Listar IOC - PGEBS - Teses de Doutorado por fecha de publicación
Mostrando ítems 1-20 de 101
-
Em busca do letramento científico: análise de ferramentas de Bioinformática para o ensino de Genética no ensino médio
| Fecha del documento: 2022O termo Letramento Científico vem sendo amplamente debatido nas áreas de educação, ensino de Ciências e como constituinte das políticas públicas. Isso advém da percepção de que a Ciência não é neutra e seu desenvolvimento ... -
Educação Inclusiva e Formação de Professores: gênese, análise e discussão de um curso de extensão
| Fecha del documento: 2022As discussões acerca da inclusão escolar envolvem inúmeras outras, não se tratando de um processo isolado, mas com implicações amplas nos campos político, cultural, econômico e social. Do ponto de vista do processo de ... -
Terminalidade Específica e as Implicações para o Ensino Inclusivo no Contexto dos Institutos Federais
| Fecha del documento: 2022A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), enquanto promotora de inclusão e do acesso ao ensino de ciências, tem se apresentado desafiadora para toda a comunidade acadêmica. As ações inclusivas para a permanência dos ... -
Integração entre tecnologias digitais e anatomia: a construção de práticas pedagógicas alicerçadas nas metodologias ativas
| Fecha del documento: 2022Uma das principais dificuldades encontradas no ensino de Anatomia Humana é romper com a tendência tradicionalista de abordar os conteúdos de forma descritiva, conteudista e com um grande volume de informações que devem ser ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Fecha del documento: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
Prevenção ao uso de drogas no espaço escolar: possibilidades para a formação de professores da educação básica pela perspectiva contra-hegemônica
| Fecha del documento: 2022A tese discute a prevenção ao uso de drogas que pode ser realizada no espaço escolar mediante um estudo realizado com docentes da Rede Municipal de Educação de Cariacica, município do estado do Espírito Santo. Ante a ... -
A aprendizagem significativa da biologia em um contexto de formação continuada de professores
| Fecha del documento: 2022A interdependência entre vida e ambiente, entre os fenômenos biológicos e sociais nem sempre é percebida e, quando ocorre, é raramente compreendida. Sem ignorar a natureza complexa da dinâmica da vida e do processo de ... -
A pandemia de COVID-19: impactos em comunidades acadêmicas e de saúde brasileiras
| Fecha del documento: 2022A COVID-19 é uma doença viral causada pelo SARS-CoV-2 e oriunda da cidade de Wuhan, na China. Ela se espalhou rapidamente pelo mundo, acometendo milhões de pessoas e levando a milhares de óbitos, sendo classificada como ... -
Planejamento instrucional para integração do conteúdo, pedagogia e tecnologia na educação a distância : um estudo de caso no ensino de química geral para estudantes de licenciatura em ciências biológicas
| Fecha del documento: 2022A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que vem crescendo exponencialmente com o avanço das tecnologias da informação e comunicação. Neste contexto, a integração da tecnologia com as práticas pedagógicas torna-se ... -
Estratégia de promoção da saúde para o enfrentamento da pandemia da covid-19: produção de vídeos educativos sobre técnicas adaptadas de meditação da mente plena (mindfulness) para líderes comunitários e seus membros
| Fecha del documento: 2022Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são hoje uma grande realidade na rede de atenção à saúde pública no Brasil. Entende-se por PICS todas as atividades devidamente regulamentadas e inseridas ... -
Retratos do ensino de Ciências: (des)construções entre a educação ambiental crítica e a metodologia artística de pesquisa em educação baseada em fotografia
| Fecha del documento: 2022Para a educação ambiental, a fotografia pode ser um recurso empregado em atividades na educação básica, com a utilização de imagens reais, de aspectos relacionados ao ser humano. O objetivo desta tese foi investigar o uso ... -
Teoria da tecnologia e ensino de Ciências : perspectivas para a formação de professores de Ciências
| Fecha del documento: 2022A Pandemia de COVID-19 trouxe para o centro da pauta das discussões a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, reacende-se as discussões sobre a utilização deste ... -
Genética e questões bioéticas: possibilidades e desafios para o Ensino médio
| Fecha del documento: 2021Os progressos científicos e as inovações tecnológicas evidenciam a necessidade de se discutir como a sociedade deve lidar com o uso de novas técnicas, práticas e formas de ver o mundo. Reconhecendo-se a escola como espaço ... -
A formação do agente comunitário de saúde para o trabalho no sistema único de saúde do Brasil: análise, perspectivas e propostas
| Fecha del documento: 2021Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) enquanto parte da força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) são o elo entre a população e as Unidades de Saúde (US). Eles realizam um trabalho amplo e diferenciado junto aos ... -
Jovens e informações sobre ciência e saúde: entre o desafio da credibilidade da fonte e a oportunidade do alcance da divulgação científica
| Fecha del documento: 2021As mídias sociais hoje são de extrema importância para a sociedade e para a difusão de informações, incluindo informações científicas. Como alguns autores argumentam, o desenvolvimento de tecnologias digitais levou a ... -
Reflexões sobre o aluno, o professor, a família e as estratégias de ensino no contexto das altas habilidades ou superdotação
| Fecha del documento: 2021A perda de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH/SD) por evasão escolar ou por distúrbios comportamentais devido ao não atendimento de suas necessidades especiais impactam as áreas educacional, familiar, social ... -
O processo de ensino e aprendizagem de Ciências para alunos com deficiência visual: Uma análise a partir da teoria da atividade
| Fecha del documento: 2021Os debates em torno dos processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência têm sido constantes em pesquisas das áreas de Educação e Ensino. Entretanto, muitos desses debates ainda mantêm suas referências em teorias ... -
Era uma vez, uma professora que contava histórias e dava vida ao currículo: ensino de Ciências e Saúde, prática curricular e livros infantojuvenis
| Fecha del documento: 2021A presente pesquisa tem como foco de estudo o ensino de Ciências e Saúde no Ensino Fundamental I, estabelecendo um diálogo entre a prática curricular, o conceito de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS – que ... -
Os Usos de vídeos comunitários e seu potencial educacional no contexto do Ensino em Biociências e Saúde
| Fecha del documento: 2021A utilização de audiovisuais como meio de ensino, principalmente o uso de vídeos pedagógicos, é prática pedagógica comum em diversas áreas do conhecimento. No Brasil, o Instituto Nacional de Cinema Educativo (INCE), criado ... -
Ciência e arte: reflexões e metodologias para análise de produções em pesquisa e ensino num campo emergente no Brasil
| Fecha del documento: 2021Este trabalho apresenta um estudo sobre o campo acadêmico “CienciArte” apoiado em um levantamento sobre alumni de Programas da Área de Ensino no Brasil e seus produtos, buscando referenciais teóricos e práticos, promovendo ...