Browsing by Subject "High School"
Now showing items 1-19 of 19
-
Arte e ciência em processos formativos em iniciação científica no ensino médio: desafios epistemológicos
| Date Issued: 2020O texto explora a interseção entre arte e ciência nos processos formativos de iniciação científica no Ensino Médio, focando nos desafios epistemológicos dessa integração. A reflexão enfatiza como a experiência estética ... -
Conceptions of science in Japanese and Western cultures
| Date Issued: 2021Nessa pesquisa, pretende-se investigar como as concepções culturais japonesas e ocidentais de ciência podem influenciar a seleção de certos temas, áreas de conhecimento e formas de participação na iniciação científica ... -
Cooperação ou competição? Avaliação de uma estratégia lúdica de ensino de Biologia para o Ensino Médio e o Ensino Superior
| Date Issued: 2009Atividades lúdicas como jogos podem criar situações favoráveis à aquisição de conhecimento. Entretanto a maioria dos jogos possui um caráter competitivo. Uma alternativa a competição é o uso de jogos cooperativos, cujas ... -
Dando voz para promover a intercultura em pesquisas sobre o programa de vocação científica
| Date Issued: 2023Uma proposta educacional intercultural que valoriza a diversidade deve levar em consideração as necessidades de todas as pessoas de qualquer origem, independentemente dos múltiplos marcadores sociais: etnia, classe social, ... -
A disponibilidade para as carreiras nas áreas de ciências biológicas e saúde das egressas do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2018O Programa de Vocação Científica (Provoc), primeira estratégia de Iniciação Científica no Ensino Médio no Brasil, recebe jovens nos laboratórios de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para participar de atividades ... -
Emoções e gênero: a resistência de alunas participantes do Programa de Vocação Científica na Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2017O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) recebe jovens nos laboratórios de pesquisa da Fiocruz. Esta instituição é dedicada à saúde pública brasileira e os (as) incentiva a seguir carreiras ... -
A iniciação científica na educação básica: problematizando o lugar dessa reflexão a partir da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz
| Date Issued: 2018O texto discute a importância e os desafios da iniciação científica na educação básica, focando particularmente no ensino médio, a partir da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz. ... -
Iniciação científica na educação básica: relato de experiência de uma escola técnica de nível médio em saúde
| Date Issued: 2024Este artigo busca apresentar e discutir alguns aspectos de um programa de Iniciação Científica em uma Escola técnica de nível médio em saúde, trazendo o contexto histórico da criação deste programa e uma análise das ... -
Iniciação científica no ensino médio: a trajetória dos egressos do programa de vocação científica entre os anos de 1986 e 2000
| Date Issued: 2006Nesse estudo propomos, construir indicadores de desempenho do Programa de Vocação Científica/EPSJV/Fiocruz, a partir da análise da trajetória dos egressos nos anos entre 1986 e 2000, buscando alimentar e oferecer feedback ... -
Modos de participação e ‘vínculos profissionais’ de jovens de ensino médio participantes de iniciação científica
| Date Issued: 28 dez. 2008Este trabalho tem como proposta discutir os modos de participação diferenciados e alguns vínculos profissionais criados pelos adolescentes que participam ou participaram do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo ... -
O filme como estratégia de ensino da metodologia da pesquisa: relato de experiência
| Date Issued: 2018Foi realizado um estudo descritivo, de base qualitativa, que teve como objetivo analisar percepções de alunos de um curso técnico de Análises Clínicas sobre a identificação e associação de elementos presentes no filme “O ... -
O papel das emoções no processo formativo de jovens do Programa de Vocação Científica na Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2021O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) é um programa educacional não formal de iniciação científica para estudantes do ensino médio, no Brasil, atuando desde 1986 nas áreas de Ciências ... -
O papel das emoções no processo formativo de jovens do Provoc-Fiocruz
| Date Issued: 2020O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) é a primeira proposta formal de iniciação científica na educação básica, no Brasil, sob supervisão de pesquisadores-orientadores desta instituição. ... -
Percepções de professores de Ensino médio sobre o uso educacional do cinema
| Date Issued: 2020O presente artigo aborda a utilização do cinema como instrumento educacional em práticas docentes no Ensino Médio, tendo como sujeitos professores que trabalham no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) em instituição ... -
Possibilidade de ensino da sociologia para os alunos no Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2020Neste estudo, pretende-se abordar uma possibilidade de ensino de Sociologia para os alunos de iniciação científica no Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) com base numa proposta de plano ... -
The role of emotions in high school student’s scientific initiation from vocational program of Oswaldo Cruz Foundation
| Date Issued: 2023O Programa de Vocação Científica Oswaldo Cruz é um programa de ensino de iniciação científica para alunos do Ensino Médio, nas áreas Biológicas, da Saúde, Humanas e Ciências Sociais. Consideramos que morar em bairros menos ... -
Visão de orientadores sobre o trabalho de alunos e egressos do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 27 mai. 2011A presente pesquisa privilegia o ponto de vista dos orientadores sobre o trabalho realizado por alunos e egressos de Ensino Médio em iniciação científica no Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fundação Oswaldo ...