicas e na qualidade ... -
Biomonitoramento das águas: estratégias para prática de ensino
| Date Issued: 2011O estudo, realizado no período 2007-2010, teve como objetivo desenvolver e avaliar recursos didáticos para atividades de ensino voltadas a formação de recursos humanos na área de biomonitoramento das águas para estudantes ... -
Biossegurança On-lineuma proposta de sensibilização à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa
| Date Issued: 2015Com o advento das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), modelos alternativos de ensino e aprendizagem têm sido propostos na modalidade de educação a distância (EaD), via internet, focalizados em situações ... -
Cidadania Ambiental em Cenas: fundamentos para uma proposta de ensino da Ficção ao Mundo Empírico
| Date Issued: 2019A nossa experiência com cinema, principalmente de Ficção Científica (FC), nas escolas por meio de estratégias de ensino como \201CBiologia no Cinema: da evolução à ecologia\201D, nos serve de base \201Cprática\201D para o ... -
CienciArte como ferramenta no atendimento a estudantes superdotados
| Date Issued: 2023A superdotação está profundamente associada à evolução do conceito de inteligência que pode ser observado à luz de quatro vertentes teóricas: a psicométrica, a desenvolvimentista, a sociocultural e a cognitivista. Esta ... -
Ciência e arte: reflexões e metodologias para análise de produções em pesquisa e ensino num campo emergente no Brasil
| Date Issued: 2021Este trabalho apresenta um estudo sobre o campo acadêmico “CienciArte” apoiado em um levantamento sobre alumni de Programas da Área de Ensino no Brasil e seus produtos, buscando referenciais teóricos e práticos, promovendo ... -
Ciência, arte e cidadania: inovações em ensino e saúde evidenciadas pela cartografia de uma rede emergente
| Date Issued: 2022O que vem em nossa mente quando falamos em rede? Conexões? Agrupamentos sociais que tem algo em comum? Essas perguntas nos conduziram ao aporte de autores que estudam redes, tais como Baran, Downes, Siemens, Lévy, Carvalho, ...