Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/66594
O FILME COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA METODOLOGIA DA PESQUISA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Alternative title
Film as teaching strategy for research methodology: experience reportAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Foi realizado um estudo descritivo, de base qualitativa, que teve como objetivo analisar percepções de alunos de um curso técnico de Análises Clínicas sobre a identificação e associação de elementos presentes no filme “O Enigma da Pirâmide”, com o conteúdo ministrado na disciplina de Metodologia da Pesquisa, a fim de contribuir para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC). Os resultados obtidos apontaram que a estratégia lúdica implementada se apresentou potencialmente importante para a facilitação do processo de aprendizagem dessa disciplina.
Abstract
A descriptive study was conducted in a qualitative basis, which aimed to analyze students’ perceptions about the identification and association of elements in the film “Young Sherlock Holmes” (alternative title: Pyramid of Fear) with the content taught in Research Methodology in order to contribute towards the development of the course conclusion work (CCW). The results showed that the ludic strategy implemented presented itself as an important factor facilitating the process of learning this discipline.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Se realizó un estudio descriptivo, cualitativo, que tuvo como objetivo analizar las percepciones de los estudiantes de un curso técnico en Análisis Clínico sobre la identificación y asociación de elementos presentes en la película “El Enigma de la Pirámide”, con los contenidos impartidos en la Metodología. disciplina de Investigación, con el fin de contribuir al desarrollo del trabajo de conclusión de curso (TCC). Los resultados obtenidos mostraron que la estrategia lúdica implementada fue potencialmente importante para facilitar el proceso de aprendizaje de esta materia.
Share