Navegação por assunto "Formação de professores"
Itens para a visualização no momento 1-13 of 13
-
Aprendizagem Baseada em Casos Investigativos e a Formação de Professores: O Potencial de Uma Aula Prática de Volumetria para Promover o Ensino Interdisciplinar
| Data do documento: 2015O Ministério da Educação vem empregando esforços para reestruturar os currículos do ensino médio no Brasil, incluindo o Programa Ensino Médio Inovador, que busca implantar ações interdisciplinares nas escolas. Este ... -
Educação em ciências e saúde na educação infantil: um estudo na creche Fiocruz
| Data do documento: 2012Este trabalho representa uma contribuição à lacuna existente acerca da temática da Educação em Ciência na Educação Infantil, e trata da formação de professores em um ambiente específico – a Creche Fiocruz. A coleta de dados ... -
Ensino de ciências na licenciatura em pedagogia: recontextualização do currículo em instituições do Rio de Janeiro.
| Data do documento: 2012A educação fundamental tem como principal objetivo formar cidadãos com capacidade de aprender, viver em sociedade e auxiliar o desenvolvimento de valores. O ensino de ciências faz parte deste objetivo. Porém, no Brasil, ... -
Formação de Professores em um Curso On-line sobre Drogas: Contribuições da Redução de Danos e da Aprendizagem Colaborativa
| Data do documento: 2021Considerando as dificuldades dos professores para realizar ações educati vas sobre drogas, foi construída e implementada uma formação on-line de 30h sobre educação, drogas e saúde nas escolas, centrada na perspectiva ... -
A implantação da Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (PG-EBS) na Fundação Oswaldo Cruz: experiências, lições e desafios1
| Data do documento: 2006Este artigo relata a experiência de implantação dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, credenciados em setembro de 2003 pela Coordenação de Aperfeiçoamento ... -
Núcleo em ensino, cultura, espiritualidade e saúde: desafios, interfaces, perspectivas
| Data do documento: 2022Esta obra pretende oferecer ao leitor algumas das conexões e interfaces possíveis no ensino para romper com um modelo tradicional, reforçando a necessidade de se priorizar os desafios da educação do presente século. ... -
Palestra com o professor Pedro Demo: semana pedagógica
| Data do documento: 2020Palestra ministrada pelo professor Pedro Demo, filosofo, doutor em Sociologia e professor aposentado da Universidade de Brasília. O tema da palestra foi: “Desafios da Educação no Contexto Atual” como parte das atividades ... -
O potencial de Fóruns de discussão em Comunidades Virtuais de Aprendizagem como ferramenta de colaboração entre licenciandos e professores de Biologia
| Data do documento: 2016A internet esta cada vez mais presentes nos processos educacionais e o número de pessoas que buscam no ensino a distância (EaD) como forma de obter uma graduação tem crescido no Brasil. Por isso a necessidade de se compreender ... -
Prevenção ao uso de drogas no espaço escolar: possibilidades para a formação de professores da educação básica pela perspectiva contra-hegemônica
| Data do documento: 2022A tese discute a prevenção ao uso de drogas que pode ser realizada no espaço escolar mediante um estudo realizado com docentes da Rede Municipal de Educação de Cariacica, município do estado do Espírito Santo. Ante a ... -
Tecnologias educacionais para o ensino de biociências e saúde: fundamentos e experiências
| Data do documento: 2023O livro Tecnologias educacionais para o ensino de Biociências e Saúde – fundamentos e experiências reúne relatos de diversos autores sobre um dos temas mais importantes da atualidade: o modo como as novas tecnologias ... -
Teoria da tecnologia e ensino de Ciências : perspectivas para a formação de professores de Ciências
| Data do documento: 2022A Pandemia de COVID-19 trouxe para o centro da pauta das discussões a utilização da Tecnologia da Informação e Comunicação no ensino e na aprendizagem. Neste contexto, reacende-se as discussões sobre a utilização deste ... -
Training and Pedagogical Involvement Among Higher Education Professors in Health: An Analysis of Medical Courses
| Data do documento: 2020