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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/65575
CIÊNCIA, RACISMO E EDUCAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE UM LIVRO DIDÁTICO SOBRE O PROTAGONISMO NEGRO NA CIÊNCIA BRASILEIRA
Descolonização do Currículo
Ensino de Ciências
Relações Étnico-Raciais
Educomunicação
Curriculum Decolonization
Science Teaching
Ethnic Racial Relations
Educommunication
Lima, Tatiane de Oliveira | Date Issued:
2021
Alternative title
Science, racism and education : the importance of a textbook on black protagonism in Brazilian scienceAuthor
Advisor
Comittee Member
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Museu da Vida. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este projeto trata-se de uma na proposta de sumário de um livro didático digital de classificação indicativa livre que visa trazer à tona a contribuição histórica das populações negras para as ciências brasileiras. Considerando o passado colonialista do país, se faz necessário abordar o legado afro-brasileiro científico a fim de desconstruir a ideia presente no imaginário popular de que a população negra passou a produzir cultura e conhecimento somente ao fim da escravidão. A pesquisa busca apresentar iniciativas educativas e midiáticas do século XIX, período da abolição da escravatura, e do século XX, momento em que surgiram as primeiras universidades brasileiras, e que serão inseridas as temáticas do sumário. Para contextualizar o fazer científico negro foi feito um paralelo entre iniciativas negras e não-negras ponderando sobre os espaços reservados as questões afro-brasileiras
Abstract
This project is a summary proposal of a free rating digital textbook that aims to bring out the historical contribution of black sources to Brazilian sciences. Before the country's colonialist past, it s necessary to address the Afro Brazilian scientific legacy in order to deconstruct an idea present in the popular imagination that a black population began to produce culture and knowledge only at the end of slavery. The research seeks educational and med ia proposals of the 19th century, the period of the abolition of slavery, and of the 20th century, when th e first Brazilian women appeared, and which will be included as themes in the summary. To contextualize black scientific work, a parallel was drawn between black and non black initiatives, pondering the spaces reserved for Afro Brazilian issues
Keywords in Portuguese
Divulgação CientíficaDescolonização do Currículo
Ensino de Ciências
Relações Étnico-Raciais
Educomunicação
Keywords
Communication ScienceCurriculum Decolonization
Science Teaching
Ethnic Racial Relations
Educommunication
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