Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68049
VISÃO DE ORIENTADORES SOBRE O TRABALHO DE ALUNOS E EGRESSOS DO PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Sousa, Isabela Cabral Félix de | Date Issued:
2011
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A presente pesquisa privilegia o ponto de vista dos orientadores sobre o trabalho realizado por alunos e egressos de Ensino Médio em iniciação científica no Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fundação Oswaldo Cruz. As atividades de iniciação científica na adolescência possibilitam aos jovens experimentar uma área da ciência e podem proporcionar ainda o desenvolvimento de vínculos e habilidades para a profissionalização. Os alunos compartilham expectativas, experimentam atividades e participam dos rituais da profissão. Isto se dá em contextos onde é cada vez maior a pressão para maiores níveis educacionais, lado a lado com a dificuldade, principalmente para os mais jovens, de obter e manter o emprego. O Provoc já conta com quase 25 anos de existência na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz, tendo recebido ao longo destes, mais de mil alunos. É considerado pioneiro por ser o primeiro programa brasileiro, encaminhando estudantes de ensino médio a participarem de atividades em laboratórios de pesquisa. Apesar de o programa ter se iniciado no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro, atualmente ele não se circunscreve apenas a este estado. De lá para cá, o programa vem se ampliando, se desdobrando, envolvendo várias unidades da Fiocruz, além de outras instituições parceiras. Tanto na Fiocruz, quanto nos demais centros de pesquisa, o Provoc continua mantendo convênios com unidades escolares de origem dos alunos participantes. A inserção dessas escolas vem ocorrendo de forma gradativa no percurso do tempo, acompanhando a história da construção do Provoc. As atividades de cada estudante do Provoc nos laboratórios da Fiocruz são orientadas por um ou mais pesquisadores responsáveis. Destaca-se que o estudante, para ingressar, deve passar por dois processos seletivos, um na sua escola e outro no Provoc. Os orientadores não escolhem seus alunos, mas são solicitados a, antes da seleção, descrever perfis de alunos da sua preferência. Nestes perfis, costumam ser descritos gostos, destrezas e/ou habilidades esperadas. Outras vezes, os orientadores solicitam alunos provenientes de escolas específicas, parceiras do programa. Após a seleção, o estudante começa suas atividades nos laboratórios da instituição no segundo semestre do primeiro ano do Ensino Médio. As atividades programadas são para o período de um ano, sendo esta etapa denominada como Provoc-Iniciação. Durante este período, além das atividades nos laboratórios, os alunos também participam de atividades programadas pela Coordenação do Provoc, que são de orientação, acompanhamento e apresentação de trabalhos em pôster e certificação. Neste período, é proposto, aos alunos que queiram continuar no Provoc, a elaboração de subprojetos de pesquisa juntamente com seus orientadores. A metodologia de pesquisa usada é qualitativa, tendo sido entrevistados individualmente quinze orientadores que desenvolveram atividades com os alunos na última década, isto é, a partir do ano de 2000. A análise enfatiza a interpretação que os orientadores têm sobre o trabalho acadêmico dos alunos e egressos. Adota-se neste trabalho, portanto, a percepção dos participantes na avaliação de programas educacionais. Nas entrevistas, foi necessário esclarecer aos entrevistados a natureza e os objetivos da pesquisa, solicitando sua concordância e colaboração. Isto foi feito mediante a apresentação de termos de consentimento, cuja assinatura pelos participantes é exigência constante em todos os projetos de pesquisa envolvendo sujeitos. Estes orientadores foram contatados por e-mail, telefone e nos eventos da própria instituição durante os anos de 2009 e 2010. Os instrumentos utilizados para a entrevista eram questionários acompanhados de termos de consentimento livre e esclarecido. Para a criação de categorias do fenômeno em estudo, foi feita uma análise de conteúdo tendo sido identificados os temas mais e menos recorrentes, avaliando a frequência destes, e indagando sobre os temas ausentes. As categorias encontradas, considerando a visão dos orientadores sobre o trabalho realizado pelos alunos e egressos do Provoc, são: oportunidade de distintas ordens (profissional, intelectual, acadêmica e social), abertura de horizontes, ensino-aprendizagem, crescimento do orientador ao lidar com jovens, conquista de visão diferenciada da ciência e descoberta de alguns alunos e egressos com a vocação científica. São exemplificadas algumas narrativas dos orientadores a fim de ilustrar estas categorias.
