Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/69035
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidade10 Redução das desigualdades
16 Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Collections
Metadata
Show full item record
APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA INVESTIGATIVA EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE MESQUITA NA BAIXADA FLUMINENSE
Soares, Kely Cristina Marciano | Date Issued:
2020
Alternative title
Application and evaluation of research methodology in a school of fundamental teaching in municipality of Mesquita in Region FluminenseAdvisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Acesso ao conhecimento científico é um direito de todos os cidadãos e só pode ser alcançado em uma sociedade que preza por educação universal e de qualidade que esteja comprometida com o desenvolvimento humano. O ensino formal de ciências da natureza é vital neste propósito, devendo ser cada vez mais atrativo e eficiente em apresentar e discutir criticamente conteúdos específicos. A metodologia investigativa se apresenta na literatura como uma estratégia capaz de colocar estudantes em contato diferenciado com a Ciência em um processo orientado de alfabetização científica e apropriação do saber. No presente trabalho, questiona-se como tal metodologia poderia ser útil para sensibilizar e despertar o interesse pela ciência em alunos que vivem e estudam em áreas socialmente vulneráveis sujeitas a constantes e graves situações de violência. Alunos esses, em geral, afetados por baixos rendimentos e desempenhos escolares. Assim, objetiva-se avaliar como atividades orientadas pela metodologia investigativa e integradas ao plano de curso para o ensino de ciências contribuem para a promoção de uma cultura científica no cotidiano de alunos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Mesquita, na região da Baixada Fluminense. A pesquisa foi realizada entre os meses de março a julho do ano de 2017 na Escola Municipal Américo dos Santos. Inicialmente, o conteúdo programático de ciências para o quinto ano do ensino fundamental foi investigado junto às respectivas professoras de duas turmas. Foram planejadas sete atividades que foram realizadas em sala de aula à luz da metodologia investigativa. A pesquisa baseou-se em abordagem qualitativa com observação participante para a coleta de dados, incluindo gravações em vídeo e áudio. Os resultados apontaram que, a partir do estabelecimento de uma rotina de atividades investigativas em sala de aula, os alunos se mostraram gradativamente mais motivados, disciplinados para o exercício das tarefas propostas e participativos. Identificamos ainda que a metodologia investigativa favoreceu a apropriação pelos alunos de indicadores de alfabetização científica. Concluímos que tal estratégia pedagógica de aplicação simples em sala de aula apresentou forte potencial para promoção da melhoria do ensino de ciências no ensino fundamental, tendo contribuído efetivamente para a introdução de uma cultura científica na escola pesquisada e para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao processo de alfabetização científica por parte dos alunos envolvidos. As evidências apresentadas pelos resultados alcançados no presente trabalho têm potencial para serem reproduzidos em outras escolas, sendo especialmente úteis em contextos desafiantes como são os de ambientes carentes de ações do poder público.
Abstract
Access to scientific knowledge is a right of all citizens and can only be achieved in a society that values universal and quality education that is committed to human development. Formal science education is vital in this regard, and it should be increasingly attractive and efficient in presenting and critically discussing specific contents. The investigative methodology is presented in the literature as a strategy capable of placing students in differentiated contact with natural science in a guided process of scientific literacy and appropriation of knowledge. In the present work, we ask ourselves such methodology could be useful to raise awareness and awaken interest in science in students who live and study in socially vulnerable areas subject to constant and serious situations of violence, students in general affected by low scholar performance. Thus, we aim to assess how activities guided by the investigative methodology and integrated into the course plan for teaching science contribute to the promotion of a scientific culture in the daily lives of elementary school students at a public school in the municipality of Mesquita, in the Baixada Fluminense region. The research was carried out between the months of March and July of the year 2017 at the Municipal School Américo dos Santos. Initially, we raised the science syllabus for the fifth year of elementary school with the respective teachers of two classes. We then planned seven activities that were carried out in the classroom in the light of the investigative methodology. The research was based on a qualitative approach with participant observation for data collection, including video and audio recordings. The results showed that, from the establishment of a routine of investigative activities in the classroom, students were gradually more motivated and disciplined to perform the proposed tasks. We also identified that the investigative methodology favored students' appropriation of scientific literacy indicators. We conclude that such a pedagogical strategy of simple application in the classroom had a strong potential to promote the improvement of science teaching in elementary school, having effectively contributed to the introduction of a scientific culture in the researched school and to the development of skills necessary to the process scientific literacy by the students involved. We believe that the results achieved in the present work have the potential to be reproduced in other schools, being especially useful in challenging contexts such as those that lack public action.
Share