Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/29517
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
A DISPONIBILIDADE PARA AS CARREIRAS NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE DAS EGRESSAS DO PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
La disponibilidad para las carreras en las áreas de ciencias biológicas y salud de las egresas del programa de vocación científica de la Fundação Oswaldo Cruz
Estudos Retrospectivos
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Vocacional
Alternative title
They have made (and are) part of the history of science and technology and are inventors!La disponibilidad para las carreras en las áreas de ciencias biológicas y salud de las egresas del programa de vocación científica de la Fundação Oswaldo Cruz
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Abstract in Portuguese
O Programa de Vocação Científica (Provoc), primeira estratégia de Iniciação Científica no Ensino Médio no Brasil, recebe jovens nos laboratórios de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para participar de atividades científicas. Há uma predominância feminina nos mais de trinta anos deste programa. Isto se dá numa instituição dedicada à saúde pública brasileira que atrai mais mulheres. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas de 2007 a 2010 com vinte e três moças e nove rapazes para conhecer mais sobre os/as egressos/as do Provoc. Neste estudo, investigamos se as trajetórias acadêmicas e profissionais dos/as egressos/as do Provoc estão relacionadas à escolaridade dos pais, favorecendo a permanência. Também analisamos se as relações de gênero influenciam as escolhas por áreas acadêmicas consideradas femininas. No final, concluímos que moças mais do que os rapazes apresentam perfis profissionais ligados às áreas de Ciências Biológicas e de Saúde.
Abstract
The Scientific Initiation Program (Provoc), the first strategy for Scientific Initiation during High School Education in Brazil, receives young students in the research laboratories of the Oswald Cruz Foundation (Fiocruz) to pursue scientific activities. There is a female predominance in the thirty years of this program. This occurs in an institution dedicated to Brazilian public health attracting more women. Semi-structured interviews were carried out from 2007 to 2010 with twenty-three girls and nine boys to know more about the trajectories of Provoc’s alumni. In this study, we investigated whether the academic and professional choices and trajectories of the Provoc’s students are related to the parents' schooling, favoring their permanence. We also analyzed whether gender relations influence these choices for academic fields considered feminine. Finally, we concluded that more young women than young men had professional profiles related to Biological and Health Sciences.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El Programa de Vocación Científica (Provoc), primera estrategia de Iniciación Científica en la Enseñanza Media en Brasil, recibe jóvenes en los laboratorios de investigación de la Fundación Oswaldo Cruz (Fiocruz) para participar en actividades científicas. Hay un predominio femenino en los más de treinta años de este programa. Esto se da en una institución dedicada a la salud pública brasileña que atrae a más mujeres. Se realizaron entrevistas semiestructuradas de 2007 a 2010 con veintitrés mozas y nueve muchachos para conocer más sobre los/las graduados/as del Provoc. En este estudio, investigamos si las trayectorias académicas y profesionales de los egresados del Provoc están relacionadas a la escolaridad de los padres, favoreciendo la permanencia. También analizamos si las relaciones de género influencian las elecciones por áreas académicas consideradas femeninas. Al final, concluimos que las jóvenes más que los chicos presentan perfiles profesionales relacionados con las áreas de Ciencias Biológicas y de Salud.
DeCS
Ensino Fundamental e MédioEstudos Retrospectivos
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Vocacional
Share