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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/55957
O PAPEL DAS EMOÇÕES NO PROCESSO FORMATIVO DE JOVENS DO PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA NA FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Santos, Bruna Navarone | Date Issued:
2021
Author
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O Programa de Vocação Científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc-Fiocruz) é um programa educacional não formal de iniciação científica para estudantes do ensino médio, no Brasil, atuando desde 1986 nas áreas de Ciências Biológicas, Saúde, Ciências Humanas ou Sociais. Nesse processo de aquisição de saberes e certas habilidades necessárias ao desenvolvimento de uma pesquisa científica, suscita-se a questão norteadora deste trabalho: qual é o papel das emoções nesse processo formativo? Nesta pesquisa, os objetivos são analisar a influência das emoções relatadas por orientandos, orientadores e coorientadores nas atividades de iniciação cientifica realizada por jovens estudantes e/ou moradores de regiões periféricas das áreas urbanas e próximas a Fiocruz, Maré e Manguinhos; investigar como os orientadores e os coorientadores lidam com as emoções desses estudantes no exercício das atividades na iniciação científica; identificar quais são essas emoções relatadas por orientandos, orientadores e coorientadores e como os jovens orientandos lidam com a maneira pela qual são orientados. Com base nesses objetivos foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três alunas, três pesquisadoras-orientadoras e dois pesquisadores-coorientadores do Provoc-Fiocruz vinculados à etapa Avançado, uma etapa formativa que proporciona aos estudantes a experiência da elaboração de um projeto de pesquisa e da divulgação de seus resultados em eventos ou publicações cientificas. Nessas entrevistas, buscou-se entender o papel das emoções de jovens estudantes e/ou moradores de regiões periféricas das áreas urbanas e próximas a Fiocruz, Maré e Manguinhos, e de seus respectivos orientadores e coorientadores, na socialização dos conhecimentos para desenvolverem pesquisas científicas. A maioria dos dados relacionados a esses estudantes foram coletados durante a Pandemia de COVID-19. Acredita-se que a vulnerabilidade social dos alunos pertencentes a uma classe social mais desfavorável em relação ao capital econômico, social e cultural podem ser uma das condições que justificam o fato de ter menos estudantes entrevistados do que orientadores e coorientadores. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise Bakhtiniana, e por aportes teóricos da Educação, Psicologia Social, Antropologia e Sociologia das Emoções. Reconhece-se que alguns enunciados desses entrevistados comunicam narrativas singulares das emoções focadas nas próprias trajetórias dos entrevistados com relação às experiências familiares, comunitárias, acadêmicas e profissionais que influenciam seus projetos de vida. Nessas narrativas, identificam-se sentimentos de autenticidade como o gosto e o interesse. Também se encontram nos enunciados desses entrevistados narrativas coletivas das emoções que remetem às emoções já convencionadas no senso comum e evidenciadas nas formas de lidar com as diferentes trajetórias pessoais, acadêmicas e profissionais nas interações com o outro. A partir dessas narrativas, identificam-se tanto sentimentos de não correspondência das expectativas por parte dos pesquisadores e não pertencimento por parte das orientandas, como o medo, o receio e a tristeza, como também sentimentos de correspondência das expectativas para o primeiro grupo e sentimentos de pertencimento para o segundo, como a amizade. Dentre essas emoções, amizade, insatisfação, gosto e interesse foram identificadas nos enunciados desses entrevistados enquanto mobilizadoras na busca pela sociabilidade, que pode aproximar afinidades pelas atividades científicas e mediar possíveis desigualdades, e fundamentais na aquisição de conhecimentos e atitudes para realizar atividades científicas.
Abstract
The Scientific Vocation Program of the Oswaldo Cruz Foundation (Provoc-Fiocruz) is a non-formal educational program of scientific initiation for high school students, established in Rio de Janeiro, Brazil, since 1986, in the areas of Biological Sciences, Health, Human or Social Sciences. In this knowledge acquisition process and certain skills necessary to the scientific research development, the guiding question of this work is: what is the role of emotions in this formative process? In this research, the objectives are to analyze the influence of the emotions reported by students, advisors and co-advisors in the scientific initiation activities carried out by youth from peripheral neighborhoods near Fiocruz, Maré and Manguinhos; to investigate how advisors and co-advisors deal with the emotions of these students during the scientific initiation activities; to identify which emotions are reported by students, advisors and co advisors and how the students deal with the way they are guided. With these objectives in mind, semi-structured interviews were performed with three female students, three researcher-advisors and two researcher-co-advisors of the Provoc-Fiocruz linked to the Advanced stage. This is a formative stage that provides the students with the experience of developing a research project and disseminating its results in events or scientific publications. In these interviews, we sought to understand the role of the emotions of students and/or people living in the peripheral neighborhoods near Fiocruz, Maré and Manguinhos, and their respective advisors and co-advisors, in the socialization of knowledge to develop scientific research. Most of the data related to these students were collected during the Pandemic of COVID-19 under an even greater social vulnerability of students belonging to a more disadvantaged social class in relation to economic, social, and cultural capital. This is a circumstance that explains why we have fewer students interviewed than advisors and co-advisors. The data collected were analyzed through Bakhtinian Analysis and with theoretical contributions from Education, Social Psychology, Anthropology and Sociology of Emotions. These reports were shown to communicate singular narratives of emotions focused on the interviewees' own trajectories regarding family, community, academic and professional experiences that influence their life projects. In these narratives, we identify feelings of authenticity such as liking and interest. We also find in these reports collective narratives of emotions that refer to emotions already conventionalized in common sense and evidenced in the ways of dealing with the different personal, academic, and professional trajectories in interactions with others. These narratives reveal not only feelings of not meeting expectations by the researchers and not belonging by the students, such as fear, worry and sadness, but also feelings of meeting expectations for the first group and feelings of belonging for the second, such as friendship. Among these emotions, friendship, dissatisfaction, liking and interest were identified in the statements of these interviewees as mobilizers in the search for sociability that can bring together affinities through scientific activities and mediate possible inequalities. The role of these emotions is recognized as fundamental in the acquisition of knowledge and attitudes necessary for scientific activities.
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