Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68336
ANÁLISE DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE BOTÂNICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO (PNLD 2018 E 2021) SOB A PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Santos, Thaís Athayde dos | Date Issued:
2024
Alternative title
Analysis of experimental botany activities in high school biology textbooks (PNLD 2018 and 2021) under the perspective of teaching by researchAuthor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O ensino de Botânica tem sido, ao longo da história do currículo brasileiro, pautado em uma metodologia tradicional e excessivamente teórica, contribuindo para que os alunos possuam dificuldade nesta temática, se distanciando da contextualização e criticidade quanto a questões socioambientais. O livro didático é um dos recursos utilizados com maior frequência nas escolas, e ainda se constitui como um grande aliado em sala de aula, pois, muitas vezes, é a única estratégia disponível. Espera-se, assim, que o livro didático estimule o pensamento crítico dos discentes e que contenha informações verídicas e contextualizadas. Alguns autores observam uma visão muito fragmentada dos conteúdos nos livros didáticos, o que tem estimulado apenas a memorização nos alunos, inviabilizando uma aprendizagem significativa. Tem-se como pressuposto que os educadores podem inovar em sala de aula utilizando sugestões de atividades experimentais presentes nos próprios livros didáticos, na tentativa de incentivar o pensamento crítico e reflexivo e contribuindo para que os estudantes relacionem o conteúdo aprendido em sala de aula com o seu próprio cotidiano. Nesse contexto, a presente pesquisa de mestrado tem como objetivo identificar e investigar as atividades experimentais de Botânica propostas nos livros didáticos de Biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2018 e 2021 para os anos do Ensino Médio, a fim de se discutir as características dessas atividades e verificar se as mesmas estimulam o pensamento investigativo nos alunos. A investigação das propostas de atividades experimentais se deu a partir da categorização das mesmas de acordo com o grau de liberdade intelectual oferecido por elas, variando de I à V (Carvalho, 2018). Nas coleções aprovadas pelo PNLD de 2018 foram encontradas 32 atividades experimentais relacionadas à Botânica, destas, 78,13% foram classificadas na categoria I e 21,88% na categoria II, categorias essas que não possibilitam a participação do aluno em todas as etapas da atividade experimental. Nas coleções aprovadas pelo PNLD de 2021 foram encontradas 13 atividades, havendo um empate com 38,46% das atividades sendo classificadas nas categorias I e II. As coleções do PNLD de 2018 não apresentaram atividades classificadas nas categorias III, IV e V, e as do PNLD de 2021 apresentaram 15,38% das atividades alocadas na categoria III e 7,69% alocadas na categoria IV. Tanto nas coleções do PNLD de 2018, quanto nas do PNLD de 2021 não foram encontradas atividades classificadas na categoria V, que corresponde ao maior grau de liberdade intelectual oferecido em uma atividade investigativa, portanto, pode-se observar uma predominância de atividades experimentais que oferecem pouca participação do aluno na sua elaboração e execução.
Abstract
The teaching of Botany has been, throughout the history of the Brazilian curriculum, based on a traditional and excessively theoretical methodology, contributing to students having difficulty in this subject, distancing themselves from contextualization and criticality regarding socio-environmental issues. The textbook is one of the most used resources in schools, and it is still a great ally in the classroom, as it is often the only available strategy. It is expected, therefore, that the textbook stimulates students' critical thinking and that it contains truthful and contextualized information. Some authors observe a very fragmented view of the contents in textbooks, which has only encouraged students to memorize, making meaningful learning impossible. It is assumed that educators can innovate in the classroom using suggestions for experimental activities present in textbooks, in an attempt to encourage critical and reflective thinking and helping students to relate the content learned in the classroom with your own everyday life. In this context, the present master's research aims to identify and investigate the experimental Botany activities proposed in Biology textbooks indicated by the 2018 and 2021 National Textbook Program for high school years, in order to discuss the characteristics of these activities and verify if they stimulate investigative thinking in students. The investigation of the proposals for experimental activities took place based on their categorization according to the degree of intellectual freedom offered by them, ranging from I to V (CARVALHO, 2018). In the collections approved by the PNLD in 2018, 32 experimental activities related to Botany were found, of which 78.13% were classified in category I and 21.88% in category II, categories that do not allow student participation in all stages of the process experimental. In the collections approved by the PNLD of 2021, 13 activities were found, with a tie with 38.46% of the activities being classified in categories I and II. The 2018 PNLD collections did not present activities classified in categories III, IV and V, and those of the 2021 PNLD presented 15.38% of activities allocated to category III and 7.69% allocated to category IV. In both the 2018 PNLD and 2021 PNLD collections, no activities were found classified in category V, which corresponds to the greatest degree of intellectual freedom offered in an investigative activity, therefore, a predominance of experimental activities that offer little student participation in its preparation and execution.
Share