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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65747
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
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AÇÕES EDUCATIVAS NO TERRITÓRIO DE JACONÉ, SAQUAREMA (RJ) : PARA ALÉM DA LENDA DO MORRO DO OURO
Práticas Interdisciplinares
Educação Patrimonial $$VC-COC
Preservação $$VC-COC
Costa, José Augusto da Silva | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa apresenta os resultados da primeira edição do projeto integrador “Caçadores dos Tesouros do Conhecimento: O Morro do Ouro”, plano de ação educativa desenvolvido na Escola Municipal Ismênia de Barros Barroso, no bairro de Jaconé, situado no município de Saquarema (Rio de Janeiro), no ano de 2023. O projeto, incorporado ao calendário letivo das turmas de 6º a 9º ano, foi desenvolvido a partir da perspectiva das metodologias ativas de aprendizagem, contando com a participação do corpo docente e discente da escola em oficinas, palestras, visitas guiadas, produção de material didático, jogos e exposições. Por meio do desenvolvimento de ações educacionais, o grupo foi estimulado a contextualizar as narrativas da história local a partir da lenda do Morro do Ouro e a reforçar o senso de pertencimento de seu território associado ao espaço escolar. Outras experiências de educação patrimonial no ambiente escolar também foram levantadas com o objetivo de complementar as análises, o que resultou na elaboração de três produtos distintos: um Manual de Atividades Práticas para Educação Patrimonial, destinado a auxiliar na mediação de atividades educativas na disciplina de Estudos Turísticos, direcionado especificamente ao sexto ano do Ensino Fundamental 2; um jogo de tabuleiro analógico denominado "Caçadores dos Tesouros do Conhecimento - Pirates Gold", baseado na história do Morro do Ouro, localizado em Jaconé, Saquarema - RJ; e um Caderno do Mediador, concebido como um guia para orientar os professores na condução eficaz do jogo em questão. Por fim, partindo da descrição das atividades realizadas, de referenciais teóricos e metodológicos de educação patrimonial, do recurso da interpretação do patrimônio e da análise dos dados levantados considerou-se que o projeto contribuiu para a formação de uma sensibilização patrimonial entre os envolvidos e para o fortalecimento das identidades locais.
Abstract
The research presents the outcomes of the inaugural edition of the integrative project "Treasure Hunters of Knowledge: The Hill of Gold," an educational action plan developed at Ismênia de Barros Barroso Municipal School, located in the Jaconé neighborhood of Saquarema municipality (Rio de Janeiro) in the year 2023. Integrated into the academic calendar of 6th to 9th-grade classes, the project was conceived within the framework of active learning methodologies, engaging both the teaching staff and student body through workshops, lectures, guided tours, didactic material production, games, and exhibitions. Through the implementation of educational initiatives, the group was encouraged to contextualize local history narratives around the legend of Hill of Gold, fostering a sense of belonging to their territory intertwined with the school space. Furthermore, additional experiences in heritage education within the school environment were examined to complement the analyses, resulting in the development of three distinct products: a Practical Activities Manual for Heritage Education, designed to facilitate educational activities mediation within the Tourism Studies discipline, specifically tailored to the sixth grade of Middle School; an analog board game entitled "Treasure Hunters of Knowledge - Pirates Gold," rooted in the Hill of Gold history situated in Jaconé, Saquarema - RJ; and a Mediator's Handbook, conceived as a guide to assist teachers in effectively leading the aforementioned game. Finally, drawing from the description of the implemented activities, theoretical and methodological frameworks of heritage education, the utilization of heritage interpretation, and the analysis of collected data, it was concluded that the project contributed to fostering heritage awareness among participants and strengthening local identities.
DeCS
Ensino Fundamental e MédioPráticas Interdisciplinares
Educação Patrimonial $$VC-COC
Preservação $$VC-COC
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