Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/50629
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE
Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Processo de Ensino-Aprendizagem
Monteiro, Angélica Ferreira Bêta | Date Issued:
2021
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os debates em torno dos processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência têm sido constantes em pesquisas das áreas de Educação e Ensino. Entretanto, muitos desses debates ainda mantêm suas referências em teorias que reforçam a deficiência e não as potencialidades e os recursos que permitem o acesso aos diferentes saberes por esses sujeitos. Nesse sentido, este trabalho é fruto de nossa busca por práticas docentes que valorizam os sujeitos e os diferentes caminhos para aprender. Seu objetivo é, portanto, analisar o processo de ensino e aprendizagem de fenômenos científicos vinculados à Física, em alunos com deficiência visual, a partir das intervenções entre os sujeitos e suas atividades. Seus dados foram coletados no primeiro semestre de 2019, durante quatro encontros da oficina pedagógica que desenvolvemos no Instituto Benjamin Constant, instituição federal de ensino, voltada às questões da deficiência visual. A metodologia aplicada nas oficinas consistia na apresentação de uma história infantil que abordava alguns fenômenos físicos e os alunos, coletivamente, mediados pelos artefatos, construíam e reconstruíam seus conceitos sobre esses fenômenos Sabemos que a Física não faz parte dos anos escolares iniciais, no entanto, no currículo de Ciências da Natureza, encontramos muitos conteúdos ligados à área. Nos quatro encontros escolhidos desenvolvemos o tema \201COs Movimentos da Terra\201D. Os dados utilizados foram coletados por meio de gravações em áudio e vídeo. Adotamos como referencial os princípios da Teoria da Atividade Sócio Cultural Histórica, fundamentada em Alexis Leontiev (1903-1979) e Yrjö Engeström (1948 -), tanto na organização do estudo, quanto na análise dos dados. Para essa teoria, a atividade ocorre por meio das atividades do sujeito com a comunidade, em uma relação ser humano-mundo. Nessa perspectiva, a educação escolar deve assumir um papel crucial. Os resultados nos apontaram quatro categorias: a aprendizagem a partir das intervenções entre os sujeitos da atividade; o papel da intervenção pedagógica na atividade de aprendizagem; os conceitos espontâneos como recurso para a compreensão dos fenômenos científicos e a expansão da atividade de aprendizagem nas oficinas de Ciências. Esses resultados auxiliaram nas respostas às questões de pesquisa deste estudo e confirmaram nossos pressupostos sobre a importância do desenvolvimento de conceitos científicos em crianças com deficiência visual a partir de práticas pedagógicas coletivas.
Abstract
The debates around the teaching and learning processes of people with disabilities have been constant in research in the fields of Education and Teaching. However, many of these debates keep their references in theories that reinforce the disability and not the potentialities and resources that allow access to different knowledge by these individuals. In this sense, this paper is the result of our concern in the search for teaching practices that value people and the different ways to learn. Its goal is, therefore, to analyze the teaching and learning process of scientific phenomena related to Physics on visually impaired students, based on the interventions between individuals and their activities. Its data was collected in the first semester of 2019, during four meetings of the pedagogical workshop we developed at the Benjamin Constant Institute, a federal educational institution, focused on issues of visual impairment. The methodology applied in the workshops consisted of the presentation of a children's story that dealt with some physical phenomena and the students, collectively, mediated by artifacts, built, and rebuilt their concepts about these phenomena We know that Physics is not part of the early school years; however, in the Natural Sciences curriculum, we find many contents related to this area. In the four meetings chosen we developed the theme "The Movement of the Earth". The data used was collected through audio and video recordings. We adopted as a reference the principles of Socio-Cultural Historical Activity Theory, based on Alexis Leontiev (1903-1979) and Yrjö Engeström (1948 -), both in the organization of the study and in the data analysis. For this theory, activity occurs through the activities of the individual with the community, in a humanworld relationship. From this perspective, school education must assume a crucial role. The results pointed us to four categories: learning from interventions among the individuals of the activity; the role of pedagogical intervention in the learning activity; spontaneous concepts as a resource for the understanding of scientific phenomena; and the expansion of the learning activity in science workshops. These results helped to answer the research questions of this study and confirmed our assumptions about the importance of developing scientific concepts in visually impaired children through collective pedagogical practices.
Keywords in Portuguese
Ensino de CiênciasEducação de Pessoas com Deficiência Visual
Processo de Ensino-Aprendizagem
Share