Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66907
APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMA NERVOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL
educação
Sistema Nervoso
Ensino Fundamental e Médio
Aprendizagem Significativa
Intervenção Pedagógica
Cantilho, Caroline dos Santos | Date Issued:
2023
Advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Sistema Nervoso (SN) é conteúdo fundamental e faz parte do currículo de Ciências do Ensino Fundamental. Embora essencial ao letramento científico e à compreensão dos fenômenos biológicos, sociais e tecnológicos envolvidos no cotidiano dos alunos, muitas vezes o ensino é realizado de forma fragmentada e distante da realidade dos alunos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi compreender o processo de ensino e aprendizagem de conceitos do SN por alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura a fim de identificar como o SN vem sendo ensinado no Ensino Fundamental. A busca foi realizada no site dos Periódicos Capes e nos Anais de dois eventos da área de Ensino. Segundo os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados e analisados qualitativamente 25 artigos. Além disso, foi realizado um estudo do tipo Intervenção Pedagógica com abordagem qualitativa no qual participaram 47 alunos integrantes de duas turmas do 6º ano de uma escola particular da cidade de Nilópolis, região metropolitana do Rio de Janeiro. Os registros foram obtidos por meio de pré-teste, pós-teste, atividades escritas da disciplina, gravações em áudio das aulas e observações de campo. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Foram criadas a priori quatro categorias temáticas de análise: significado de SN, neurônio como célula eucarionte, SN e movimento e SN e sentidos. A Teoria da Aprendizagem Significativa foi o principal referencial teórico para fundamentar as etapas da pesquisa e da intervenção pedagógica. A análise dos textos selecionados indicou a utilização de diferentes metodologias de ensino e recursos instrucionais pelos professores Na maioria dos estudos, o foco do ensino estava no funcionamento cerebral e, por vezes, o conteúdo era apresentado de forma isolada dos outros sistemas biológicos e descontextualizado da realidade dos alunos. Os resultados obtidos a partir da intervenção pedagógica sugerem que os alunos, inicialmente, apresentaram conhecimento ausente e/ou fragmentado sobre alguns conceitos centrais do SN. Durante o processo de ensino, há evidências, nas quatro categorias temáticas consideradas, de captação de significados dos conceitos discutidos nas aulas, embora aquém do esperado. Além disso, em diversos momentos do ensino, os alunos tentaram aplicar os conceitos estudados em seus cotidianos, relacionando-os às próprias experiências anteriores o que caracteriza a intenção para a aprendizagem significativa. No entanto, mesmo após as discussões, os alunos ainda apresentavam a concepção de que o cérebro é o principal ou único órgão responsável pelo funcionamento do SN. Diante disso e considerando o continuum aprendizagem mecânica- -significativa, foi notado avanço do conhecimento dos alunos em direção à aprendizagem significativa, embora fosse necessário mais tempo de intervenção. Por fim, a partir da avaliação do ensino realizado, foi apresentada uma nova proposta de ensino do SN para o 6º ano do Ensino Fundamental
Abstract
The Nervous System (NS) is a fundamental content and is part of the Elementary School Sciences curriculum. Although essential for scientific literacy and understanding the biological, social and technological phenomena involved in students' daily lives, teaching is often carried out in a fragmented way and far from the students' reality. Therefore, the objective of this study was to understand the teaching and learning process of NS concepts by students in the final years of Elementary School. For this, a systematic review of the literature was carried out in order to identify how NS has been taught in Elementary School. The search was carried out on the Periódicos Capes website and in the Annals of two events in the Education area. According to the inclusion and exclusion criteria, 25 articles were selected and qualitatively analyzed. In addition, a study of the Pedagogical Intervention type with a qualitative approach was carried out in which 47 students from two 6th grade classes of a private school in the city of Nilópolis, metropolitan region of Rio de Janeiro, participated. Records were obtained through pre-test, post-test, written discipline activities, audio recordings of classes and field observations. Data analysis was performed using the Content Analysis technique. Four thematic categories of analysis were created a priori: meaning of NS, neuron as eukaryotic cell, NS and movement and NS and senses. The Theory of Meaningful Learning was the main theoretical framework to support the stages of research and pedagogical intervention. The analysis of selected texts indicated the use of different teaching methodologies and instructional resources by teachers. In most studies, the focus of teaching was on brain functioning and, sometimes, the content was presented in isolation from other biological systems and out of context with the students' reality The results obtained from the pedagogical intervention suggest that the students, initially, presented absent and/or fragmented knowledge about some central concepts of the NS. During the teaching process, there is evidence, in the four thematic categories considered, of capturing the meanings of the concepts discussed in the classes, although less than expected. In addition, at different moments of teaching, students tried to apply the concepts studied in their daily lives, relating them to their own previous experiences, which characterizes the intention for meaningful learning. However, even after the discussions, the students still had the idea that the brain is the main or only organ responsible for the functioning of the NS. Given this, and considering the mechanical-meaningful learning continuum, it was noted that students' knowledge was advancing towards meaningful learning, although more intervention time was needed. Finally, based on the evaluation of the teaching carried out, a new teaching proposal for the NS for the 6th year of Elementary School was presented
DeCS
Ciênciaeducação
Sistema Nervoso
Ensino Fundamental e Médio
Aprendizagem Significativa
Intervenção Pedagógica
Share