Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/25453
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NATURAIS NO CONTEXTO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ensino de Ciências
Formação de Professores
Práticas Pedagógicas
Professores Escolares
Disciplinas das Ciências Naturais
Capacitação de Professores
Alternative title
Discipline of natural sciences in the context of the elementary educationAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Iniciação Científica na Educação Básica. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
As práticas pedagógicas que levem o aluno a pensar criticamente sobre o meio em que vivem são essenciais dentro do contexto educacional. Aplicamos entrevistas semiestruturadas a nove professores trabalhando na Educação Básica. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa, um estudo de caso, conforme definem Ludke e André (1986). Esta pesquisa busca apresentar, e avaliar, respostas de educadores das séries iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal (Vitória – ES) sobre assuntos pertinentes aos seus processos formativos e sobre algumas questões relacionadas à disciplina de Ciências. Nossos resultados indicam que são necessários mais investimentos na formação continuada dos docentes, no intuito de promover um ensino de Ciências que leve para dentro da escola alternativas mais atrativas para encorajar a aprendizagem dos alunos e para que professores e alunos façam uma leitura mais aguçada do seu cotidiano.
Abstract
The pedagogical practices that lead the student to think critically about the environment in which they live are essential within the educational context. We applied semi-structured interviews to nine teachers working at elementary school. Our research is qualitative in nature, a case study, as defined by Ludke and André (1986). This research aims to present and evaluate the answers of educators of the initial grades of an elementary school of a municipal public school (Vitória – ES) on matters pertinent to their formative processes and on some issues related to the discipline of Sciences. Our results indicate that more investments are needed for the ongoing training of teachers, in order to promote a science education that brings to the school more attractive alternatives to encourage students' learning and to make possible that teachers and students can make a more accurate reading of their daily life.
Keywords in Portuguese
Séries IniciaisEnsino de Ciências
Formação de Professores
Práticas Pedagógicas
DeCS
Ensino Fundamental e MédioProfessores Escolares
Disciplinas das Ciências Naturais
Capacitação de Professores
Share