Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/59152
Type
ArticleCopyright
Open access
Collections
- EPSJV - Artigos de Periódicos [243]
- IOC - Artigos de Periódicos [12969]
Metadata
Show full item record
O PAPEL DAS EMOÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO DE JOVENS DO PROVOC-FIOCRUZ
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básic (Lic-Provoc). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básic (Lic-Provoc). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básic (Lic-Provoc). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básic (Lic-Provoc). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) é a primeira proposta formal de iniciação científica na educação básica, no Brasil, sob supervisão de pesquisadores-orientadores desta instituição. Desde 1986, esta instituição tem proporcionado aos alunos a experiência em ambientes de pesquisa nas áreas das Ciências Biológicas, Saúde, Humanas ou Sociais. Sabe-se que desde seu estabelecimento mais moças do que rapazes têm ingressado nesta iniciação científica: 1375 moças e 627 rapazes, desde 1986 até 2018. Neste processo de aquisição de saberes e certas habilidades necessárias ao desenvolvimento de uma pesquisa científica, supõe-se que as emoções e questões de gênero, enquanto uma das regras sociais que permeiam a expressão das emoções, também participam do processo formativo de jovens nesta iniciação científica e podem mediar este processo de socialização com as disposições necessárias às práticas científicas. Nesta pesquisa, propõe-se realizar entrevistas semiestruturadas com até 15 alunos (orientandos) e 15 pesquisadores (orientadores) do Programa. A partir da análise dos relatos, mediante as abordagens da Antropologia e Sociologia das Emoções, pretende-se compreender o papel das emoções no processo formativo de alunos no Provoc-Fiocruz.
Abstract
The Scientific Vocational Program of the Oswaldo Cruz Foundation (Provoc-Fiocruz) is the first formal proposal for scientific initiation in basic education in Brazil under the supervision of research advisors from this institution. Since 1986, Provoc-Fiocruz has provided students with the experience in research environments in the areas of Biological Sciences, Health, Humanities, or Social Sciences. It is known that since its establishment, more girls than boys have entered this scientific initiation: 1375 girls and 627 boys from 1986 to 2018. In this process of acquiring knowledge and certain skills necessary for scientific research, it is assumed that emotions and gender issues, as one of the social rules that permeate the expression of emotions, also participate in the formative process of young people in this scientific initiation and can mediate this process of socialization with the necessary dispositions for scientific practices. In this research, it is proposed to conduct semi-structured interviews with a maximum of 15 students (advisees) and 15 researchers (advisors and co-advisors) from Provoc-Fiocruz Program. By analyzing the reports, using the approaches of Anthropology and Sociology of Emotions, the study aims to understand the role of emotions in the formative process of students in Provoc-Fiocruz.
Share