Browsing Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS) by Title
Now showing items 1-20 of 280
-
Acessibilidade da comunidade surda a informações sobre doenças epidêmicas ou prevalentes no Brasil: divulgação on-line para proteção à saúde e cidadania
| Date Issued: 2019O oferecimento do acesso à saúde e às informações que permitam a prevenção de doenças sem excluir as pessoas com deficiência ou que são minorias linguísticas é um objetivo primordial para alcançar uma sociedade justa. A ... -
Ação dialógica e comunicativa como referenciais para o ensino de enteroparasitoses: possibilidades e desafios no Ensino Fundamental
| Date Issued: 2017As enteroparasitoses constituem diversos problemas de saúde pública, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil, as quais apesar de serem facilmente evitadas com medidas de higiene, também dependem de fatores ... -
Ação educativa em tuberculose envolvendo crianças e adolescentes com a forma ativa e latente da doença e seus cuidadores
| Date Issued: 2020Tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa com grande morbiletalidade em todo o mundo. A eficácia do tratamento da TB em crianças e adolescentes pode ser comprometida pela falta de informações sobre a doença, seu ... -
Ações pedagógicas para a educação ambiental: ampliando o espaço da ação docente
| Date Issued: 2015Com a crescente crise ambiental, comprometedora da sobrevivência da humanidade, é preciso preparar os indivíduos para entender e usufruir do contínuo avanço científico-tecnológico, sabendo identificar os problemas ligados ... -
Agentes de combate às endemias no Acredas histórias de vida à formação profissional
| Date Issued: 2017A designação Agentes de Combate às Endemias corresponde no Brasil a uma categoria socioprofissional legalmente regulamentada, descentralizada nos municípios do país no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Apresentamos ... -
Alegria para a saúde:a arte da palhaçaria como proposta de tecnologia para o Sistema Único de Saúde
| Date Issued: 2009A prática da liberdade só encontra adequada expressão em uma pedagogia na qual o oprimido tenha condições de, reflexivamente, descobrir-se e conquistar-se com alegria, como sujeito de sua própria destinação histórica. O ... -
Alfabetização científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de biociências: reflexões à Luz da teoria da aprendizagem significativa subversiva
| Date Issued: 2011Com o passar dos séculos o conhecimento vem crescendo intensamente, proporcionando um dos grandes desafios da sociedade atual, que é preparar indivíduos para viverem nesses contextos sociais plurais, caracterizados por ... -
Alunos, professores, pessoaso papel da subjetividade no ensino de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II
| Date Issued: 2017Apesar de pesquisadores reconhecerem há tempos a importância da subjetividade de professores e alunos no processo pedagógico as investigações em torno desta temática permanecem pouco frequentes. Dentro do campo de Ensino ... -
Analisando as motivações dos estudantes estrangeiros do Instituto Oswaldo Cruz na Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2017Observamos nas últimas décadas um aumento no trânsito internacional de estudantes de todos os níveis e nacionalidades. Alguns aspectos são relatados como facilitadores e motivadores ao intercâmbio de alunos entre países e ... -
Análise das percepções de professores e profissionais de saúde sobre práticas educativas em saúde: subsídios para a estratégia integrada de prevenção da dengue.
| Date Issued: 2012A dengue integra o conjunto de doenças negligenciadas, constituindo-se como um grave problema de saúde pública em todo o mundo, inclusive no Brasil. A abordagem dos aspectos relacionados ao processo saúde-doença é uma ... -
Análise de atividades experimentais de botânica em livros didáticos de biologia do ensino médio (PNLD 2018 e 2021) sob a perspectiva do ensino por investigação
| Date Issued: 2024O ensino de Botânica tem sido, ao longo da história do currículo brasileiro, pautado em uma metodologia tradicional e excessivamente teórica, contribuindo para que os alunos possuam dificuldade nesta temática, se distanciando ... -
Análise de continuidades e descontinuidades na trajetória de egressos do Programa de Vocação Científica e do Projeto Trabalho, Ciência e Cultura da Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2024Considera-se que a experiência em qualquer programa educacional não formal visando uma experiência de profissionalização - como é o caso do Programa de Vocação Cientifica (Provoc) e o Projeto Trabalho, Ciência e Cultura ... -
Análise de Textos e Imagens sobre Febre Amarela nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio da Educação Básica
| Date Issued: 2021A febre amarela é uma doença infecto-parasitária causada por um arbovírus, cujos vetores são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes (ciclo silvestre) e Aedes aegypti (ciclo urbano). Entre 2017 e 2018 ocorreu o maior ... -
Análise de uma gestão integrada em duas escolas estaduais do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2018A Gestão Integrada da Escola (Gide) é um sistema que integra os aspectos estratégicos, políticos e gerenciais inerentes à área escolar, com foco em resultados do processo de ensino-aprendizado. A Gide é usada na rede ... -
Análise do perfil profissional e acadêmico dos egressos dos Cursos Técnicos do Instituto Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2019A pesquisa de egressos constitui-se em recurso essencial para a avaliação do potencial de formação oferecida pelas instituições de ensino, especificamente o acompanhamento de ex-alunos do ensino profissional, por ser uma ... -
Aplicação e avaliação da metodologia investigativa em uma escola de ensino fundamental no município de Mesquita na Baixada Fluminense
| Date Issued: 2020Acesso ao conhecimento científico é um direito de todos os cidadãos e só pode ser alcançado em uma sociedade que preza por educação universal e de qualidade que esteja comprometida com o desenvolvimento humano. O ensino ... -
Aprendizagem baseada em problemas e em casos investigativosconstruindo e avaliando possibilidades de implementação no Ensino Médio
| Date Issued: 2015Os resultados de indicadores da qualidade da educação tem se tornado motivo de preocupação para o Ministério da Educação (MEC), que vem tomando iniciativas como o Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI). O ProEMI busca ... -
A aprendizagem baseada no trabalho e o seu potencial de aplicação na formação em saúde do Brasil
| Date Issued: 2023A pesquisa versa sobre a Aprendizagem Baseada no Trabalho (ABT), que é um termo com múltiplos significados e um conceito que engloba uma ampla gama de atividades, preocupações e áreas de pesquisa baseadas no trabalho. A ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Date Issued: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
A Aprendizagem Significativa da Biomecânica e da Análise Qualitativa do Movimento por professores de Educação Física
| Date Issued: 2015A Biomecânica é uma disciplina de natureza interdisciplinar, comumente percebida como de difícil compreensão pelos estudantes e parece ser pouco utilizada por professores de Educação Física. Assumindo este conhecimento ...