Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/18379
Type
ArticleCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
- IOC - Artigos de Periódicos [12967]
Metadata
Show full item record
AVALIAÇÃO SOBRE O USO DO PROGRAMA POWERPOINT EM SALA DE AULA POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE PÚBLICA
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Abstract in Portuguese
Atualmente, as instituições de educação básica vêm incorporando
diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como instrumentos
pedagógicos. Porém, o seu uso ainda não está bem estabelecido. Nesse estudo
empírico, exploratório e descritivo objetivamos identificar na avaliação dos
estudantes o potencial do programa PowerPoint como instrumento no ensino de
ciências, visando estimular o seu uso em aulas expositivas em detrimento do
quadro/giz e estudar futuramente as TIC no processo ensino-aprendizagem. Para
tanto, foram administradas aulas de ciências em PowerPoint, durante um ano,
enquanto outras mídias eram apresentadas aos estudantes.
Abstract
Recently, institutions of basic education have been incorporating different
information and communication technology (ICT) as a pedagogic instrument.
However its use is still not established. In this empirical, exploratory and
descriptive study, we aim to identify, through students evaluation, the potential of
the use in classroom of PowerPoint software as an instrument for science
teaching, focusing in stimulate its use instead the blackboard, and to study others
tools of ICT for further use in the learning-teaching process. For that, science
classes were presented using PowerPoint for one year, while other medias were
introduced for the students.
Share