Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/49584
Type
TCCCopyright
Open access
Sustainable Development Goals
04 Educação de qualidadeCollections
Metadata
Show full item record
CANASTRA HUMANA : UM JOGO PARA COMPLEMENTAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS SISTEMAS DO CORPO HUMANO
Ensino de Ciências
Corpo Humano
Ensino Fundamental e Médio
Graciano, Solange Freitas Cugolo | Date Issued:
2021
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O jogo lança sobre os seres humanos um fascínio carregado de elementos lúdicos, sendo comumente utilizado por docentes na educação básica. Além de promover a interação entre os estudantes e o docente, os jogos colaboram com a apreensão do conhecimento, conduzindo o pensamento antes abstrato para um pensamento lógico, capaz de provocar reflexões nos estudantes. Nesta perspectiva, subentende-se que o jogo, dentro de um contexto educacional, vem a atuar igualmente de forma positiva com os estudantes, tornando-os mais críticos, e com os docentes, ao contribuir com um processo ensino e aprendizagem mais dinâmico e, possivelmente, eficaz. A partir desta observação, optou-se pela construção de um jogo de cartas para o ensino dos sistemas do corpo humano. O jogo batizado de Canastra Humana foi desenvolvido para ser trabalhado nas aulas de ciências, preferencialmente no Ensino Fundamental. Ao todo foram elaboradas 65 cartas, sendo 45 correspondentes aos órgãos do corpo humano, 10 simbolizando os tratamentos ou medidas profiláticas e 10 retratando as doenças ou desequilíbrios homeostáticos. Todas as cartas apresentam: ilustração, numeração, título e texto explicativo. A associação entre a imagem e o texto facilita a interpretação do que se pretende ensinar, promovendo uma melhor compreensão do ensino de ciências. O jogo Canastra Humana tem caráter competitivo com regras pré-estabelecidas. Sua dinâmica possibilita uma interação social entre os participantes e o docente, que poderá solucionar cada dúvida, promovendo o aprendizado por meio de explicações sobre os questionamentos gerados durante uma partida. Portanto, espera-se que este jogo alcance as salas de aula e possibilite a apreensão de saberes relacionados a saúde de uma maneira simples, responsável, dinâmica e lúdica. Almeja-se que o jogo Canastra Humana conscientize os estudantes sobre o funcionamento do corpo, e auxilie os docentes de Ciências Biológicas em suas práticas pedagógicas, facilitando o processo ensino e aprendizagem e a interação professor-aluno.
Abstract
The game launches on human beings a fascination full of playful elements, being commonly used by teachers in basic education. In addition to promoting interaction between students and the teacher, games collaborate with the apprehension of knowledge, leading previously abstract thinking to logical thinking, capable of provoking reflections in students. In this perspective, it is understood that the game, within an educational context, comes to act equally positively with students, making them more critical, and with teachers, by contributing to a more dynamic teaching and learning process and, possibly effective. From this observation, it was decided to build a card game for the teaching of human body systems. The game called Canastra Humana was developed to be worked in science classes, preferably in elementary school classes. In all, 65 cards were drawn up, 45 corresponding to the organs of the human body, 10 symbolizing treatments or preventive measures and 10 depicting the disease or homeostatic imbalances. All letters have: illustration, numbering, title and explanatory text. The association between the image and the text facilitates the interpretation of what is intended to teach, promoting a better understanding of science education. The game Canastra Humana has a competitive character with pre-established rules. Its dynamics allow a social interaction between the participants and the teacher, who will be able to solve each doubt, promoting learning through explanations about the questions generated during a game. Therefore, it is expected that this game will reach the classrooms and make it possible to apprehend knowledge related to health in a simple, responsible, dynamic and playful way. It is hoped that the game Canastra Humana aware students about the functioning of health, and helps Biological Sciences teachers in their pedagogical practices, facilitating the teaching and learning process and the teacher-student interaction.
Keywords in Portuguese
Jogos ExperimentaisEnsino de Ciências
Corpo Humano
Ensino Fundamental e Médio
Share