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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64497
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Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
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INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: A TRAJETÓRIA DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA ENTRE OS ANOS DE 1986 E 2000
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Nesse estudo propomos, construir indicadores de desempenho do Programa de Vocação Científica/EPSJV/Fiocruz, a partir da análise da trajetória dos egressos nos anos entre 1986 e 2000, buscando alimentar e oferecer feedback ao conjunto de ações do Provoc. Acreditamos que avaliar a trajetória dos egressos significa colaborar com a construção da história do Provoc que, enquanto alternativa educacional inovadora, poderá oferecer algumas contribuições para discussões nos âmbitos educacional e científico, podendo constituir-se em um importante instrumento de informação para disseminação da experiência junto a instituições científicas e educacionais. Portanto, frente a todas as especificidades do Programa, colocando em foco os egressos do Provoc na Fiocruz- RJ, levantamos questões de estudo fundamentais, tais como: quais são as escolhas profissionais destes alunos? Quantos deles integram grupos voltados para a ciência? Em que campo do conhecimento? Em que medida sua participação no Provoc interferiu nos rumos profissionais? Que outras circunstâncias possibilitaram tal opção?
Abstract
In this study, we are formulating performance indicators of a Scientific Educational Program entitled Programa de Vocação Científica. Starting with an analysis of the paths undertaken by students from the graduating classes of 1986 to 2000 we provide feedback to many of our actions. We believe that evaluating ex-students paths is important in order to well describe the history of Provoc, which is as an innovative educational strategy. This history may not only offer some agendas for discussions in both educational and scientific arenas but also became an important informational tool to disseminate our findings and experience. Thus, with all the peculiarities of the Provoc and emphasizing its ex-students’ paths we ask essential research questions: What are the professional’s choices of these ex-students? Which are the fields of study of ex-students who now belong to scientific groups? If and what extent participating at Provoc influenced professional paths?
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En este estudio, se propone construir indicadores de desempeño para el Programa de Vocación Científica/EPSJV/Fiocruz, a partir del análisis de la trayectoria de los egresados en los años comprendidos entre 1986 y 2000, buscando alimentar y retroalimentar el conjunto de acciones de Provoc. Creemos que evaluar la trayectoria de los egresados significa colaborar con la construcción de la historia de Provoc que, como alternativa educativa innovadora, puede ofrecer algunos aportes a las discusiones en el ámbito educativo y científico, y puede constituir un importante instrumento de información para la difusión de la experiencia. entre instituciones científicas y educativas. Por lo tanto, dadas todas las especificidades del Programa, centrado en los graduados de Provoc en Fiocruz-RJ, planteamos preguntas fundamentales de estudio, tales como: ¿cuáles son las opciones profesionales de estos estudiantes? ¿Cuántos de ellos forman parte de grupos orientados a la ciencia? ¿En qué campo del conocimiento? ¿En qué medida su participación en Provoc interfirió en su trayectoria profesional? ¿Qué otras circunstancias hicieron posible esa opción?
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