Abstract
This research focuses on the point of view of advisors regarding the work carried out by high school students and graduates in scientific initiation in the Scientific Vocation Program (Provoc) of the Oswaldo Cruz Foundation. Scientific initiation activities in adolescence allow young people to experience an area of science and can also provide the development of bonds and skills for professionalization. Students share expectations, try out activities and participate in the rituals of the profession. This occurs in contexts where there is increasing pressure for higher educational levels, alongside the difficulty, especially for younger people, of obtaining and maintaining employment. Provoc has been in existence for almost 25 years at the Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health of the Oswaldo Cruz Foundation, having received over a thousand students over the years. It is considered a pioneering program for being the first Brazilian program to direct high school students to participate in activities in research laboratories. Although the program began on the campus of the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz) in Rio de Janeiro, it is currently not limited to this state. Since then, the program has been expanding and expanding, involving several Fiocruz units, in addition to other partner institutions. Both at Fiocruz and at other research centers, Provoc continues to maintain agreements with schools where the participating students come from. The inclusion of these schools has been occurring gradually over time, following the history of Provoc's construction. The activities of each Provoc student in Fiocruz laboratories are guided by one or more researchers in charge. It is important to note that, in order to be admitted, students must go through two selection processes, one at their school and another at Provoc. The advisors do not choose their students, but are asked to describe their preferred student profiles before the selection. These profiles usually describe their preferences, skills and/or expected abilities. Other times, advisors request students from specific schools that are partners in the program. After selection, students begin their activities in the institution's laboratories in the second semester of their first year of high school. The activities are scheduled for a period of one year, and this stage is called Provoc-Initiation. During this period, in addition to activities in the laboratories, students also participate in activities scheduled by the Provoc Coordination, which include guidance, monitoring, and presentation of poster work and certification. During this period, students who wish to continue in Provoc are asked to develop research subprojects together with their advisors. The research methodology used is qualitative, and fifteen advisors who developed activities with students in the last decade, that is, since the year 2000, were individually interviewed. The analysis emphasizes the interpretation that advisors have of the academic work of students and graduates. Therefore, this study adopts the perception of participants in the evaluation of educational programs. In the interviews, it was necessary to clarify the nature and objectives of the research to the interviewees, requesting their agreement and collaboration. This was done by presenting consent forms, which participants must sign as a constant requirement for all research projects involving subjects. These advisors were contacted by email, telephone and at the institution's own events during 2009 and 2010. The instruments used for the interview were questionnaires accompanied by free and informed consent forms. In order to create categories of the phenomenon under study, a content analysis was performed, identifying the most and least recurrent themes, evaluating their frequency and inquiring about the missing themes. The categories found, considering the advisors' view of the work carried out by Provoc students and graduates, are: opportunities of different orders (professional, intellectual, academic and social), broadening of horizons, teaching and learning, growth of the advisor when dealing with young people, gaining a different view of science and discovering some students and graduates with a scientific vocation. Some narratives of the advisors are exemplified in order to illustrate these categories.