Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68353
O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA ESCOLA REGULAR
Ensino Inclusivo
Transtorno do Espectro Autista
Escola Regular
Estratégias de Ensino Inclusivas
Inclusive education
Autistic spectrum disorder
Regular school
Inclusive teaching strategies
Rodrigues, Amanda Séllos | Date Issued:
2023
Alternative title
Science teaching in the final years of elementary school: different strategies for the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular schoolAuthor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Uma das principais dificuldades da contemporaneidade é promover um ensino de ciências com estratégias pedagógicas que permitam a inclusão de todos os alunos. A importância do uso de diferentes recursos é notável no âmbito escolar e o uso de recursos visuais e auditivos pode auxiliar no processo de aprendizagem de todos os alunos presentes no ensino regular e não apenas de alunos com TEA. Este estudo buscou contribuir para o desenvolvimento da linha de pesquisa Docência: formação, trabalho e práticas educativas e traz a perspectiva da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na escola regular e as estratégias diferenciadas para o ensino de Ciências como elementos para a investigação. Estabelecemos como pergunta de investigação que o uso de estratégias diferenciadas na escola regular auxilia a aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Como hipótese citamos que as estratégias diferenciadas focadas nos estímulos auditivo e visual podem contribuir para o processo de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista e de alunos neurotípicos. O objeto desta investigação foi a realização de encontros voltados para a formação de professores, buscando apresentar um conjunto de atividades diferenciadas na disciplina de Ciências que possam ser realizadas com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, visando identificar o potencial destas estratégias como iniciativas de ensino inclusivas. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi investigar a potencialidade do uso de estratégias diferenciadas no ensino de Ciências da escola regular, evidenciando a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Através desta pesquisa, pode-se observar a importância em utilizar estratégias diferenciadas no ensino de Ciências para todos os alunos, através da potencialização do processo de aprendizagem, bem como a necessidade de realização e divulgação de novas estratégias destinadas ao alunos do Ensino Fundamental – Anos finais.
Abstract
One of the main difficulties in contemporary times is promoting science teaching with pedagogical strategies that allow the inclusion of all students. The importance of using different resources is notable in the school environment and the use of visual and auditory resources can help in the learning process of all students present in regular education and not just students with ASD. This study seeks to contribute to the development of the line of research Teaching: training, work and educational practices and brings the perspective of the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder in regular schools and differentiated strategies for teaching Science as elements for investigation. We established as a research question that the use of differentiated strategies in regular schools helps the learning of students with Autism Spectrum Disorder. As a hypothesis, we cite that differentiated strategies focused on auditory and visual stimuli can contribute to the learning process of students with Autism Spectrum Disorder and neurotypical students. The object of this investigation was to hold meetings aimed at teacher training, seeking to present a set of differentiated activities in the Science discipline that can be carried out with students from the 6th to the 9th year of Elementary School, aiming to identify the potential of these strategies as inclusive teaching initiatives. Thus, the main objective of this work was to investigate the potential of using different strategies in teaching Science in regular schools, highlighting the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder. Through this research, one can observe the importance of using different strategies in teaching Science for all students, through enhancing the learning process, as well as the need to carry out and disseminate new strategies aimed at Elementary School students – final years.
Keywords in Portuguese
Ensino de CiênciasEnsino Inclusivo
Transtorno do Espectro Autista
Escola Regular
Estratégias de Ensino Inclusivas
Keywords
Science teachingInclusive education
Autistic spectrum disorder
Regular school
Inclusive teaching strategies
Share