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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34754
AS ATIVIDADES EDUCATIVAS DE ALUNOS MULTIPLICADORES DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS DE UM COLÉGIO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO
Doenças Bacterianas Sexualmente Transmissíveis
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Educação
Ensino Fundamental e Médio
Ciarlini, Andreia Nunes Costa | Date Issued:
2015
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) foi lançado em 2003 com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde de jovens, por meio de ações no contexto da rede pública de ensino sobre saúde integral, sexualidade, gravidez na adolescência, prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (DST/Aids), gênero e diversidade sexual. No âmbito do projeto SPE, o Grupo Gestor Estadual do Rio de Janeiro (GGE-RJ) realizou cursos de capacitação sobre sexualidade, saúde e reprodução para jovens multiplicadores (responsáveis pela realização de atividades sobre saúde e prevenção dentro de sua unidade escolar) de um colégio da rede estadual de um município do estado do Rio de Janeiro. Essa unidade de ensino atua principalmente, com o Ensino Médio nas modalidades de formação geral e curso normal (antiga formação de professores). Durante o período de dois anos (2010-2011) foram realizados 03 cursos, envolvendo 10 alunos, de ambos os sexos, na faixa de 15 a 19 anos. O presente estudo analisou as atividades desenvolvidas por 05 jovens multiplicadores do referido colégio ao longo dos anos de 2010 a 2012, através de entrevistas semiestruturadas com estes multiplicadores e a análise dos documentos e dos materiais produzidos pelos jovens, como, por exemplo, os relatórios durante as atividades práticas trabalhadas. Segundo os relatos dos jovens, o curso de formação favoreceu o conhecimento e o diálogo sobre diversidade de gênero, direitos reprodutivos e DST/Aids. Foi destacada a importância do depoimento de pessoas com HIV/Aids, bem como os benefícios de conhecer a realidade de outras escolas. Após a capacitação foram realizadas atividades diversificadas (aplicação de questionário, oficinas, distribuição de materiais) sobre sexualidade, reprodução e prevenção das DST/Aids com alunos e docentes da escola O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) foi lançado em 2003 com o objetivo de reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde de jovens, por meio de ações no contexto da rede pública de ensino sobre saúde integral, sexualidade, gravidez na adolescência, prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis e Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (DST/Aids), gênero e diversidade sexual. No âmbito do projeto SPE, o Grupo Gestor Estadual do Rio de Janeiro (GGE-RJ) realizou cursos de capacitação sobre sexualidade, saúde e reprodução para jovens multiplicadores (responsáveis pela realização de atividades sobre saúde e prevenção dentro de sua unidade escolar) de um colégio da rede estadual de um município do estado do Rio de Janeiro. Essa unidade de ensino atua principalmente, com o Ensino Médio nas modalidades de formação geral e curso normal (antiga formação de professores). Durante o período de dois anos (2010-2011) foram realizados 03 cursos, envolvendo 10 alunos, de ambos os sexos, na faixa de 15 a 19 anos. O presente estudo analisou as atividades desenvolvidas por 05 jovens multiplicadores do referido colégio ao longo dos anos de 2010 a 2012, através de entrevistas semiestruturadas com estes multiplicadores e a análise dos documentos e dos materiais produzidos pelos jovens, como, por exemplo, os relatórios durante as atividades práticas trabalhadas. Segundo os relatos dos jovens, o curso de formação favoreceu o conhecimento e o diálogo sobre diversidade de gênero, direitos reprodutivos e DST/Aids. Foi destacada a importância do depoimento de pessoas com HIV/Aids, bem como os benefícios de conhecer a realidade de outras escolas. Após a capacitação foram realizadas atividades diversificadas (aplicação de questionário, oficinas, distribuição de materiais) sobre sexualidade, reprodução e prevenção das DST/Aids com alunos e docentes da escola.
Keywords in Portuguese
Controle de Doenças TransmissíveisDoenças Bacterianas Sexualmente Transmissíveis
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Educação
Ensino Fundamental e Médio
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