Browsing by Subject "Ensino Fundamental e Médio"
Now showing items 1-20 of 117
-
Ação dialógica e comunicativa como referenciais para o ensino de enteroparasitoses: possibilidades e desafios no Ensino Fundamental
| Date Issued: 2017As enteroparasitoses constituem diversos problemas de saúde pública, sobretudo em países em desenvolvimento como o Brasil, as quais apesar de serem facilmente evitadas com medidas de higiene, também dependem de fatores ... -
Alfabetização científica para alunos de ensino médio em encontros científicos da área de biociências: reflexões à Luz da teoria da aprendizagem significativa subversiva
| Date Issued: 2011Com o passar dos séculos o conhecimento vem crescendo intensamente, proporcionando um dos grandes desafios da sociedade atual, que é preparar indivíduos para viverem nesses contextos sociais plurais, caracterizados por ... -
O ambiente e o ensino fundamental no Brasil: discussão dos fundamentos da educação e dos princípios para a educação ambiental
| Date Issued: 2004O objetivo principal deste trabalho é discutir a inserção da educação ambiental no ensino formal, principalmente no ensino fundamental. Para subsidiar esta discussão é apresentada – como primeira parte do trabalho - uma ... -
Ambientes físicos promotores de saúde e ensino-aprendizagem
| Date Issued: 2014O tema central do trabalho é a leitura da organização física de espaços escolares e do simbolismo sugerido por objetos que configuram esses espaços, assim como a influência que os mesmos exercem na promoção do ensino-aprendizagem ... -
Análise de Textos e Imagens sobre Febre Amarela nos Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio da Educação Básica
| Date Issued: 2021A febre amarela é uma doença infecto-parasitária causada por um arbovírus, cujos vetores são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes (ciclo silvestre) e Aedes aegypti (ciclo urbano). Entre 2017 e 2018 ocorreu o maior ... -
Análise do conteúdo do livro didático de ciências no ensino fundamental II: sistema reprodutor
| Date Issued: 2017O livro didático é um dos recursos mais utilizados em sala de aula por alunos e professores. Sendo assim, ele deve atender aos objetivos de cada disciplina e abordar o conteúdo visando a aprendizagem do aluno. A disciplina ... -
Análise do conteúdo do material de iniciação científica e pesquisa utilizados por estudantes das escolas de ensino médio inovador (ProEMI) da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2016O Ensino Médio enquanto última etapa da Educação Básica, de acordo com vários estudos, é a etapa que menos recebeu atenção e prestígio. Seja historicamente ou politicamente, pouca atenção tem sido dada a esse importante ... -
Análise do conteúdo e da abordagem do tema imunologia nos livros de ciências do oitavo ano do ensino fundamental
| Date Issued: 2018No contexto brasileiro, os livros didáticos (LD) exercem grande influência na concepção de conteúdos abordados, sendo muitas vezes o único recurso didático de apoio para o professor e para os alunos, tendo uma função ... -
Análise do perfil profissional e acadêmico dos egressos dos Cursos Técnicos do Instituto Oswaldo Cruz
| Date Issued: 2019A pesquisa de egressos constitui-se em recurso essencial para a avaliação do potencial de formação oferecida pelas instituições de ensino, especificamente o acompanhamento de ex-alunos do ensino profissional, por ser uma ... -
Aprendizagem baseada em problemas e em casos investigativosconstruindo e avaliando possibilidades de implementação no Ensino Médio
| Date Issued: 2015Os resultados de indicadores da qualidade da educação tem se tornado motivo de preocupação para o Ministério da Educação (MEC), que vem tomando iniciativas como o Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI). O ProEMI busca ... -
Arte e saúde: aventuras do olhar
| Date Issued: 2013O Projeto Arte e Saúde vem se estabelecendo mais como uma gama de ações de formação, reflexão, exibição de diversas possibilidades de interfaces entre as linguagens artísticas e o campo da saúde, do que como evento pontual. ... -
Arte e saúde: desafios do olhar
| Date Issued: 2008A coletânea de textos que aqui apresentamos surgiu do desejo de registrar e socializar uma parcela das reflexões dos participantes do Projeto Arte e Saúde, que vem sendo desenvolvido na Escola Politécnica de Saúde Joaquim ... -
A arte nas publicações científicas no ensino de ciências e nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental da educação básica
| Date Issued: 2022O ensino de ciências contribui para uma formação mais completa dos indivíduos e se faz presente no Brasil desde o século XIX. Apesar de sua longa trajetória o ensino bancário ainda é o método mais utilizado em sala de aula, ... -
As atividades educativas de alunos multiplicadores do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas de um colégio da região metropolitana do Rio de Janeiro
| Date Issued: 2015O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) foi lançado em 2003 com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde de jovens, por meio de ações no contexto da rede pública de ensino sobre ... -
Atividades experimentais de Ciências para os anos iniciais do ensino fundamentalanálise em livros didáticos e reflexões de um grupo focal
| Date Issued: 2016As atividades experimentais no Ensino de Ciências têm sido pesquisadas nas últimas décadas tanto para investigar sua importância quanto para questionar seu desenvolvimento mais crítico no ensino. Na literatura da área, ... -
Attitudes towards genetics: a case study among Brazilian high school students
| Date Issued: 2005 -
Avaliação de estratégias cooperativas de ensino a partir de um jogo de tabuleiro que aborda as causas da obesidade
| Date Issued: 2016A aprendizagem cooperativa é uma prática instrucional na qual os estudantes realizam atividades em pequenos grupos, compartilham recursos e ideias em condições de interdependência positiva. Muitas estratégias de ensino ... -
Avaliação do conteúdo e da abordagem do tema Imunologia nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio e o possível impacto no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Imunologia nos cursos de Ensino Superior
| Date Issued: 2018A Imunologia é uma ciência interdisciplinar com impacto em quase todas as áreas do conhecimento biomédico, sendo fundamental para a formação de diferentes profissionais da área da saúde. Além da formação do docente, do ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
A bidocência no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
| Date Issued: 2020Este estudo tem como foco de investigação a prática da bidocência como estratégia metodológica para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como seus efeitos nas relações pedagógicas e na qualidade ...