Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69112
ANÁLISE DE CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES NA TRAJETÓRIA DE EGRESSOS DO PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA E DO PROJETO TRABALHO, CIÊNCIA E CULTURA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Escolha Profissional
Educação Não Formal
Ensino Médio
Programa de Vocação Científica
Projeto Trabalho, Ciência e Cultura
Career Choice
Non-Formal Education
High School
Scientific Vocation Program
Work, Science and Culture Project
Erbe, Maria Elisa Lima | Date Issued:
2024
Alternative title
Analysis of continuities and discontinuities in the trajectory of graduates from the Scientific Vocation Program and the Work, Science, and Culture Project of the Oswaldo Cruz FoundationAuthor
Advisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Considera-se que a experiência em qualquer programa educacional não formal visando uma experiência de profissionalização - como é o caso do Programa de Vocação Cientifica (Provoc) e o Projeto Trabalho, Ciência e Cultura (PTCC) da Fundação Oswaldo Cruz - podem confirmar ou despertar novos interesses profissionais. No entanto, se algumas vezes os egressos destes programas optam por uma continuidade profissional na mesma linha do programa cursado, isto não ocorre sempre. Parece relevante, assim, investigar se os interesses aprofundados no programa se viabilizam de alguma forma em atividades e se eles continuam a fazer sentido na vida pessoal e profissional dos egressos. A mudança de estudantes de uma área acadêmica por outra área pode ser vista como um desperdício de recursos financeiros, principalmente quando há investimento de instituições públicas na formação acadêmica. Como a iniciação científica no Ensino Médio e no Ensino Superior costuma ser financiada por instituições públicas no Brasil, este trabalho analisou a partir dos egressos do Provoc e do PTCC qual é o sentido que têm ou teve a iniciação cientifica nas trajetórias deles, priorizando justamente os egressos que mudaram de área acadêmica. Neste estudo temos como objetivo investigar a influência do Provoc e do PTCC (EPSJV/Fiocruz) sobre escolhas profissionais dos egressos, conforme avaliação dos próprios. Sendo assim, esse estudo é uma forma de dar voz aos alunos egressos, pela tentativa de investigar se houve a influência do Provoc e do PTCC nas suas escolhas acadêmicas e profissionais, identificando a presença de momentos por eles julgados como de despertar para interesses e vocações científicas ou não, seja por circunstâncias internas ou externas. Além disso apresentamos uma revisão teórica com trabalhos acadêmicos, que se propõem a desenvolver temas relacionados a escolha profissional, juventude, iniciação científica e educação não formal articulando-os com programas desta pesquisa. Esta pesquisa é qualitativa e a Análise de Conteúdo (Bardin, 1977) foi escolhida para analisar relatos de treze entrevistas conduzidas com participantes egressos do Provoc e do PTCC sobre suas escolhas profissionais. Utilizou-se o tipo de análise de categorial temática para criar categorias. Conclui-se que a escolha profissional emerge como o desdobramento natural de experiências significativas e reflexivas marcada pela consolidação das aprendizagens acumuladas também pela participação na iniciação científica. Considera-se extremamente relevante também que até mesmo aqueles que optaram por caminhos distintos aos temas e pesquisas trabalhados no Ensino Médio através do Provoc e do PTCC, enfatizaram como esses programas foram marcantes para a vida acadêmica, profissional e pessoal.
Abstract
It is considered that the experience in any non-formal educational program aimed at professionalization - such as the Scientific Vocation Program (Provoc) and the Work, Science, and Culture Project (PTCC) of the Oswaldo Cruz Foundation - may confirm or awaken new professional interests. However, while graduates of these programs sometimes choose to continue in the same line of study, this is not always the case. Therefore, it seems relevant to investigate whether the interests deepened in the program are somehow realized in activities and whether they continue to make sense in the personal and professional lives of the graduates. The shift of students from one academic area to another can be seen as a waste of financial resources, especially when there is investment from public institutions in academic training. Since scientific initiation in high school and higher education is usually funded by public institutions in Brazil, this work analyzed, based on the graduates of Provoc and PTCC, the significance that scientific initiation has had in their trajectories, prioritizing precisely those who changed academic fields. In this study, we aim to investigate the influence of Provoc and PTCC (EPSJV/Fiocruz) on the career choices of graduates, based on their own evaluations. Therefore, this study is a way to give voice to the alumni by attempting to investigate whether Provoc and PTCC influenced their academic and professional choices, identifying the presence of moments judged by them as awakening to scientific interests and vocations, whether due to internal or external circumstances. Additionally, we present a theoretical review with academic works that aim to develop themes related to career choice, youth, scientific initiation, and nonformal education, articulating them with the programs under study. This research is qualitative, and Content Analysis (Bardin, 1977) was chosen to analyze reports from thirteen interviews conducted with participants who graduated from Provoc and PTCC regarding their professional choices. Thematic categorical analysis was used to create categories. It is concluded that career choice emerges as the natural outcome of significant and reflective experiences marked by the consolidation of accumulated learning, also through participation in scientific initiation. It is also considered extremely relevant that even those who opted for different paths than the themes and researches worked on in high school through Provoc and PTCC emphasized how these programs were significant for their academic, professional, and personal lives.
Keywords in Portuguese
Iniciação CientíficaEscolha Profissional
Educação Não Formal
Ensino Médio
Programa de Vocação Científica
Projeto Trabalho, Ciência e Cultura
Keywords
Scientific InitiationCareer Choice
Non-Formal Education
High School
Scientific Vocation Program
Work, Science and Culture Project
Share