Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68349
A APRENDIZAGEM BASEADA NO TRABALHO E O SEU POTENCIAL DE APLICAÇÃO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE DO BRASIL
Educação Profissionalizante
Método de Ensino
Atividades de Formação
Condições Sociais
Vocational Education
Teaching Method
Training Activities
Social Conditions
Aprendizagem Baseada na Experiência
Educação Profissionalizante
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Bibliometria
Bezerra, Jacks Williams Peixoto | Date Issued:
2023
Alternative title
Work-based learning and its potential for application in Brazil's health formationAdvisor
Co-advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A pesquisa versa sobre a Aprendizagem Baseada no Trabalho (ABT), que é um termo com múltiplos significados e um conceito que engloba uma ampla gama de atividades, preocupações e áreas de pesquisa baseadas no trabalho. A ABT caracteriza-se como um programa educacional que pode preencher lacunas entre conhecimentos desenvolvidos e o uso significativo de competências globais para o trabalho, referindo-se a todas as formas de aprendizagem que ocorrem em um ambiente real de trabalho. A ABT pode ser aplicada, por formação integral, da Educação Básica ao estágio de pós-doutorado. O estudo tem por objetivo apresentar o potencial da aplicação da ABT na Formação em Saúde do Brasil a partir de investigação acerca da ABT no cenário internacional. Isso por estudos bibliométrico e de rede, no período de 1994 a 2019 com ênfase no período de 2014 a setembro de 2019 (Estudo 1 - publicado), e por levantamento bibliográfico no período de 2018 a junho de 2023 (Estudo 2). Amplia a compreensão sobre a ABT com base em Revisão Narrativa centrada no período de 2021 a 2023 (Estudo 3) e por reflexão sobre potenciais contribuições da ABT para a Educação Profissional na Saúde (Estudo 4 - publicado). Os Estudos estruturam-se em dados de publicações indexadas na base de dados Web of Science Core Collection - WoS. O Estudo 1 indica aumento na literatura especializada em ABT na última década e a maior concentração dos artigos publicados (54%; 410 registros) no período de 2014 a setembro de 2019. Observou-se a ausência de produções científicas do Brasil sobre a ABT. As regiões com maior produção científica foram o Reino Unido (48,3%), a Austrália (15,1%), os Estados Unidos (11%), a Holanda (5,9%) e o Canadá (3,4%) e a área com maior volume de indexação foi a de Educação e Pesquisa Educacional (62%). Constatou-se autores vinculados a instituições de 41 países e a concentração de organizações com maior número de publicações, universidades, na Inglaterra e na Austrália. O Estudo 2 atualiza dados do Estudo 1, problematizando-os, e destaca o quantitativo de 570 indexações na WoS: mais 160 registros de artigos e artigos de revisão. O período 2018 a junho de 2023 engloba 318 estudos (56%). A pesquisa problematiza, antes dos 4 Estudos, 7 Estudos Preliminares vinculados: à aprendizagem e a metodologias de ensino voltadas ao trabalho; ao trabalho e aos seus sentidos; à ABT articulada ao contexto do Brasil contemporâneo; à Educação praticada na, em e para a Saúde; à Promoção da Saúde e à Formação em Saúde; aos setores Educação e Saúde do País. Há proposições que norteiam pesquisas futuras de ABT para o Brasil.
Abstract
The research deals with Work-Based Learning (ABT), which is a term with multiple meanings and a concept that encompasses a wide range of activities, concerns and areas of work-based research. ABT is characterized as an educational program that can fill gaps between developed knowledge and the meaningful use of global skills for work, referring to all forms of learning that occur in a real work environment. ABT can be applied, through comprehensive training, from Basic Education to the post-doctoral internship. The study aims to present the potential application of ABT in Health Training in Brazil based on research into ABT in the international scenario. This was done through bibliometric and network studies, in the period from 1994 to 2019 with an emphasis on the period from 2014 to September 2019 (Study 1 - published), and through a bibliographic survey in the period from 2018 to June 2023 (Study 2). Expands understanding of ABT based on a Narrative Review focused on the period from 2021 to 2023 (Study 3) and through reflection on potential contributions of ABT to Professional Education in Health (Study 4 - published). The Studies are structured on data from publications indexed in the Web of Science Core Collection - WoS database. Study 1 indicates an increase in specialized literature on ABT in the last decade and the highest concentration of published articles (54%; 410 records) in the period from 2014 to September 2019. The absence of scientific productions on ABT from Brazil was observed. The regions with the highest scientific production were the United Kingdom (48.3%), Australia (15.1%), the United States (11%), the Netherlands (5.9%) and Canada (3.4%) and the area with the highest volume of indexing was Education and Educational Research (62%). Authors linked to institutions in 41 countries and a concentration of organizations with the highest number of publications, universities, in England and Australia were found. Study 2 updates data from Study 1, problematizing it, and highlights the number of 570 indexes in WoS: plus 160 article registrations and review articles. The period 2018 to June 2023 encompasses 318 studies (56%). The research problematizes, before the 4 Studies, 7 linked Preliminary Studies: learning and work-oriented teaching methodologies; to work and its senses; to ABT articulated to the context of contemporary Brazil; Education practiced in, in and for Health; Health Promotion and Health Training; to the Education and Health sectors of the country. There are propositions that guide future ABT research for Brazil.
Keywords in Portuguese
Análise BibliométricaEducação Profissionalizante
Método de Ensino
Atividades de Formação
Condições Sociais
Keywords
Bibliographic AnalysisVocational Education
Teaching Method
Training Activities
Social Conditions
DeCS
Métodos de EnsinoAprendizagem Baseada na Experiência
Educação Profissionalizante
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Bibliometria
Share