Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/64559
TEORIA DA TECNOLOGIA E ENSINO DE CIÊNCIAS : PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Ensino de Ciências
Documentos Curriculares
Licenciatura em Ciências Biológicas
Teaching of Science
Curricular Documents
Degree in Biological Sciences
Lima, Leonardo Viana de | Date Issued:
2022
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A Pandemia de COVID-19 trouxe para o centro da pauta das discussões a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, reacende-se as discussões sobre a utilização deste recurso e sobre a Teoria da Tecnologia na formação de professores. A pergunta de investigação desta tese foi: Como ocorre abordagem da Teoria da Tecnologia nos documentos oficiais e nos currículos formais dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de universidades públicas do Rio de Janeiro? O objetivo geral é avaliar a abordagem da Teoria da Tecnologia na formação de professores de Ciências Biológicas em universidades públicas do Rio de Janeiro. E os objetivos específicos são: identificar como se apresenta a aquisição de recursos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação pela população brasileira e suas implicações para o Ensino de Ciências; analisar como ocorrem as abordagens da Tecnologia nos documentos oficiais sobre currículo de Licenciatura das Ciências Biológicas; analisar como a Teoria da Tecnologia é abordada nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas do Rio de Janeiro; e descrever uma perspectiva curricular para Licenciatura em Ciências Biológicas abordando a Teoria da Tecnologia. O cenário da pesquisa foi: os relatórios de pesquisas sobre a apropriação de recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação pela população brasileira; os documentos oficiais sobre currículo; os currículos formais dos cursos de pesquisados. O percurso metodológico contou com pesquisa documental e análise de conteúdo por Tematização. Como resultados temos: (1) a existência de uma grande adesão da população brasileira ao uso de dispositivos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação (2) os documentos oficiais em vigor sobre currículo para a Educação Básica e para Licenciatura em Ciências Biológicas possuem uma abordagem superficial e sem amparo teórico sobre a Tecnologia; (3) o currículo formal de Licenciatura em Ciências Biológicas, de instituições públicas do Rio de Janeiro, possui uma oferta diversificada, de forma quantitativa e qualitativa, em suas abordagens teóricas sobre a Tecnologia; e (4) a proposta teórica sobre a abordagem teórica da Tecnologia para as Licenciatura em Ciências Biológicas, Ensino para a Tecnologia, visa a promoção de debates e reflexões sobre o tema amparados em pressupostos históricos, filosóficos, epistemológicos e sociais sobre a Tecnologia. Os dados contemplados por esta pesquisa podem ser relevantes para as formulações de políticas públicas e curriculares que contemplem a abordagem e/ou incorporação da teoria da Tecnologia nos Currículos educacionais. As contribuições do pluralismo teórico sobre Tecnologia não podem ser ignoradas. Incorporá-las às reflexões, aos debates e às investigações do Ensino de Ciências será um importante instrumento de acesso ao exercício da democracia ao se reconhecer e respeitar os distintos posicionamentos teóricos
Abstract
The COVID-19 Pandemic brought the use of Information and Communication Technology in teaching and learning to the center of the discussion agenda. In this context, discussions on the use of this resource and on the Theory of Technology in teacher education are rekindled. The research question of this thesis was: How does the Theory of Technology approach the official documents and formal curricula of the Degree in Biological Sciences courses at public universities in Rio de Janeiro? The general objective is to evaluate the approach of the Theory of Technology in the training of Biological Sciences teachers in public universities in Rio de Janeiro. And the specific objectives are: to identify how the acquisition of resources related to Information and Communication Technology by the Brazilian population is presented and its implications for Science Teaching; to analyze how the approaches of Technology occur in the official documents on the curriculum of the Degree in Biological Sciences; to analyze how the Theory of Technology is addressed in Biological Sciences Degree courses in Rio de Janeiro; and to describe a curricular perspective for a Degree in Biological Sciences addressing the Theory of Technology. The research scenario was: research reports on the appropriation of Information and Communication Technology resources by the Brazilian population; the official documents on curriculum; the formal curricula of the researched courses. The methodological path included documentary research and content analysis by Thematization. As results we have: (1) the existence of a great adherence of the Brazilian population to the use of devices related to Information and Communication Technology (2) the official documents in force on the curriculum for Basic Education and for the Degree in Biological Sciences have a superficial approach and without theoretical support on Technology; (3) the formal curriculum of Licentiate in Biological Sciences, of public institutions in Rio de Janeiro, has a diversified offer, quantitatively and qualitatively, in its theoretical approaches on Technology; and (4) the theoretical proposal on the theoretical approach of Technology for the Degree in Biological Sciences, Teaching for Technology, aims to promote debates and reflections on the subject supported by historical, philosophical, epistemological and social assumptions about Technology. The data contemplated by this research can be relevant for the formulation of public and curricular policies that contemplate the approach and/or incorporation of the theory of Technology in the educational curricula. The contributions of theoretical pluralism on Technology cannot be ignored. Incorporating them into reflections, debates and investigations in Science Teaching will be an important instrument for accessing the exercise of democracy by recognizing and respecting the different theoretical positions
Keywords in Portuguese
Ensino para a TecnologiaEnsino de Ciências
Documentos Curriculares
Licenciatura em Ciências Biológicas
Keywords
Teaching for TechnologyTeaching of Science
Curricular Documents
Degree in Biological Sciences
Share