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Esta investigación se centra en el punto de vista de los asesores sobre el trabajo que realizan los estudiantes de secundaria y egresados en la iniciación científica en el Programa de Vocación Científica (Provoc) de la Fundación Oswaldo Cruz. Las actividades de iniciación científica en la adolescencia permiten a los jóvenes experimentar con un área de la ciencia y también pueden proporcionar el desarrollo de vínculos y habilidades para la profesionalización. Los estudiantes comparten expectativas, experimentan actividades y participan en los rituales de la profesión. Esto ocurre en contextos en los que existe una presión creciente por alcanzar niveles más altos de educación, junto con la dificultad, especialmente para los más jóvenes, de obtener y mantener un empleo. Provoc existe hace casi 25 años en la Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio de la Fundación Oswaldo Cruz, habiendo recibido a más de mil estudiantes a lo largo de estos años. Se considera pionero por ser el primer programa brasileño, que dirige a estudiantes de secundaria a participar en actividades en laboratorios de investigación. Aunque el programa comenzó en el campus de la Fundación Oswaldo Cruz (Fiocruz) en Río de Janeiro, actualmente no se limita a ese estado. Desde entonces, el programa viene expandiéndose y desarrollándose, involucrando varias unidades de Fiocruz, además de otras instituciones asociadas. Tanto en Fiocruz como en otros centros de investigación, Provoc sigue manteniendo convenios con las escuelas de donde provienen los alumnos participantes. La inserción de estas escuelas se ha ido dando de forma paulatina a lo largo del tiempo, siguiendo la historia de la construcción de Provoc. Las actividades de cada estudiante del Provoc en los laboratorios de la Fiocruz son orientadas por uno o más investigadores responsables. Es importante señalar que, para ingresar, los estudiantes deberán pasar por dos procesos de selección, uno en su escuela y otro en Provoc. Los supervisores no eligen a sus estudiantes, pero se les pide que describan los perfiles de los estudiantes de su preferencia antes de la selección. Estos perfiles suelen describir gustos, habilidades y/o capacidades esperadas. En otras ocasiones, los asesores solicitan estudiantes de escuelas específicas que son socios en el programa. Luego de la selección, el estudiante inicia sus actividades en los laboratorios de la institución en el segundo semestre del primer año de bachillerato. Las actividades programadas tienen una duración de un año, denominándose esta etapa Provoc-Iniciación. Durante este período, además de las actividades de laboratorio, los estudiantes también participan en actividades programadas por la Coordinación de Provoc, que incluyen orientación, seguimiento y presentación de trabajos de póster y certificación. Durante este período, a los estudiantes que deseen continuar en Provoc se les pide que preparen subproyectos de investigación junto con sus asesores. La metodología de investigación utilizada es de tipo cualitativo, siendo entrevistados individualmente quince asesores que desarrollaron actividades con estudiantes en la última década, es decir, desde el año 2000. El análisis pone énfasis en la interpretación que tienen los asesores sobre el trabajo académico de los estudiantes y egresados. Por tanto, este trabajo adopta la percepción de los participantes en la evaluación de programas educativos. En las entrevistas fue necesario aclarar la naturaleza y objetivos de la investigación a los entrevistados, solicitando su conformidad y colaboración. Esto se realizó mediante la presentación de formularios de consentimiento, cuya firma por parte de los participantes es un requisito constante en todos los proyectos de investigación que involucran sujetos. Estos asesores fueron contactados vía correo electrónico, teléfono y en eventos propios de la institución durante los años 2009 y 2010. Los instrumentos utilizados para la entrevista fueron cuestionarios acompañados de formularios de consentimiento libre e informado. Para crear categorías del fenómeno en estudio, se realizó un análisis de contenido, identificando los temas más y menos recurrentes, evaluando su frecuencia e indagando sobre los temas ausentes. Las categorías encontradas, considerando la visión de los asesores sobre el trabajo realizado por los estudiantes y egresados del Provoc, son: oportunidades de diferentes órdenes (profesional, intelectual, académica y social), apertura de horizontes, enseñanza-aprendizaje, crecimiento del asesor en el trato con jóvenes, consiguiendo una visión diferente de la ciencia y descubriendo algunos estudiantes y graduados con vocación científica. Se ejemplifican algunas narraciones de los asesores para ilustrar estas categorías.
Share