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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69021
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidade10 Redução das desigualdades
11 Cidades e comunidades sustentáveis
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A FORMAÇÃO DE MEDIADORES PARA O ATENDIMENTO DO PÚBLICO AUTISTA EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS
Transtorno do Espectro Autista
Mediadores
Capacitação Profissional
Inclusão Social
Santos, Emanoel do Nascimento | Date Issued:
2024
Alternative title
Training explainers of sciences museums and sciences centers for serving public with autistic spectrum disorderAdvisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os mediadores de museus e centros de ciências são os principais responsáveis pelo elo comunicativo entre o público e as exposições e experiências apresentadas nesses espaços científico-culturais. Entretanto, pesquisas mostram que esses profissionais não se sentem preparados para atender pessoas com deficiência. Dentro deste contexto, temos as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que visitam museus e centros de ciências anualmente e possuem demandas próprias. Nesse cenário, esses espaços representam oportunidades para essas pessoas terem contato com arte, ciência e cultura, além de compartilharem momentos positivos com a comunidade. É importante, no cenário democrático, que os princípios de acessibilidade e inclusão sejam alcançados em todos os espaços. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é contribuir para a formação de mediadores para o atendimento direcionado a pessoas com TEA através de um curso de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, em que foi desenvolvido um curso de formação online direcionado aos mediadores de museus e centros de ciências. Participaram do estudo mediadores de espaços científico-culturais de todo o Brasil. Os dados foram coletados através de um diário de bordo e pesquisa participante, e foram analisados por meio da tematização. Os resultados mostram que a participação no curso promoveu mudanças positivas na práxis dos mediadores e que, através deles, os museus e centros de ciências podem se tornar mais acessíveis e inclusivos para o público com Transtorno do Espectro Autista. A análise, utilizando o referencial teórico dos saberes da mediação, propostos por Glória Queiroz e colaboradores, identificou que os mediadores desenvolveram diversas habilidades necessárias para atender o público com TEA nos espaços científico-culturais. Também se identificaram contribuições do curso em relação a conhecimentos legislativos e éticos de atendimento a esse público. A utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas como estratégia instrucional para o curso foi bem-sucedida para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos e foi bem acolhida pelos estudantes que participaram da iniciativa. Espera-se, com esse trabalho, uma mudança de panorama e mentalidade não só dos mediadores que participaram do curso, mas também dos museus e centros de ciências onde eles trabalham, e que essa pesquisa seja um primeiro passo para contribuições e mudanças positivas e profundas no que diz respeito à inclusão dentro dos espaços científico-culturais para a comunidade autista.
Abstract
Mediators at museums and science centers are mainly responsible for the communicative link between the public and the exhibitions and experiences presented in cultural scientific spaces. However, research shows that these professionals do not feel prepared to care for people with disabilities. Within this context, we have people with Autism Spectrum Disorder who visit museums and science centers annually and have their own demands. In this scenario, these spaces represent opportunities for people to have contact with art, science and culture and to share positive moments with the community. It is important within the democratic scenario that the principles of accessibility and inclusion are achieved in all spaces. Therefore, the objective of this work is to promote attitudinal changes in museums and science centers through the training of mediators in the context of care aimed at people with ASD. This is qualitative, exploratory and field research in which an online training course was developed aimed at mediators of museums and science centers. Mediators from scientific and cultural spaces from all over Brazil participated in the study. Data were collected through a logbook and participant research and were analyzed through thematization (FONTOURA,2011). The results show that participation in the course promoted positive changes in the mediators' praxis, and that through them museums and science centers can be influenced to make their spaces more accessible and inclusive for the public with Autism Spectrum Disorder. The analysis using the theoretical framework of mediation knowledge proposed by Glória Queiroz and collaborators identified that mediators developed several skills necessary to serve the public with ASD in cultural scientific spaces. Contributions of the course were also identified in relation to legislative and ethical knowledge of serving this public. The use of Problem-Based Learning as an instructional strategy for the course was successful in achieving the proposed learning objectives and was well received by the students who participated in the initiative. It is hoped that this work will bring about a change of outlook and mentality not only among the mediators who participated in the course, but also the museums and science centers where they work, and that this research will be a first step towards positive and profound contributions and changes in what concerns inclusion within cultural scientific spaces for the autistic community.
Keywords in Portuguese
Museus e Pessoas com DeficiênciaTranstorno do Espectro Autista
Mediadores
Capacitação Profissional
Inclusão Social
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