Browsing by Subject "Ensino de Ciências"
Now showing items 1-20 of 72
-
50 anos da I Feira Nacional de Ciências (1969) no Brasil
| Date Issued: 2019Em 2019, comemoramos os 50 anos da primeira Feira Nacional de Ciências no Brasil. Realizada no Pavilhão de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em setembro de 1969, o evento contou com a apresentação de trabalhos de alunos ... -
Abordagem sobre esquistossomose em livros de ciências e biologia indicados pelo programa nacional do livro didático (PNLD) – 2011/2012
| Date Issued: 2014Analisou-se o conteúdo esquistossomose em livros didáticos de Ciências e de Biologia indicados pelo Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011 e pelo Guia PNLD 2012 - Ensino Médio do Ministério da Educação. ... -
Alunos, professores, pessoaso papel da subjetividade no ensino de Ciências e Biologia do Colégio Pedro II
| Date Issued: 2017Apesar de pesquisadores reconhecerem há tempos a importância da subjetividade de professores e alunos no processo pedagógico as investigações em torno desta temática permanecem pouco frequentes. Dentro do campo de Ensino ... -
A arte nas publicações científicas no ensino de ciências e nos livros didáticos de ciências do ensino fundamental da educação básica
| Date Issued: 2022O ensino de ciências contribui para uma formação mais completa dos indivíduos e se faz presente no Brasil desde o século XIX. Apesar de sua longa trajetória o ensino bancário ainda é o método mais utilizado em sala de aula, ... -
As contribuições de feiras de ciências para abordagem de questões socioambientais
| Date Issued: 2023 -
Atividades experimentais de Ciências para os anos iniciais do ensino fundamentalanálise em livros didáticos e reflexões de um grupo focal
| Date Issued: 2016As atividades experimentais no Ensino de Ciências têm sido pesquisadas nas últimas décadas tanto para investigar sua importância quanto para questionar seu desenvolvimento mais crítico no ensino. Na literatura da área, ... -
Avaliação sobre o uso do programa PowerPoint em sala de aula por estudantes da educação básica na rede pública
| Date Issued: 2012Atualmente, as instituições de educação básica vêm incorporando diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos pedagógicos. Porém, o seu uso ainda não está bem estabelecido. Nesse estudo empírico, ... -
Área de Ensino reflexões a partir dos programas de pós-graduação Stricto sensu brasileiros centrados nas Biociências e Saúde
| Date Issued: 2013O presente trabalho surgiu como decorrência da minha atuação profissional, de cerca de seis anos, com divulgação científica no Museu da Vida (Fiocruz). Nesta trajetória, ao perceber que a expectativa da maior parte dos ... -
A base nacional comum curricular na sala de aula: uma proposta crítico-reflexiva para professores de Ciências
| Date Issued: 2022No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos ... -
A bidocência no ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental
| Date Issued: 2020Este estudo tem como foco de investigação a prática da bidocência como estratégia metodológica para o ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como seus efeitos nas relações pedagógicas e na qualidade ... -
Biossegurança em saúde no ensino de ciências
| Date Issued: 2013Este texto, na forma de ensaio, discute a importância do Ensino de Ciências para as ações de Biossegurança em Saúde. Para tanto, contextualiza o campo da Biossegurança na vertente educativa e da sua profissiona-lização. ... -
Canastra humana : um jogo para complementar o ensino e a aprendizagem dos sistemas do corpo humano
| Date Issued: 2021O jogo lança sobre os seres humanos um fascínio carregado de elementos lúdicos, sendo comumente utilizado por docentes na educação básica. Além de promover a interação entre os estudantes e o docente, os jogos colaboram ... -
O caramujo africano em contexto escolar: as percepções de estudantes do ensino fundamental e o estudo da helmintofauna associada ao caramujo em Barra do Piraí (RJ)
| Date Issued: 2012O trabalho investiga as percepções de alunos do Ensino Fundamental sobre a espécie Achatina fulica (caramujo africano) e os riscos que esse molusco oferece para a população no município de Barra do Piraí (RJ). A pesquisa ... -
Ciência, Música e Ambiente: Experiências e estratégias transdisciplinares no ensino básico integral modelo GEO
| Date Issued: 2018O diálogo entre a ciência e a arte contribui para o desenvolvimento de ferramentas e estratégias pedagógicas que favorecem o trabalho interdisciplinar e transdisciplinar estimulando a imaginação e os processos criativos. ... -
Ciência, racismo e educação: a importância de um livro didático sobre o protagonismo negro na ciência brasileira
| Date Issued: 2021Este projeto trata-se de uma na proposta de sumário de um livro didático digital de classificação indicativa livre que visa trazer à tona a contribuição histórica das populações negras para as ciências brasileiras. ... -
Ciências Sob Tendas transformando a extensão em pesquisa: análise sobre a exposição, o mediador e o público
| Date Issued: 2020Os museus e centros de ciência, enquanto espaços importantes de divulgação científica, ainda são de difícil acesso à população. Assim, centros e museus de ciências itinerantes têm uma grande relevância nessa conjuntura. ... -
A construção de estratégia lúdica para o ensino de biossegurança
| Date Issued: 2015O objetivo deste trabalho é apresentar pesquisa de natureza qualitativa-descritiva, abordando o desenvolvimento de uma estratégia lúdica de ensino – o jogo BioBingo – além de analisar a sua eficácia a partir do desempenho ... -
Corpo, sexualidade, gênero e as mediações culturais em revistas femininas juvenis: possibilidades de uso para o ensino não-formal
| Date Issued: 2013Este trabalho discute as concepções acerca das construções de corpo, gênero e sexualidade entre jovens escolares mediadas pelas revistas femininas juvenis Capricho e Atrevida em contexto de ensino não-formal. Buscou-se ... -
A dengue nos livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático
| Date Issued: 2013A dengue constitui um grave problema de saúde pública no Brasil. As Diretrizes Nacionais de Prevenção e Controle das Epidemias de Dengue preconizam que ações de educação em saúde associadas ao tema dengue sejam contempladas, ... -
Desenvolvimento e aplicação de uma atividade investigativaadaptação dos seres vivos
| Date Issued: 2017Os trabalhos de pesquisa em ensino mostram que os estudantes aprendem mais sobre a ciência e desenvolvem melhor seus conhecimentos conceituais quando participam de atividades investigativas. O objetivo desta pesquisa foi ...