Browsing by Subject "Escuela Secundaria"
Now showing items 1-13 of 13
-
Arte e ciência em processos formativos em iniciação científica no ensino médio: desafios epistemológicos
| Date Issued: 2020O texto explora a interseção entre arte e ciência nos processos formativos de iniciação científica no Ensino Médio, focando nos desafios epistemológicos dessa integração. A reflexão enfatiza como a experiência estética ... -
Dando voz para promover a intercultura em pesquisas sobre o programa de vocação científica
| Date Issued: 2023Uma proposta educacional intercultural que valoriza a diversidade deve levar em consideração as necessidades de todas as pessoas de qualquer origem, independentemente dos múltiplos marcadores sociais: etnia, classe social, ... -
A influência da iniciação científica no ensino médio: contribuições para a educação em ciência na sala de aula
| Date Issued: 2006O estudo tem como proposta, investigar a influência de um Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio, sobre o ensino de ciência. De acordo com a literatura, o ensino de ciência tem se transformado em um dos temas ... -
A iniciação científica na educação básica: problematizando o lugar dessa reflexão a partir da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz
| Date Issued: 2018O texto discute a importância e os desafios da iniciação científica na educação básica, focando particularmente no ensino médio, a partir da experiência da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fiocruz. ... -
Iniciação científica na educação básica: relato de experiência de uma escola técnica de nível médio em saúde
| Date Issued: 2024Este artigo busca apresentar e discutir alguns aspectos de um programa de Iniciação Científica em uma Escola técnica de nível médio em saúde, trazendo o contexto histórico da criação deste programa e uma análise das ... -
Iniciação científica no ensino médio: a trajetória dos egressos do programa de vocação científica entre os anos de 1986 e 2000
| Date Issued: 2006Nesse estudo propomos, construir indicadores de desempenho do Programa de Vocação Científica/EPSJV/Fiocruz, a partir da análise da trajetória dos egressos nos anos entre 1986 e 2000, buscando alimentar e oferecer feedback ... -
Jovens na iniciação científica: experiências de gênero e emoções
| Date Issued: 2019Este trabalho privilegia as experiências de gênero e as emoções de alunos(as) de Ensino Médio do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz. Investigamos se e como as emoções estão relacionadas a estereótipos ... -
Modos de participação e ‘vínculos profissionais’ de jovens de ensino médio participantes de iniciação científica
| Date Issued: 28 dez. 2008Este trabalho tem como proposta discutir os modos de participação diferenciados e alguns vínculos profissionais criados pelos adolescentes que participam ou participaram do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo ... -
O filme como estratégia de ensino da metodologia da pesquisa: relato de experiência
| Date Issued: 2018Foi realizado um estudo descritivo, de base qualitativa, que teve como objetivo analisar percepções de alunos de um curso técnico de Análises Clínicas sobre a identificação e associação de elementos presentes no filme “O ... -
O papel das emoções no processo formativo de jovens do Provoc-Fiocruz
| Date Issued: 2020O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) é a primeira proposta formal de iniciação científica na educação básica, no Brasil, sob supervisão de pesquisadores-orientadores desta instituição. ... -
The role of emotions in high school student’s scientific initiation from vocational program of Oswaldo Cruz Foundation
| Date Issued: 2023O Programa de Vocação Científica Oswaldo Cruz é um programa de ensino de iniciação científica para alunos do Ensino Médio, nas áreas Biológicas, da Saúde, Humanas e Ciências Sociais. Consideramos que morar em bairros menos ... -
The female predominance of a vocational and scientific and education programme for high school students in Rio de Janeiro and Recife, Brazil
| Date Issued: 2008O objetivo desta pesquisa é compreender como os alunos consideram suas escolhas de formação em um programa específico de formação científica enquanto estão no ensino médio. O nome desse programa é Provoc, da Fundação Oswaldo ... -
Visão de orientadores sobre o trabalho de alunos e egressos do Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz
| Date Issued: 27 mai. 2011A presente pesquisa privilegia o ponto de vista dos orientadores sobre o trabalho realizado por alunos e egressos de Ensino Médio em iniciação científica no Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fundação Oswaldo ...