IOC - PGEBS - Teses de Doutorado
Documento escrito que relata os resultados ou as conclusões de uma pesquisa científica original, submetido pelo autor para obtenção de título acadêmico de doutor.
Recent Submissions
-
Teoria da tecnologia e ensino de Ciências : perspectivas para a formação de professores de Ciências
| Date Issued: 2022A Pandemia de COVID-19 trouxe para o centro da pauta das discussões a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, reacende-se as discussões sobre a utilização deste ... -
Retratos do ensino de Ciências: (des)construções entre a educação ambiental crítica e a metodologia artística de pesquisa em educação baseada em fotografia
| Date Issued: 2022Para a educação ambiental, a fotografia pode ser um recurso empregado em atividades na educação básica, com a utilização de imagens reais, de aspectos relacionados ao ser humano. O objetivo desta tese foi investigar o uso ... -
Estratégia de promoção da saúde para o enfrentamento da pandemia da covid-19: produção de vídeos educativos sobre técnicas adaptadas de meditação da mente plena (mindfulness) para líderes comunitários e seus membros
| Date Issued: 2022Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são hoje uma grande realidade na rede de atenção à saúde pública no Brasil. Entende-se por PICS todas as atividades devidamente regulamentadas e inseridas ... -
A pandemia de COVID-19: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras
| Date Issued: 2022A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como ... -
Planejamento instrucional para integração do conteúdo, pedagogia e tecnologia na educação a distância : um estudo de caso no ensino de química geral para estudantes de licenciatura em ciências biológicas
| Date Issued: 2022A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo exponencialmente com o avanço das tecnologias da informação e comunicação. Neste contexto, a integração da tecnologia com as práticas pedagógicas torna-se ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Date Issued: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
Prevenção ao uso de drogas no espaço escolar: possibilidades para a formação de professores da educação básica pela perspectiva contra-hegemônica
| Date Issued: 2022A tese discute a prevenção ao uso de drogas que pode ser realizada no espaço escolar mediante um estudo realizado com docentes da Rede Municipal de Educação de Cariacica, município do estado do Espírito Santo. Ante a ... -
Integração entre tecnologias digitais e anatomia: a construção de práticas pedagógicas alicerçadas nas metodologias ativas
| Date Issued: 2022Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de Anatomia Humana é romper com a tendência tradicionalista de abordar os conteúdos de forma descritiva, conteudista e com um grande volume de informações que devem ser ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
Terminalidade Específica e as Implicações para o Ensino Inclusivo no Contexto dos Institutos Federais
| Date Issued: 2022A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enquanto promotora de inclusão e do acesso ao ensino de ciências, tem se apresentado desafiadora para toda a comunidade acadêmica. As ações inclusivas para a permanência dos ... -
Educação Inclusiva e Formação de Professores: gênese, análise e discussão de um curso de extensão
| Date Issued: 2022As discussões acerca da inclusão escolar envolvem inúmeras outras, não se tratando de um processo isolado, mas com implicações amplas nos campos político, cultural, econômico e social. Do ponto de vista do processo de ... -
Em busca do letramento científico: análise de ferramentas de Bioinformática para o ensino de Genética no ensino médio
| Date Issued: 2022O termo Letramento Científico vem sendo amplamente debatido nas áreas de educação, ensino de Ciências e como constituinte das políticas públicas. Isso advém da percepção de que a Ciência não é neutra e seu desenvolvimento ... -
O enfrentamento do Aedes aegypti e arboviroses: aportes teóricos e metodológicos em ações de intervenção no Programa Saúde na Escola
| Date Issued: 2019Embasada por trabalhos que discutem a importância e o papel preponderante da educação em saúde para o enfrentamento de agravos, a presente tese objetivou a construção de um aporte teórico e metodológico para subsidiar ações ... -
Ciência e arte: reflexões e metodologias para análise de produções em pesquisa e ensino num campo emergente no Brasil
| Date Issued: 2021Este trabalho apresenta um estudo sobre o campo acadêmico “CienciArte” apoiado em um levantamento sobre alumni de Programas da Área de Ensino no Brasil e seus produtos, buscando referenciais teóricos e práticos, promovendo ... -
Os Usos de vídeos comunitários e seu potencial educacional no contexto do Ensino em Biociências e Saúde
| Date Issued: 2021A utilização de audiovisuais como meio de ensino, principalmente o uso de vídeos pedagógicos, é prática pedagógica comum em diversas áreas do conhecimento. No Brasil, o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), criado ... -
Era uma vez, uma professora que contava histórias e dava vida ao currículo: ensino de Ciências e Saúde, prática curricular e livros infantojuvenis
| Date Issued: 2021A presente pesquisa tem como foco de estudo o ensino de Ciências e Saúde no Ensino Fundamental I, estabelecendo um diálogo entre a prática curricular, o conceito de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS – que ... -
Feiras de Ciências: uma proposta pedagógica de inserção da Educação Ambiental Crítica em uma escola municipal de Duque de Caxias, Rio de Janeiro
| Date Issued: 2021A crise socioambiental é uma realidade da modernidade que desafia a escola buscar práticas pedagogicas que favoreceram a percepção que os seres humanos são natureza. Nesse sentido, a presente pesquisa investigou as ... -
Ciências Sob Tendas transformando a extensão em pesquisa: análise sobre a exposição, o mediador e o público
| Date Issued: 2020Os museus e centros de ciência, enquanto espaços importantes de divulgação científica, ainda são de difícil acesso à população. Assim, centros e museus de ciências itinerantes têm uma grande relevância nessa conjuntura. ... -
O processo de ensino e aprendizagem de Ciências para alunos com deficiência visual: Uma análise a partir da teoria da atividade
| Date Issued: 2021Os debates em torno dos processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência têm sido constantes em pesquisas das áreas de Educação e Ensino. Entretanto, muitos desses debates ainda mantêm suas referências em teorias ... -
Reflexões sobre o aluno, o professor, a família e as estratégias de ensino no contexto das altas habilidades ou superdotação
| Date Issued: 2021A perda de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) por evasão escolar ou por distúrbios comportamentais devido ao não atendimento de suas necessidades especiais impactam as áreas educacional, familiar, social ...