Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/57899
Type
ThesisCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA CRÍTICO-REFLEXIVA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Formação de Professores
Ensino por Investigação
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Teaching by investigation
Science teaching
National Common Curriculum Base
Hacar, Manoela Atalah Pinto dos Santos | Date Issued:
2022
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
No ano de 2017 foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. A BNCC caracteriza-se por ser o documento que norteia os currículos, padronizando competências essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Diante desse cenário, este estudo teve o objetivo de contribuir na Formação Continuada de Professores de Ciências do Ensino Fundamental, através de um curso de extensão, buscando um enfrentamento propositivo à Base Nacional Comum Curricular, com enforque no Ensino por Investigação. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo pesquisa-intervenção, com abordagem qualitativa que envolveu: (1) revisão bibliográfica na área de ensino/educação sobre a BNCC; (2) desenvolvimento e implementação do curso a distância com professores do ensino fundamental, com duração de 60 horas, realizado em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro, campus Mesquita; (3) análise das visões dos cursistas sobre o conteúdo, metodologia do curso e a contribuição na proposição de ações educativas sobre o tema na comunidade escolar. A análise dos resultados foi feita através da Tematização (Fontoura, 2011) e teve por base: as respostas dos questionários, os registros dos fóruns online e a construção de planos de aula individuais. Participaram 50 docentes, sendo a maioria do gênero feminino e na faixa etária de 36 a 49 anos. Os resultados indicaram que grande parte dos cursistas se declarou motivada pelo curso e avaliou a formação como muito boa em relação aos conteúdos apresentados e a abordagem pedagógica. Os planos de aula investigativos, construídos pelos docentes, revelaram que o curso de formação continuada com viés crítico-reflexivo, atuou como uma alternativa de formação docente gratuita propositiva à Base Nacional Comum Curricular, com enfoque no Ensino por Investigação, capaz de subsidiar ações educativas. Concluímos que o curso contribuiu com a prática pedagógica dos cursistas, auxiliando no empoderamento consciencial necessário para o desenvolvimento de estratégias que podem ser utilizadas na sala de aula
Abstract
In 2017, the National Curricular Common Base (BNCC) for Elementary School was approved. The BNCC is characterized by being a document that guide the curricula, standardizing essential competences, which all students must develop throughout Basic Education. Given this scenario, this study aimed to contribute to the Continuing Education of Science Teachers of Elementary School, through an extension course, in the perspective of the National Common Curricular Base, with an emphasis on Teaching by Investigation. This is a descriptive study, of the research-intervention type, with a qualitative approach that involved: (1) a bibliographic review in the area of teaching/education on the BNCC; (2) development and implementation of the distance course with elementary school teachers, lasting 60 hours, carried out in partnership with the Federal Institute of Rio de Janeiro, Mesquita campus; (3) analysis of the course participants' views on the content, methodology of the course and the contribution to the proposition of educational actions on the subject in the school community. The analysis of the results was carried out through Thematization (Fontoura, 2011) and was based on: the answers to the questionnaires, the records of the online forums and the construction of individual lesson plans. Fifty professors were investigated, most of them female (82.4%) and aged between 36 and 49 years. The results indicate that most of the course participants declared themselves motivated by the course and evaluated the training as very good in relation to the contents presented and the pedagogical approach. The investigative lesson plans, built by the teachers, revealed that the continuing education course with a critical-reflexive bias, acted as an alternative of free teacher training to the National Common Curricular Base, with a focus on Teaching by Investigation, capable of subsidizing actions educational. We conclude that the course contributed to the pedagogical practice of the course participants, helping in the consciential empowerment necessary for the development of strategies that can be used in the classroom
Keywords in Portuguese
Base Nacional Comum CurricularFormação de Professores
Ensino por Investigação
Ensino de Ciências
Ensino Fundamental
Keywords
Teachers' educationTeaching by investigation
Science teaching
National Common Curriculum Base
Share