Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS)

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde tem como finalidade contribuir para uma efetiva apropriação social do conhecimento nas áreas de ensino formal e não formal em biociências e saúde, por meio da formação de docentes com vivência em pesquisa, e de pesquisadores, de alto nível científico, autônomos e inovadores, capazes de formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisas, novas metodologias e produtos para o ensino em biociências e saúde.
Saiba mais sobre o PGEBS em: http://pgebs.ioc.fiocruz.br/Collections in this community
Recent Submissions
-
Retratos do ensino de Ciências: (des)construções entre a educação ambiental crítica e a metodologia artística de pesquisa em educação baseada em fotografia
| Date Issued: 2022Para a educação ambiental, a fotografia pode ser um recurso empregado em atividades na educação básica, com a utilização de imagens reais, de aspectos relacionados ao ser humano. O objetivo desta tese foi investigar o uso ... -
Estratégia de promoção da saúde para o enfrentamento da pandemia da covid-19: produção de vídeos educativos sobre técnicas adaptadas de meditação da mente plena (mindfulness) para líderes comunitários e seus membros
| Date Issued: 2022Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são hoje uma grande realidade na rede de atenção à saúde pública no Brasil. Entende-se por PICS todas as atividades devidamente regulamentadas e inseridas ... -
A pandemia de COVID-19: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras
| Date Issued: 2022A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como ... -
Planejamento instrucional para integração do conteúdo, pedagogia e tecnologia na educação a distância : um estudo de caso no ensino de química geral para estudantes de licenciatura em ciências biológicas
| Date Issued: 2022A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo exponencialmente com o avanço das tecnologias da informação e comunicação. Neste contexto, a integração da tecnologia com as práticas pedagógicas torna-se ... -
A participação da mulher no movimento operário de Volta Redonda: uma perspectiva da educação popular em diálogo com a CienciArte e a pesquisa baseada em artes
| Date Issued: 2022O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada a partir de narrativas de mulheres que participaram do movimento operário de Volta Redonda, por meio da identificação de características dessa participação, durante ... -
A arte nas publicações científicas no ensino de ciências e nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental da educação básica
| Date Issued: 2022O ensino de ciências contribui para uma formação mais completa dos indivíduos e se faz presente no Brasil desde o século XIX. Apesar de sua longa trajetória o ensino bancário ainda é o método mais utilizado em sala de aula, ... -
Escola promotora de saúde e cidadania: ações de divulgação científica e prevenção das hepatites virais
| Date Issued: 2022A escola, seus profissionais e as ações pedagógicas são pilares fundamentais para fomentar uma sociedade crítica e emancipada. Este espaço também se revela favorável para a promoção da saúde e para a popularização e ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Date Issued: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
Prevenção ao uso de drogas no espaço escolar: possibilidades para a formação de professores da educação básica pela perspectiva contra-hegemônica
| Date Issued: 2022A tese discute a prevenção ao uso de drogas que pode ser realizada no espaço escolar mediante um estudo realizado com docentes da Rede Municipal de Educação de Cariacica, município do estado do Espírito Santo. Ante a ... -
Os mediadores da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seus desafios diante da pandemia (SARS-CoV-2)
| Date Issued: 2022O uso da mediação humana em Museus e centros de ciência e tecnologia, tem se tornado cada dia mais comum e diversos estudos apontam a mediação humana como sendo de extrema importância no cotidiano destes espaços. O mediador ... -
A Trajetória Conceitual da Deficiência Intelectual e a Prática Pedagógica
| Date Issued: 2022A presente pesquisa bibliográfica pautada na matriz histórico-cultural,descreve a evolução conceitual da Deficiência Intelectual (DI), considerando as suas repercussões na prática pedagógica. Especificamente, apresenta as ... -
Oficina dialógica de narrativas literárias: articulações entre a abordagem Cienciarte e a pesquisa baseada em artes para a promoção da saúde
| Date Issued: 2022O presente estudo investigou a integração da abordagem CienciArte e Pesquisa Baseada em Artes aplicada ao ensino em biociências e saúde, se desdobrando em intervenções em promoção da saúde. Salienta-se que infelizmente, ... -
Integração entre tecnologias digitais e anatomia: a construção de práticas pedagógicas alicerçadas nas metodologias ativas
| Date Issued: 2022Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de Anatomia Humana é romper com a tendência tradicionalista de abordar os conteúdos de forma descritiva, conteudista e com um grande volume de informações que devem ser ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
Banco Fiocruz Imagens e suas potencialidades de interfaces com o ensino e a divulgação científica
| Date Issued: 2022A imagem ao longo dos tempos é uma forma de expressão que pode ilustrar nosso pensamento, transmitir informações e ser mediadora na apropriação do nosso conhecimento. Inicialmente elaborado em resposta às demandas interna ... -
Facilitação educativa em Tuberculose baseada na abordagem centrada na pessoa para adolescentes afetados pela doença
| Date Issued: 2022A tuberculose (TB) continua sendo uma das principais causas de mortalidade no mundo e os adolescentes são um grupo frequentemente negligenciado nas agendas de pesquisa e estratégias de controle da TB. Os adolescentes têm ... -
Recurso didático sobre mamíferos: elaboração de um jogo a partir das concepções de alunos do 7º ano de uma escola pública
| Date Issued: 2022Os processos de ensino-aprendizagem devem ter como um dos objetivos despertar o interesse dos estudantes para os temas que fazem parte dos conteúdos abordados. Diferentes recursos pedagógicos podem ser utilizados na prática ... -
Poluição Ambiental desfocada: percepções de Educadores de Ciências e Biologia e uma nova perspectiva para ensinar
| Date Issued: 2022A Poluição Ambiental é um dos principais impactos ambientais com foco nas consequências do fenômeno para os seres vivos, atingindo todo o planeta. O entendimento global do efeito da poluição é dificultado, devido a estrutura ... -
Terminalidade Específica e as Implicações para o Ensino Inclusivo no Contexto dos Institutos Federais
| Date Issued: 2022A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enquanto promotora de inclusão e do acesso ao ensino de ciências, tem se apresentado desafiadora para toda a comunidade acadêmica. As ações inclusivas para a permanência dos ... -
Educação Inclusiva e Formação de Professores: gênese, análise e discussão de um curso de extensão
| Date Issued: 2022As discussões acerca da inclusão escolar envolvem inúmeras outras, não se tratando de um processo isolado, mas com implicações amplas nos campos político, cultural, econômico e social. Do ponto de vista do processo de ...