Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55348
Type
DissertationCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
ANÁLISE DE TEXTOS E IMAGENS SOBRE FEBRE AMARELA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Livro didático
Biologia
Programa de Nacional do Livro Didático
Ensino médio
Ferreira, Renata Felix de Oliveira | Date Issued:
2021
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A febre amarela é uma doença infecto-parasitária causada por um arbovírus, cujos vetores são mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes (ciclo silvestre) e Aedes aegypti (ciclo urbano). Entre 2017 e 2018 ocorreu o maior surto da história recente da doença no Brasil. A reemergência da febre amarela representa um problema de saúde pública devido à alta letalidade associada à doença. A vacinação e o controle dos determinantes sociais da saúde (DSS) são as melhores formas de prevenção. As doenças infeciosas e parasitárias mais frequentes no nosso país fazem parte da grade curricular da educação básica, cujo ensino está pautado nos livros didáticos uma das razões que direcionou o governo brasileiro a criar o Programa de Nacional do Livro Didático (PNLD), que tem entre seus objetivos a avaliação dessas obras. O PNLD contribui para a melhoria da qualidade dos livros didáticos, que há décadas têm enfrentado várias críticas em relação às informações contidas em seus textos e imagens. Tanto imagens como textos transmitem informações que podem facilitar ou dificultar a compreensão dos leitores e, por conseguinte, dos processos de ensino e aprendizagem de estudantes. A mudança no perfil epidemiológico da febre amarela gerou o seguinte questionamento: como são transmitidas as informações sobre a febre amarela nos textos e imagens dos livros didáticos de Biologia do ensino médio aprovados pelo PNLD de 2018? Partimos do pressuposto que os livros didáticos não enfatizavam adequadamente a febre amarela por ser uma doença considerada em situação de “controle” no território nacional. O objetivo principal foi compreender as informações contidas nos textos e imagens sobre febre amarela nos livros didáticos de biologia aprovados pelo PNLD 2018, contribuindo com a qualidade das informações que são transmitidas aos estudantes de ensino médio da educação básica no território brasileiro. O estudo foi de cunho qualitativo, documental e o objeto de estudo foram imagens e textos de 10 coleções de biologia para o ensino médio da educação básica. As imagens foram analisadas segundo a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia proposta por Richard E. Mayer, seguindo os princípios da Contiguidade Espacial, da Coerência e da Sinalização e a carga cognitiva. Os textos quanto a ausência de informações relevantes e possíveis equívocos, de acordo com o Guia de Doenças Infecciosas e Parasitárias e o Guia de Vigilância em Saúde, ambos do Ministério da Saúde. Assim como analisamos as informações sobre os DSS nos textos e nos exercícios relacionados à febre amarela, segundo a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Nove, entre 26 imagens identificadas e analisadas apresentaram valor didático, uma imagem era organizacional e oito explicativas. Três imagens explicativas não atendiam a todos os princípios citados anteriormente. A doença febre amarela não foi devidamente discutida em nenhuma das dez coleções, mas seis delas abordaram os DSS relacionados à febre amarela. Os critérios de inserção de imagens nos livros carecem de revisão e adequação para o real papel das imagens na transmissão de informações sobre o tema
Abstract
Yellow fever is an infectious-parasitic disease caused by an arbovirus, whose vectors are mosquitoes of the genera Haemagogus and Sabethes (wild cycle) and Aedes aegypti (urban cycle). Between 2017 and 2018 there was the biggest outbreak in the recent history of disease in Brazil. The reemergence of yellow fever represents a public health problem due to the high lethality associates with the disease. Vaccination and the control of social determinants of health (DSS) are the best forms of prevention. The most frequent infectious and parasitic diseases in our country are part of the curriculum of basic education, whose teaching is based on textbooks, one of the reasons that led the Brazilian government to create the National Textbook Program (PNLD), which has among its objectives the evaluation of these works. The PNLD contributes to the improvement of the quality of textbooks, which for decades have faced several criticisms in relation to the information contained in their texts and images. Both images and texts convey information that can facilitate or hinder the understanding of readers and, therefore, the teaching and learning processes of students. The change in the epidemiological profile of yellow fever generated the following question: how is information about yellow fever transmitted in the texts and images of the high school biology textbooks approved by the 2018 PNLD? We assume that the textbooks did not adequately emphasize yellow fever as it a disease considered to be in a “control” situation in the national territory. The main objective was to understand the information contained in the texts and images about yellow fever in the biology textbooks approved by PNLD 2018, contributing to the quality of the information that is transmitted to high school students of basic education in the Brazilian territory. The study was qualitative, documentary and the object of study was images and texts from 10 biology collections for secondary education in basic education. The images were analyzed according to the Cognitive Theory of Multimedia Learning proposed by Richard E. Mayer, following the principles of Spatial Contiguity, Coherence and Signaling and the cognitive load. The texts regarding the absence of relevant information and possible misunderstandings, according to the Guide to Infectious and Parasitic Diseases and the Guide to Health Surveillance, both from the Ministry of Health. Just as we analyzed the information about the DSS in the texts and exercises related to yellow fever, according to Bardin’s content analysis technique. Nine, among 26 identified and analyzed images, presented didactic value, one images was organizational and eight explanatory. Three explanatory images didi not meet all the principles mentioned above. The yellow fever disease was not properly discussed in any of the ten collections, but six of them addresses the DSS related to yellow fever. The criteria for inserting images in books need to be revised and adapted to the real role of images in the transmission of information on the topic
Keywords in Portuguese
Febre amarelaLivro didático
Biologia
Programa de Nacional do Livro Didático
Ensino médio
Share