Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64421
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
THE ROLE OF EMOTIONS IN HIGH SCHOOL STUDENT’S SCIENTIFIC INITIATION FROM VOCATIONAL PROGRAM OF OSWALDO CRUZ FOUNDATION
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Inovação em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Laboratório de Inovação em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Programa de Vocação Científica Oswaldo Cruz é um programa de ensino de iniciação científica para alunos do Ensino Médio, nas áreas Biológicas, da Saúde, Humanas e Ciências Sociais. Consideramos que morar em bairros menos favorecidos impacta nas emoções dos alunos, orientadores e coorientadores. Neste artigo, para ilustrar nossa hipótese, selecionamos narrativas de um determinado estudante residente na periferia do Rio e não familiarizado com as práticas científicas, e as narrativas de um coorientador que morava em um subúrbio do Rio. Através do referencial bakhtiniano e dos aportes teóricos da Educação, da Psicologia Social, da Antropologia e da Sociologia das Emoções realizamos e analisamos entrevistas. Nessas narrativas, evidenciamos as emoções dos entrevistados em relação às suas experiências, e identificamos sentimentos de autenticidade como simpatia e interesse. As emoções específicas relacionadas às atividades científicas detectadas foram amizade, insatisfação, apreciação e interesse. Essas emoções parecem influenciar projetos futuros e estimular a sociabilidade, aproximando afinidades e atenuando desigualdades.
Abstract
The Oswaldo Cruz Scientific Vocation Program is a scientific initiation educa-tional program for High School students, in Biological, Health, Human, andSocial Sciences areas. We consider that living in less advantaged neighbor-hoods impacts on the students, advisors and co-advisors’ emotions. In thispaper, to illustrate our hypothesis, we selected narratives of a particularstudent living in Rio’s periphery and not acquainted with scientific practices,and the narratives of a co-advisor that lived in a suburb of Rio. ThroughBakhtin framework and theoretical contributions from Education, SocialPsychology, Anthropology, and Sociology of Emotions we conducted andanalyzed interviews. In these narratives, we show the emotions throughinterviewees regarding their experiences, and we identified authenticityfeelings such as liking and interest. The specific emotions related to scientificactivities detected were friendship, dissatisfaction, appreciation, and interest.These emotions seem to influence future projects and stimulate sociabilitybringing together affinities and attenuating inequalities.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El Programa de Vocación Científica Oswaldo Cruz es un programa educativo de iniciación científica para estudiantes de Educación Secundaria, en las áreas de Ciencias Biológicas, de la Salud, Humanas y Sociales. Consideramos que vivir en barrios menos favorecidos impacta en las emociones de los estudiantes, orientadores y coorientadores. En este artículo, para ilustrar nuestra hipótesis, seleccionamos narrativas de un estudiante en particular que vive en la periferia de Río y no está familiarizado con las prácticas científicas, y las narrativas de un co-asesor que vivía en un suburbio de Río. A través del marco de Bakhtin y contribuciones teóricas de la Educación, la Psicología Social, la Antropología y la Sociología de las Emociones, realizamos y analizamos entrevistas. En estas narrativas mostramos las emociones a través de los entrevistados respecto de sus vivencias, e identificamos sentimientos de autenticidad como agrado e interés. Las emociones específicas relacionadas con las actividades científicas detectadas fueron la amistad, la insatisfacción, el aprecio y el interés. Estas emociones parecen influir en proyectos futuros y estimular la sociabilidad, acercando afinidades y atenuando desigualdades.
Share