Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS)

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Biociências e Saúde tem como finalidade contribuir para uma efetiva apropriação social do conhecimento nas áreas de ensino formal e não formal em biociências e saúde, por meio da formação de docentes com vivência em pesquisa, e de pesquisadores, de alto nível científico, autônomos e inovadores, capazes de formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisas, novas metodologias e produtos para o ensino em biociências e saúde.
Saiba mais sobre o PGEBS em: http://pgebs.ioc.fiocruz.br/Collections in this community
Recent Submissions
-
À luz da evolução: uma análise do conteúdo de genética em livros didáticos das coleções de ciências da natureza no PNLD 2021
| Date Issued: 2023A legislação que rege o Ensino Médio estabelece a vigência da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com descrição de habilidades específicas para os estudantes, não só relacionadas à sua formação, mas também aos conteúdos ... -
O conceito de saúde integral ou holística na ótica de docentes e discentes em uma escola de educação básica confessional
| Date Issued: 2024O conceito de saúde construído pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1946, declara saúde como "estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença ou incapacidade”, inserindo mais ... -
Augusto dos Anjos e Primo Levi: possíveis diálogos literários/científicos para o ensino de química
| Date Issued: 2024A Química é uma disciplina muito importante para um melhor entendimento do mundo, porém, muitos educandos têm dificuldade em relacionar os conteúdos dessa ciência com o próprio cotidiano, pois há um estímulo para decorar ... -
Análise de continuidades e descontinuidades na trajetória de egressos do Programa de Vocação Científica e do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura da Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2024Considera-se que a experiência em qualquer programa educacional não formal visando uma experiência de profissionalização - como é o caso do Programa de Vocação Cientifica (Provoc) e o Projeto Trabalho, Ciência e Cultura ... -
Experiências de ensino sobre os resíduos sólidos na educação básica brasileira à luz da educação ambiental crítica: uma revisão integrativa
| Date Issued: 2024Nos últimos anos, os problemas ambientais têm cada vez mais recebido atenção mundial e a gestão dos resíduos sólidos representa uma das questões ambientais prioritárias. Segundo o Banco Mundial, a humanidade produziu 2,01 ... -
O Proenfis, a sala de aula e o ensino de física
| Date Issued: 2024Nesta tese, investigamos o impacto da participação de professores em um grupo de pesquisa na sua prática em sala de aula. O grupo de pesquisa em foco, denominado Proenfis, oferece um ambiente propício para essa investigação, ... -
Aplicação e avaliação da metodologia investigativa em uma escola de ensino fundamental no município de Mesquita na Baixada Fluminense
| Date Issued: 2020Acesso ao conhecimento científico é um direito de todos os cidadãos e só pode ser alcançado em uma sociedade que preza por educação universal e de qualidade que esteja comprometida com o desenvolvimento humano. O ensino ... -
A relação ciência & arte nos livros didáticos de arte do ensino médio da educação básica
| Date Issued: 2021A busca pela junção da ciência e da arte com vistas à criação de um novo campo interdisciplinar denominado de "Artscience", "Arteciencia" ou "CienciArte" vem crescendo ao longo das décadas. Estudiosos têm se debruçado sobre ... -
As redes sociais e o letramento científico: identificação crítica de fake news por estudantes universitários em tempos de pandemia
| Date Issued: 2023Profissionais de saúde e estudantes universitários da área da saúde possuem um papel importante no enfrentamento à desinformação. A maneira como falam sobre ciência e entendem a sua importância na disseminação das informações ... -
Três Dom Quixotes contra um moinho de vento: trajetórias de licenciados em física com deficiência visual
| Date Issued: 2024O ensino de Física para pessoas com deficiência visual já é uma realidade nas Universidades brasileiras. Buscando compreender como vem ocorrendo a inclusão desse público na graduação em Física, o estudo conduzido investiga, ... -
Ensino sobre mudanças climáticas nas mídias digitais: análise e divulgação científica
| Date Issued: 2024As mudanças climáticas causadas pelo avanço tecnológico e pelo modelo capitalista vigente estão tornando eventos extremos cada vez mais frequentes. Dessa forma, a presente pesquisa teve como principal objetivo analisar o ... -
Avaliação da contribuição do protagonismo de estudantes de uma escola da rede pública na proposição de ações educativas na sensibilização sobre arboviroses sob a perspectiva sociedade-ambiente-saúde
| Date Issued: 2024Entende-se que Educação Ambiental está diretamente relacionada à Educação em Saúde e à possibilidade de construção de vida com qualidade. A palavra ambiente evidencia as relações que os seres humanos mantêm com seus contextos ... -
A formação de mediadores para o atendimento do público autista em museus e centros de ciências
| Date Issued: 2024Os mediadores de museus e centros de ciências são os principais responsáveis pelo elo comunicativo entre o público e as exposições e experiências apresentadas nesses espaços científico-culturais. Entretanto, pesquisas ... -
A prática docente por meio do livro "Minha amiga piolhenta" e a perspectiva socioantropológica da pediculose na escola
| Date Issued: 2024Este trabalho de dissertação apresenta a perspectiva socioantropológica da pediculose de professores de uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro, assim como uma formação em ensino de ciências por investigação para ... -
Práticas integrativas e complementares em saúde com CienciArte para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso para orientar práticas educacionais
| Date Issued: 2024Essa tese realizou pesquisa para orientação de prática educacional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde -PICS- para crianças e adolescentes em espaço de Educação não formal e, potencialmente, em escolas da ... -
Filosofia escolar saudável: por um ensino holístico e transdisciplinar
| Date Issued: 2024A maneira como a Filosofia é ensinada na escola não contempla a saúde, o que constitui uma lacuna na relação filosofia-ensino-saúde. A presente tese procura responder à seguinte pergunta de investigação: Como o ensino da ... -
Desenvolvimento de processos de gamificação como estratégia de apoio pedagógico em citopatologia e avaliação segundo a teoria da autodeterminação
| Date Issued: 2024O câncer cervical é uma das principais causas de morte em todo o mundo, e sua detecção precoce tem como marco crucial a técnica de Papanicolaou na qual o profissional citotécnico está envolvido. O primeiro curso de formação ... -
A construção do campo da divulgação científica em espaços não formais no Brasil: contribuições de Maurice Bazin
| Date Issued: 2024A divulgação científica é um campo recente no Brasil e em constante formação e, por isso, estudar a divulgação científica no país é estudar as diferentes formas pelas quais se originou e se consolidou esse campo. Para ... -
Desenvolvimento de material informativo para comunicação entre profissionais da saúde e pacientes com diagnóstico de câncer avançado em cuidados paliativos, seus familiares e cuidadores
| Date Issued: 2024Com a crescente constatação de casos no Brasil e no Mundo, as doenças crônicas e o câncer acarretam impactos para a saúde da população. Por sua vez, o diagnóstico de câncer desvela um alto potencial de morte em muitos casos ... -
Por entre vênus paleolíticas, Rubens, Botero e artistas contemporâneos: o discurso imagético gordo como alavanca de representatividade e saúde na escola
| Date Issued: 2024O preconceito e a discriminação contra os corpos gordos ainda são predominantes na sociedade contemporânea, que enaltece um corpo "sadio", atlético e magro. O gordo é visto como lerdo, propenso a doenças, incapaz, mal ...